Pesquisar este blog

domingo, 27 de outubro de 2013

Babaganuche

O Babaganuche e um prato Árabe (Babaganoush ou Babaghanoush), uma pasta de berinjela e tahine (pasta de gergelim encontrada em lojas de produtos árabes e em alguns supermercados), é um delicioso prato típico do Oriente Médio. Pode ser preparado no forno, mas, se feito diretamente no fogo (como sugiro nesta receita), fica com um sabor defumado muito mais gostoso.
O preparo não é difícil, mas um pouquinho trabalhoso e faz uma certa sujeira controlável para defumar as berinjelas... Mas vale cada minuto de trabalho! 



Babaganuche

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
3 colheres de sopa de tahine Istambul (se as berinjelas forem muito grandes,  3 colheres)
4 colheres de sopa de  limão 
1 colher de sobremesa de sal 

2 dentes de alho amassado
4 colheres de sopa de limão
azeite a gosto
cebolinha para decorar
pão sírio para acompanhar

Modo de Fazer a Berinjela:

Coloque no forno a berinjela inteira, e vai virando de tempo em tempo, até ela queimar a casca toda e o interior ficar bem mole, ou Coloque as berinjelas com casca sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada). Deixe esfriar. Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido.


Modo de Fazer o Babaganuche:

Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido,No liquidificador ou processador acrescente as berinjelas o Tahine, o limão, o sal, o alho,  bata até ficar uma pasta.Coloque em um prato ou travessa, regue com azeite e coloque as cebolinha ou fatias grossas de cebola. leve a geladeira de um dia para o outro e sirva com pão sírio. 


Otimo para ser consumido em dias refrescantes acompanhado de uma cervejinha bem gelada ou qualquer outra bebida que seja de gosto de quem vai apreciar esse tão gostoso patê. (servido com pão pita) Pão sírio




a marca de tahine Istambul é a mais conhecida e facilmente encontrada em qualquer supermercado, mas você pode usar outra marca de pasta de gergelim que preferir, embora eu nunca tenha experimentado outra marca.sirva com pão sirio


Dica:Este prato tem ótima durabilidade na geladeira e, assim como o Homus, pode acompanhar as refeições ou ser servido como entrada com pão sírio, por exemplo; de qualquer modo é delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário