Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Bolo de limão com Iogurte (Bolo verde)

Bolo de limão com Iogurte ( BOLO VERDE)

Ingredientes

4 ovos
1 copo americano de óleo (não muito cheio)
1 copo americano de iogurte natural
1 caixinha de gelatina de limão
1 mistura de massa pronta de bolo de limão

cobertura

1/2 lata de leite condensado
1 limão espremido 

Modo de fazer:

Bata no liquidificador os ovos, o iogurte, o óleo, a gelatina, bata bem, depois passa para uma vasilha e acrescente a massa de bolo, misture tudo e coloque em uma assadeira de 22 cm de diâmetro untando com margarina e farinha de trigo, leve para assar por cerca de 30 min em forno pre aquecido a 180º. 

Modo de Fazer cobertura

Misture todos os ingredientes e leve por 40 min na geladeira. e depois do bolo assado coloque por cima. 



Gengibre em conserva -GARI -



O gengibre em conserva, chamado de “gari”, acompanha os pratos de sushi para limpar o paladar entre um peixe e outro, além de estimular a digestão.
O preparo é muito simples.


Gengibre em conserva - GARI

INGREDIENTES

  • 3 de gengibre descascado
  • 1 xícaras (chá) de vinagre de arroz (ou vinagre branco comum)
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colheres (sopa rasa) de sal
  • MODO DE PREPAROPasse no mandolin (ou corte com auxilio de uma faca) o gengibre em fatias finas.Coloque-o numa panela com água e cozinhe-o até que a água ferva. Escorra o gengibre e deixe esfriar.Numa outra panela coloque vinagre de arroz (ou vinagre branco comum), sal e açúcar. Leve ao fogo até ferver.Desligue o fogo e deixe esfriar.Misture o gengibre com o vinagre fervido e transfira para um recipiente limpo e seco. LEMBRETE: o gengibre deve ficar imerso nessa caldaTampe o recipiente e deixe o gengibre curtindo em temperatura ambiente por uns 2 dias.Depois, conserve-o em geladeira, guardado em vidro esterilizado, por até 6 meses.
Curiosidade
Não estranhe: o gengibre em conserva tem uma leve cor rosada. A raiz ganha esse tom logo na hora do preparo, quando a conserva entra em contato com o alimento. Alguns restaurantes optam ainda por adicionar ainda um corante que deixa mais colorido.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Picadinho de file mignon com Champignon e ervilhas frescas



Picadinho de file mignon com  Champignon e ervilhas frescas

Ingredientes

600 g de filhe mignon cortado em cubos e temperado com sal e pimenta do reino
150 g de champignon cortado em laminas
100 g de ervilhas frescas
1 cebola roxa picada
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picadas
1 colher de cafe de oregano
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer

Em uma frigideira quente coloque um pouco da manteiga e aos poucos vá dourando a carne, Depois de toda a carne dourando retire da frigideira e reserve.Na mesma frigideira acrescente o restante da manteiga refogue as cebolas em seguida coloque o champignon o oregano e por último as ervilha deixe refogar até que as ervilhas fiquem macia. Depois de feito isso volte a carne para a panela misture com os champignon e as ervilhas experimente para vê se esta bom de sal, acrescente a pimenta dedo de moça e sirva.

Rocambole de doce de leite com ameixa


Rocambole de doce de leite com ameixa

Ingredientes

1 copo de 240 ml de açúcar
1 copo de 240 ml de farinha de trigo
1/2 copo de água morna
2 ovos 
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes recheio

50 g de ameixa seca sem caroço
1 lata de leite condensado

Modo de fazer a massa

Bata na batedeira os ovos em seguida coloque o açúcar e deixe bater bem, coloque a farinha de trigo aos poucos intercalando com a água morna bata até que esteja tudo bem misturado. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó.
Unte a forma com margarina e farinha de trigo e coloque a massa.
Assar em forno pré aquecido em 180º. mais ou menos 20 min.
Tire do forno e ainda quente desenforme sobre um pano de prato limpo e seco com açúcar cristal ou o refinado, coloque o recheio por cima da massa e enrole como rocambole com a ajuda do pano.
Depois de enrolado deixe esfriar com o pano em cima, depois de frio passa para uma travessa.

Modo de fazer o recheio

Em uma panela coloque 1 colher  de sobremesa de açúcar, 1 copo de água  e a ameixa, deixe cozinhar até que a ameixa fique macia e você consiga picar 
Leve a lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão com água por mais ou menos 40min. após este tempo desligue a panela de pressão e espere esfriar a lata antes de abrir.
Depois de fria abra a lata e misture a ameixa picada e já cozida no leite condensado, reserve até a massa do rocambole assar.

Dica assar em forma retangular de 28x40 

mungunzá (canjica)

Conhecido como mungunzá no nordeste e canjica no sudeste, este é um doce de milho branco ou amarelo que faz as delícias de todos, sobretudo nas Festas Juninas! Seu preparo é simples e econômico, uma típica iguaria do tempo de nossas avós! vim de uma familia baiana onde em casa sempre minha avó preparava. Aprenda preparar mungunzá tradicional e delicie-se!preparar mungunzá tradicional e delicie-se!



