Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Frango Nobre



Frango Nobre

Durante a novela de Gilberto Braga, ouve uma campanha da  Nestlé que promovia  o caldo da Galinha Azul e chamaram a atenção do público. A maioria lembra apenas do “bolão da Odete Roitman”, onde quem acertava o autor dos três tiros na vilã (a Leila de Cássia Kiss, rá!) faturava prêmios.
A outra foi um concurso nacional de receitas, que acontecia paralelamente à trama. O vencedor entre os populares atribuiria sua criação à Raquel Acioli, que venceria a competição também na novela graças a iguaria, tornando-a ainda mais poderosa. O prato campeão foi batizada de Frango Nobre, cuja receita se espalhou em panfletos nos grandes supermercados – e certamente proliferou nas mesas brasileiras durante o segundo semestre de 1988.Fazia muito tempo que não fazia, por isso só agora coloquei essa receita no blog. Fiz novamente e foi unanime,  todos gostaram.
Na receita original usa o Frango inteiro, eu também fazia com o frango inteiro, mas resolvi inovar e coloquei só sobre coxa sem pele e sem osso usei a mesma quantidade de sobre coxa, ficou muito melhor. Mas coloco a receita com o frango inteiro. 
Ingredientes
  • frango grande (aproximadamente 1.600 g) limpo e cortado pelas juntas ( lembre se pode usar só a sobre coxa ou a coxa com sobre coxa 
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • cebolas cortadas em pedaços (200 g)
  • 1 xícara (chá) de conhaque
  • 3 tabletes de caldo de galinha
  • 3 xícaras de água morna
  • 2 xícaras e meia (chá) de champignons fresco fatiado (200 g)
  • 1 lata de creme de leite
  • gema
  • meia colher (sopa) de suco de limão


Modo de Fazer

Passe levemente os pedaços de frango pela farinha, batendo com as mãos para tirar o excesso. Em uma panela grande, aqueça metade da manteiga junto com o azeite. Frite os pedaços de frango, em fogo forte, junte as cebolas, virando-os de vez em quando para que dourem por igual (aproximadamente 10 minutos). Tampe a panela e abafe por cerca de 5 minutos. Acrescente o conhaque e incline ligeiramente a panela, para que flambe. Quando a chama apagar, despeje três xícaras (chá) de água fervente e o Caldo  de Galinha e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada até que os pedaços de frango estejam macios e o caldo tenha se reduzido à metade (após cerca de 30 minutos). Passe os pedaços de frango para uma travessa, mantendo-a aquecida. Coe o caldo e reserve. Aqueça a manteiga restante e refogue rapidamente os champignons em fogo forte. Acrescente o caldo coado e deixe retomar a fervura. Enquanto isso, bata ligeiramente o Creme de Leite , a gema e o suco de limão, até ficar uniforme. Junte esse creme ao caldo quente, apague o fogo e despeje-o sobre os pedaços de frango. Sirva em seguida.

2 comentários:

  1. Amei a receita. Ficou maravilhoso!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Essa última foto é de minha autoria e foi publicada no meu blog. Que feio usar ela como se fosse sua.

    ResponderExcluir