Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2014

Cortes de Cebola

Curiosidade

Resolvi publicar, mais como conhecimento.


Cortes de Cebola




Há muitas formas de usar cebolas em uma receita. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como realizar os cortes de cebola, que podem ser utilizadas para cortes de quaisquer legumes e “traduzir” em imagens os seus nomes, que por vezes aparecem em receitas e não sabemos exatamente ao que se referem.

É importante, quando utilizamos qualquer ingrediente, não apenas a cebola, mantermos cortes uniformes dos alimentos. O corte determina o tempo de exposição daquele alimento ao calor, e se for uniforme, vai permitir que o calor, ou a cocção, seja feita igualmente, garantindo que todos os “bocados” daquele prato sejam idênticos. Em outras palavras, você não vai correr o risco de consumir um pedaço – ou bocado – de um ingrediente cozido demais e o outro quase cru, por terem tido tamanhos diferentes de corte – e tempos diferentes de cocção.

Tipos de corte de cebola
Independentemente do corte utilizado, a cebola é um ingrediente importante para o preparo de muitos pratos, por seu caráter aromático. Se você não gosta de cebolas, não deixe de usá-las, ainda que elas sejam retiradas no final. Você vai perceber que ela faz uma grande diferença de sabor!

Agora, tem aquele problema: as lágrimas que caem quando a gente corta cebola... Você sabia que o “efeito lacrimador” da cebola nada mais é que a defesa própria do legume, que libera uma explosão de compostos químicos ao ter suas moléculas danificadas?

Para evitar essa explosão, mergulhe as cebolas em água com gelo por 30-60 minutos. Esse tratamento diminui radicalmente a atividade da enzima responsável por deflagrar a bomba e retira de todas as moléculas voláteis a energia de que precisam para se lançarem ao ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário