Da sua origem, sabe-se que é proveniente das famílias menos abastadas, as quais aproveitavam a conjugação dos vários ingredientes com sobras de outras refeições e dessa forma conficionavam um prato bem encorpado, fonte de muita energia, principalmente para aqueles que trabalhavam arduamente no campo.
Hoje, considerado um dos pratos mais portugueses de Portugal, é apreciado por todos, há até quem se desloque a determinada zona do país para aprecia-lo, devido ao epíteto de especialidade da casa que detém em diversos restaurantes
Cozido á moda Portuguesa
Na minha opinião, este e um dos mais ricos, saborosos e saudáveis pratos. Este e um prato para reunir toda a família.O cozido precisa de mais de um dia para ficar pronto, pois tem que deixar de molho as carnes.E um dos meus pratos predileto. Era também um dos preferidos do meu pai, é não podia deixar de dividir com vocês esta receita maravilhosa.
A receita, que leva lombo defumado, bacon, uma carne de segunda – carne de peito,paleta ou acém - carne de seca, costela,língua,paio,linguiça portuguesa, é “como uma dança” “Cada carne é separada e cozida no seu tempo, e no caldo bem saboroso que vai se formando e onde vai ser cozido os legumes, só depois das carnes cozidas que vão começar a entrar os legumes. Eles também têm uma ordem certa para entrar. O lema é paciência!
Cozido á moda Portuguesa
COZIDO
INGREDIENTES
1,5 kg de patinho (ou peito)
6 paio
1 lingua
2 rabos
1 kg de batata doce
4 kg de batata inglesa
1 molhos de couve
1 brócolis
200g de vagem
1 a 2 de mandioca(ou aipim)
1 kg de costela salgada ou defumada
500 g de lombo salgado
600g de carne seca
4 de cenoura
1 lingüiça portuguesa defumada
2 lingüiças calabresas defumada
2 Paio
1 nabos
1 repolho grande
1 pedaço grande de abóbora
2 de inhame
3 cebola grande
3 dentes de alho amassado
300g de quiabo
4 bananas da terra
4 espigas de milho
4 gilo cortado até a metade em cruz
4 maxixe raspado e dado um talho em cruz
4 mandioquinhas
1 alho poró
2 chuchu grande
1 abobrinha
1 beringela
5 tomates maduros
salsinha e cebolinha á gosto
Farinha de mandioca crua
500g bacon
2 pimentas dedo de moça picado
Modo de fazer:
Lave os legumes e os grandes corte ao meio e reserve.Dessalgue as carnes de um dia para outro, em uma panela de pressão, coloque 3 colheres de sopa de azeite, a cebola picada e os dentes de alho amassado deixe refogar.Em seguida, coloque 6 copos de água e coloque a carne seca,rabo e a carne fresca para cozinhar, essas carne deve estar cortadas em cubos grandes.Deixe cozinhar na panela de pressão até amolecer.Retire as carnes da panela e reserve, se necessário acrescente mais água e coloque as costelas,lingua com as linguiças e o paio para cozinhar junto com o bacon, Quando todas as carnes estiverem macias reserve. Em um caldeirão grande coloque os tomates picados,o alho poro cortado grande e o azeite, e vá colocando obedecendo a sequência por ordem de cozimento dos legumes. Coloque no mesmo tempo das batatas, milho e cenouras,e por cima coloque o caldo do cozimento das carnes.Conforme os legumes vão cozinhando vá retirando e reservando. Coloque o chuchu junto com as bananas para cozinhar, por ultimo coloque as aboboras, couve e o repolho cortado ao meio e tempere com salsinha e cebolinha. Quando tudo estiver cozido separe o caldo para o Pirão
Pirão
Modo de fazer
Coe o caldo que ficou na panela e prepare o Pirão.
Depois de coado o caldo que sobrou na panela, coloque em fogo brando, junte à pimenta de dedo de moça e a farinha de mandioca crua, até obter a consistencia de pirão mole.Coloque salsinha picada mexa e sirva em uma vasilha separada.
Dica de como Servir:Coloque em travessa grande e separe as carnes e os legumes todos separados por tipo:
Serve umas 20 pessoas
Veja foto abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário