Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

Tipos de Arroz

Existem vários tipos de arroz no mercado. Cada um com um percentual de nutrientes diferente e alguns, com objetivos culinários diferentes. Vamos falar dos principais aqui...

Mas antes quero deixar uma dica para preparar o arroz, e ficar soltinho.


  • Arroz agulhinha 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água
  • Arroz Parboilizado 1 xícara de arroz para 2 1/2 xícaras de água
  • Arroz Integral 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água
  • Arroz Preto 1 xícara de arroz para 2 1/2 de água




Arroz Agulhinha (ou polido)


 Esse é o arroz mais comum, também chamado de arroz branco ou tradicional. Como tem sua casca retirada durante o processo de fabricação (por isso o nome de polido) não é o tipo de arroz mais nutritivo. O seu ponto forte é ser o mais barato, mais fácil de encontrar e o que tem maior funcionalidade, podendo ser usado para fazer várias receitas diferentes.

Arroz Integral


Ao contrário do agulhinha, o arroz integral não passa pelo processo normal de industrialização para esse cereal, sendo que a camada externa do grão é mantida, conservando grande parte das suas propriedades (fibras, vitaminas A, B1, B2, B6 e B2 e vários minerais). Esse arroz é mais caro que o arroz agulhinha e exige mais cuidado no preparo. Ele demora mais para ficar pronto e precisa de uma quantidade maior de água para ficar em uma consistência boa.

Arroz Parboilizado


Esse arroz, antes de entrar na cadeia de tratamento do cereal, recebe um tratamento hidrotérmico (água fervente) quando ainda está com casca, o que faz com que parte dos nutrientes contidos na mesma passe para o interior do grão, aumentando o valor nutritivo do mesmo. Esse tipo de arroz junta características dos dois anteriores, pois possui mais nutrientes advindos da casca, mas não possui a mesma, presente no arroz integral. Ele pode ser preparado da mesma forma que o agulhinha. Seu preço é o maior dos três, em vista do tratamento adicional feito no grão.


Arroz Bomba (Paella)


Arroz utilizado principalmente na Espanha para o preparo da famosa paella. Foi introduzido neste país pelos mouros no século VIII. Seus grãos são redondos que absorvem muito bem o sabor de caldos e temperos. O mais conhecido é o Arroz Bomba de Calasparra (DOP- Denominação de Origem Protegida). Conserva muito bem a forma e a textura depois de cozido, sendo muito rico em amido.

Arroz Selvagem


 Este tipo de grão que é comercializado por aqui, na verdade não é um arroz propriamente dito, e sim uma gramínea. Isso mesmo!!! Seus formato e aparência  pouco lembra um arroz, porém sua cocção é semelhante ao modo de preparo do arroz tradicional. Sua cor é marrom-escura, seu sabor é forte e lembra o aroma de castanhas. Ele pode ser servido sozinho, ou misturado ao arroz branco, porém é preciso cozinhá-los separadamente. Ideal para acompanhar um bom salmão grelhado; e no preparo de saladas. Sua origem vem da região dos grandes lagos no Canadá, divisa com os Estados Unidos.

Arroz Tailandês 


Arroz de grão longo, fino, branquinho e muito aromático. Seu cultivo é realizado principalmente na Tailândia, sua terra de origem, sendo por isso muito utilizado na culinária do Sudeste Asiático. Este arroz acompanha perfeitamente pratos muito condimentados, dando muito equilíbrio as preparações.


Arroz Japonês


Usado exclusivamente na cozinha japonesa, para inúmeros preparos, este arroz apresenta grãos curtos. Sua consistência é pegajosa, ligada, por isso ele é tão fácil de comer com hashis, que são os pauzinhos utilizados para comer pelos asiáticos.

Arroz Italiano ( Arbóreo, Carnaroli e o Vialone)


Arroz italiano ou arroz para risoto, este arroz apresenta grãos curtos, e são riquíssimos em amido. Existem vários tipos deles, e aqui no Brasil dispomos de três variedades mais importantes para se fazer um bom risoto, que são: o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano. Depois de cozido este arroz apresenta como principal característica a aparência de estar grudento, cremoso, devido a esse amido todo que é solto durante a cocção, fazendo com ele uma seus grãos após o preparo. Por isso este arroz não deve ser lavado antes de preparado.Abaixo falo um pouco dos três tipos mais conhecido no Brasil
Arbóreo

 - Dentre os arrozes para Risotto esse tem menos amido, sua absorção de liquido é reduzido, exigindo menos caldo na hora de se preparar o risoto.
Carnaroli

- Dentre os arrozes para Risotto, e o com maior quantidade de amido e capacidade de absorção do broto, conseguindo se manter bem firme e cremoso.
Vialone

- Grão médio e arredondado, é bastante usado em Risotto e minestra, um prato com mais caldo que o Risotto e mais consistente que uma sopa


Arroz Basmati

 Este arroz de grão longo e delgado procedente dos pés do Himalaia,conhecido também como o Príncipe dos Arrozes é muito perfumado. e depois de cosido fica bem soltinho. A cozinha que mais representa seu uso é a indiana, que o incrementa com especiarias como o cardamomo e folhas de louro louro. Combina com legumes carnes e pescados.

Arroz Preto


Chamado também de arroz Imperador, pois era destinado ao governante máximo da china. De grão curto e meio arredondado,possui textura macia, sabor e aroma acastanhados e coloração escura.



Arroz Vermelho



Também chamado de arroz de Camargue, por ser cultivado nessa região francesa do Delta do Ródano. Avermelhado de textura parecida com o arroz integral, e grãos ovais, seu  sabor amendoado e bem aproveitado na culinária provençal em pilafs e saladas


Arroz Moti


Tem grão gordo e a cor bem branco,muito usado para fazer uma massa de bolinhos, A sova do moti para o preparo de pratos, faz parte das comemorações de fim de ano no japão.


Arroz Venere ( ou arroz negro )


Um hibrido entre o arroz negro chines e variedades do vale do pó, Grão curto, integral, demanda mais água e tempo de cocção do que outros arrozes brancos. De cor escura, purpura, e bem aromático e amendoado, sugerido em preparo de saladas e guarnição de carnes e pescados.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria. Excelente arquivo claro, objetivo e muito interessante!

    ResponderExcluir