Pesquisar este blog

domingo, 27 de outubro de 2013

Homus


Homus (em árabe حُمُّص, hommos) é um prato da culinária árabe feito com pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim), normalmente temperado com suco de limão, cominho, alho, azeite e paprica
Em árabe "homus" significa grão-de-bico, sendo melhor chamada homus tahine (grão-de-bico com tahine) ou musabbaha.
O homus é feito em diversas formas locais pelo mundo árabe. A sua origem é atribuída a Saladino. Segundo a tradição, a receita secreta do sultão permaneceria guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje, embora existam diversas "imitações".
No homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado. Para grãos-de-bico secos deve-se, preferencialmente, deixá-los de molho em água por uma noite, e então fervê-los por uma hora ou mais (também é possível cozinhá-los em panela de pressão sem deixá-los previamente de molho). Bate-se então o grão-de-bico cozido em um processador ou liquidificador, juntamente com tahine, azeite e suco de limão. Um pouco da água em que os grãos-de-bico foram fervidos pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada. Alho, sal, cominho e pimenta siria também podem ser adicionados. Para uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O homus é um alimento bastante nutritivo, contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro.

Homus
Adoro receitas árabes.Uma de minhas receitas preferidas é o homus, a tradicional pasta de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim) e mais outros ingredientes. O humus comumente saboreado pelos árabes com pão sírio e muito, muito azeite extra virgem, preferentemente.

Ingredientes:

1 caixa de  de grão de bico ou  (250 g de grão de bico seco)
2 colheres de sopa de tahine Istambul(pasta de gergelim)Foto no final da receita
4 colheres de sopa de limão
2 dende de alho amassados
1 colher de sobremesa de sal de sal
azeite a gosto
1 colher de café de pimenta siria
Cebolinha e hortelã para decorar a gosto
Pão sírio para servir


Modo de fazer:

Se usar o grão de bico seco:deixe o grão-de-bico de molho por, aproximadamente, 8 horas.
Depois, cozinhe- por 15 minutos em água fervente (ou deixe de molho por apenas uma hora e depois cozinhe na pressão por 40 minutos).
Bata o grão-de-bico no liquidificador ou processador, com o suco dos limões, o alho e parte da água de cozimento até adquirir consistência cremosa.
Acrescente sal e tahine e bata mais um pouco.

Se usar o grão de bico caixa ou lata
Bata no processador ou no liquidificador o grão-de-bico, o suco de limão, o sal, o tahine e um pouco da água da conserva do grão de bico,até formar uma pasta homogênea.
Sirva em uma prato. Decore com cebolinha, folhas de hortelã e azeite

Dica:

Como servir o homus à moda árabe


Coloque o homus em uma tigela, regue com azeite e coloque uma folha grande de hortelã no centro, enfeite com cebolas em volta ou cebolinhas
Arrume em outra vasilha, pães árabes (pão sírio). Deixe à disposição à mesa, azeite e pimenta síria para quem desejar.





a marca de tahine Istambul é a mais conhecida e facilmente encontrada em qualquer supermercado, mas você pode usar outra marca de pasta de gergelim que preferir, embora eu nunca tenha experimentado outra marca.sirva com pão sirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário