Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Harmonize Carnes e Vinhos

Harmonize Carnes e Vinhos

Há regras bem específicas para se harmonizar os sabores de um prato e de um vinho. Mas o fundamental é sempre buscar o equilíbrio entre ambos: o prato e o vinho devem se completar e não se sobrepor. Em geral, os pratos com sabores e molhos mais pronunciados pedem vinhos tintos, já os alimentos mais leves combinam com vinho branco.
Para harmonizar o vinho e a carne, é preciso levar em consideração o modo de preparo.
As temperadas apenas com sal grosso demandam vinhos tintos de médio e bom corpo.
Obs.: Deve-se tomar cuidado com a incompatibilidade entre o tanino* do vinho e o sal. Se certifique que o excesso de sal tenha sido retirado da carne antes de consumi-la para saborear melhor tanto a carne quanto o vinho.
*Substância extraída da casca das uvas deixando a boca adstringente.


Para se ter um bom equilibrio entre vinhos e pratos com carne, é fundamental observar se os sabores se completam.Confira alguma dicas:

As carnes vermelhas são recomendadas com vinho tinto, mas temos que ter cuidado! No Brasil faz muito calor e este tinto deve ser leve, o tinto encorpado dificultará muito a digestão. Os vinhos mais encorpados devem ser degustados em dias de temperaturas mais amenas e frias.

Fraldinha, Maminha, Filé mignon e qualquer outra carne vermelha que seja grelhada e temperada apenas com sal combinam com vinhos tintos das Uvas Merlot, Carmenère ou Malbec.No Brasil produzimos bons Merlots, pois são leves e frescos, ideal para as carnes. Os Chilenos são especialistas em produzir Carmenère. Um vinho de expressão única, com aromas Herbáceos e de boa acides, vão bem com carnes com mais gorduras. A Malbec, expressão maior da vinicultura Argentina, sem dúvida sempre terá lugar na harmonização de pratos com carnes, uva que produz um vinho de textura macia e encorpada.

As carnes de porco, cupim ou picanha pedem um vinho tinto jovem. O Cabernet Souvignon de corpo  médio é uma boa opção e, de quebra, facilita a digestão. E até mesmo para a carne de porco, um vinho feito com a uva Riesling

Os pratos com frango costumam ter um sabor mais neutro. Neste caso, prefira os vinhos elaborados com a uva Pinot Noir da Borgonha , se tiver um tempero mais apurado, um Barbera Italiano.

Carnes como carré devem ser harmonizadas com vinhos mais complexos e envelhecidos. Experimente um Tannat ou Syrah.Vinhos com estrutura e paladares únicos que irão se completar muito bem.

Os frutos do mar casam bem com um Sauvignon Blanc leve e de boa acidez. 
Peixes como o robalo e salmão ficarão melhores se acompanhados de um vinho de corpo médio, como a uva   Chardonnay. No caso do salmão podemos até combinar com um tinto bem jovem ou rosado com boa acidez.

Dica: O mais importante de tudo, é que o melhor vinho do mundo é o vinho que você gosta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário