Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de julho de 2014

Polvo como cozinhar

Se eu soubesse que ia gostar tanto de frutos-do-mar/mariscos assim que começasse a comer, tinha começado mais cedo! Além de muito gostosos, os frutos-do-mar são muito saudáveis, dependendo do preparo. Aliás, estudos comprovam que a dieta mediterrânica, rica em frutos-do-mar e outros alimentos como o azeite, os cereais integrais e frutas e legumes sazonais, é uma das mais saudáveis do mundo.Por isso abaixo ensino como cozinhar o polvo. Ele fica excelente no preparo de Risotos, Paella, salada, vinagretes com batatas, etc...


Polvo como cozinhar

Para quem quer saber como cozinhar o Polvo, aqui vai uma forma simples e eficaz:

Ingredientes:

1 polvo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro

Modo de fazer:
Lave o polvo sob água corrente com jato de água bem forte, dando bastante atenção às ventosas, onde a areia pode ficar escondida, tire a cabeça e jogue fora. Aperte cada ventosa sob a água, deixando-a escorrer para limpar.
Coloque o polvo numa panela de pressão sem água, somente o polvo a cebola picada, dente de alho picado, a folha de louro e nada mais: Leve ao fogo a panela fechada e quando pegar pressão conte 20 minutos e deligue a panela, deixe a panela sair todo o ar e o polvo já vai estar macio.
Depois de cozido,passe a mão, retirando a pele. Se o polvo estiver bem cozido, ela se soltará facilmente. eu tiro as  ventosas, mas se não quiser não precisa. Na verdade, não há necessidade de tirar a pele dos tentáculos, dependendo do prato que pretende fazer, apenas a da cabeça.

Dica: A água que o polvo solta  é perfeita para risotos.NÃO COZINHE O POLVO COM SAL, POIS ELE PODE ENDURECER

Vinagrete de Polvo

Ingredientes
  • 1 polvo médio só os tentáculos cortados em cubo
  • 2 tomates deboras picados
  • 1 cebola roxa pequena  picada
  • 1 pimentão  vermelho picado em pedaços bem pequenos
  • opcional 1/2 pimentão verde
  • 4 colheres de  sopa azeite extra virgem
  • suco de 1/2 limão (eu usei siciliano)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha e cebolinha picadas bem miudinhas
Modo de fazer:

Corte todos os  ingredientes e misture em uma travessa, coloque o polvo já cortado em cubos e os temperos e deixe marinar por uma hora na geladeira antes de servir.

Dica: sirva com pão ou de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário