Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sardela e Alichela



Sexta feira e dia de se reunir com os amigos, para jogar conversa fora!
Que tal chamar todos para sua casa!e servir essas  duas receitas maravilhosa de antepastos para acompanhar aquela cervejinha, e mostrar seus dotes culinários.





SARDELA

Ingredientes:

3 pimentões vermelhos
1 cebola
2 dentes de alho amassados
5 colheres de sopa de azeite
50g file de anchovas lavadas para tirar o sal
2 colheres de sopa de orégano
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer

Bata os pimentões e a cebola no liquidificador,em uma panela refogue o alho com azeite  e coloque a mistura do liquidificador cozinhe até apurar bem, desligue o fogo coloque os filés de anchovas amassados e o orégano, mexa, deixe esfriar e leve a geladeira. Para conservar melhor, coloque um fio de azeite por cima.

Alichela

  • 1 maço de salsinha (sem os talos)
  • 4 filés de anchovas em conserva 5 dentes de alho picados e amassados
  • 2 pimenta dedo de moça
  • 1 colher de óleo de  soja
  • 60 ml de azeite
1. Lave a salsinha,  e espere que seque. Só então corte-a finamente. Reserve.
2. Retire a casca dos dentes de alho, e o filamento que fica no interior de cada um. Corte em brunoise (cubinhos minúsculos).
3. Em uma frigideira, coloque o óleo e o alho, cozinhe em fogo médio por cerca de 2 minutos, apenas para que alho solte parte dos aromas, e torne se mais macio. Não deve dourar. Resfrie.
4. Em um pilão ou recipiente “robusto” (visto que os ingredientes impregnarão odor) soque o alho com os filés de anchovas lavada para tirar o excesso de sal, a pimenta e 1/3 da salsinha, até obter uma pasta.
5. Junte o restante da salsinha, soque um pouco mais, de forma amalgamar bem  os ingredientes. Junte o azeite e ajuste o sal, se for necessário.

PODE BATER TAMBÉM NO PROCESSADOR

2 comentários: