Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2013

Queijo Fresco


 
Essa é uma daquelas receita que já fiz muito, inclusive com leite fresquinho tirado da vaca na hora. Logico, que assim ficou muito melhor, mais com leite B também fica muito bom.Na época tinha um sítio então era tudo muito facíl.
 
Como fazer um bom queijo fresco
Queijo Fresco
 
 

Ingredientes

  • 5 litro(s) de leite B
  • 1 colher de sopa de coalho liquido (estrella)
  • 2 colher de chá de sal
  • 1/2 copo de agua para dissolver o coalho
  • forma de queijo fresco
 
 
Modo de Fazer: 
 
 
Como coagular:
Em geral a coagulação deve ficar pronta em uma hora.( não deixar ferver )
Aquecer 5 litros de leite a temperatura de 35ºg. (Usa-se o termômetro comum,leite tem que estar morno)
Retire do fogo assim que atingir a temperatura de 35º, dissolver em 1/4 copo de água 1 colher de sopa de coalho e 2 colheres de chá de sal, junte ao leite, misture muito bem. Tampar a Vasilha e não mexer mais por 1 hora. O coalho está no ponto quando espetado por uma faca inox esta sair limpa.
Retirada do soro:  Com uma faca de inox, fazer um xadrez no coalho. (Cortar em forma vertical e horizontal)Deixando-a em pedacinhos de mais ou menos 2cm.  Cortado o coalho, agitar bem a massa cortada, com uma colher de madeira, suavemente. Esperar mais ou menos 40 minutos para a separação do soro.
Passar a massa resultante dessa separação para uma peneira e assim escorrer o excesso de soro.
Passe para a forma própria para queijo e vire algumas vezes para secar.(esse processo tem que ser feito sempre em cima de uma tabua.Deixe o soro escorrer por uma hora e vire a massa  e deixe escorrer o soro novamente por mais duas horas. Coloque o queijo enformado em geladeira e deixe por mais 16 horas. Após este período o queijo já pode ser desenformado para consumo. Use luvas para manusear a massa.
 
Dica:
Se não tiver forma própria para queijo, pode usar uma peneira grande. ( vai ficar com formato de cuia, mas fica bom também)
O coalho você pode achar em supermercados.Eu indico o Estrella, mas pode ser qualquer marca, inclusive a top term, vende também.

 
COALHO LíQUIDO 200MLEste e o Coalho Estrella

Nenhum comentário:

Postar um comentário