Mungunzá

INGREDIENTES:
  • 250 g de milho para canjica 
  • 1 lata de leite condensado
  • mesma medida (da lata) de leite
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 pedaço de pau de canela
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • canela em pó para polvilhar
  • 1/2 colher de café de sal



Modo de Preparo

MODO DE FAZER
De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo em panela de pressão com dois litros de água fria, metade dos cravos e da canela em pau, e deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozido, junte o LEITE condensado, o leite, os restantes dos cravos-da-índia e o outro pedaço de pau de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos. Acrescente o leite de coco, o sal mexa bem e retire do fogo. Coloque em uma tigela funda e sirva polvilhado com canela em pó.
Dica O Mungunzá fica uma delicia com pedacinhos de coco dentro



domingo, 3 de julho de 2016

Geleia de Pimenta dedo de moça


Geleia de Pimenta
Essa geléia realmente é muito gostosa, o que mais me surpreendeu é que ela consegue ser docinha e picante ao mesmo tempo, porém se você não se garante (como eu) aconselho a reduzir a quantidade de pimenta, para começar devagar e depois quem sabe você vai subindo de nível. Outra coisa bacana é fazer essa geléia para presentear os amigos, já que é bem barato de fazer e não da quase nada de trabalho


Ingredientes
  • 2 Pimentas Dedo de Moça
  • 200ml de Suco de Laranja
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar
  • 1 Maçã Grande Ralada s/ Casca
  • 1 Alho Inteiro
  • Sal a gosto
Modo de Fazer
  1. Comece o preparo cortando as pimentas dedo de moça ao meio e removendo as semente, pique em pequenos cubos e reserve.
  2. Em uma panela adicione 200ml de Suco de Laranja, 1 xícara de chá de açúcar, as 2 pimentas dedo de moça picada, 1 maçã grande ralada s/ casca, 1 alho inteiro e sal a gosto.
  3. Misture bem até diluir o açúcar, pare de misturar e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até ficar em ponto de geleia.
  4. Espere esfriar e sirva com carnes e torradas.
Dica:
MAÇÃ: Eu usei a maçã gala, porém você pode usar qual você tiver em casa.
PIMENTA: Se não achar a pimenta dedo de moça, pode substituir por outras, porém é bom tomar cuidado, pois a dedo de moça é considera a mais fraquinha.
LARANJA: Nessa receita usei a laranja pera, porém se quiser algo mais doce aconselho usar a Laranja Bahia.
CONSERVAÇÃO: Depois de pronta, guarde em um pote de vidro limpo com tampa e mantenha na geladeira por uns 15 dias no máximo.
FICOU MUITO PICANTE? Se depois dos 25 minutos sua geléia estiver muito picante, adicione mais suco de laranja e um pouco de água e açúcar para tentar amenizar o gosto ardido da pimenta.
Tempo de Preparo:  
Tempo de Cozimento:  
Tempo Total:  
Rendimento: 200g

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Tipos de Sal

 Ingrediente largamente utilizado, o sal, é muito importante para o nossa sobrevivência e está envolvido na regulação da quantidade de água do nosso organismo. Por isso, seu uso em quantidade excessiva, pode causar problemas de saúde. Vamos conhecer os tipos de sal mais usados no Brasil e seus benefícios para a saúde.

De acordo com a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição, os brasileiros consomem, em média, 15g de cloreto de sódio diariamente, sendo que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda um consumo máximo de 5g de sal – ou cloreto de sódio - por dia.
O sal é considerado um nutriente essencial já que conduz eletricidade e mantém nossas células, músculo e sistema nervoso funcionando.
Porém, o sal que normalmente consumimos (aquele branco e fininho), é processado de uma forma que o torna um produto industrial, retirando minerais através de tratamento com soda cáustica e com a adição, por exemplo, de hidróxido de alumínio. O consumo excessivo e prolongado deste tipo de sal pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, osteoporose, problemas intestinais, retenção de líquidos, entre outros.

Apesar de o sal de cozinha ser o tempero mais popular, existem diversos tipos de sal e com diferentes nutrientes benéficos para a saúde. Vamos conhecer um pouco de cada um:

O sal de cozinha

Ou “refinado” é o mais utilizado na culinária. Este tipo de sal é também chamado de iodado, já que a maioria dos fabricantes adicionam o iodo em sua composição, mineral importante para combater certas doenças. Apesar do iodo, este tipo de sal não apresenta outros minerais úteis ao organismo e possui altas quantidades de sódio. Cada grama de sal possui 400mg de sódio.

O sal líquido

Nada mais é do que o sal sem aditivos dissolvido em água mineral e utilizado em forma de spray. Com sabor suave, o sal líquido pode ser usado em todos os alimentos, sem alterar suas características. Cada 1ml de sal líquido possui 110mg de sódio.

O sal light

Foi criado para ser uma opção mais saudável que o sal comum. Este sal apresenta um reduzido teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Geralmente é indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo, pois o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. Seu sabor é mais suave, podendo ser considerado um pouco amargo por algumas pessoas. Cada grama de sal light possui 197mg de sódio.

O sal marinho

É raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação e, por não ser tão processado quanto o sal de mesa, preserva mais minerais. Dependendo da sua composição, pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de cores variadas. Além disso, no Brasil é o tipo de sal mais comum e barato. O problema que enfrentamos, no entanto, é sobre a qualidade do sal marinho devido à poluição dos mares e oceanos. Cada grama de sal marinho possui 420mg de sódio.

O sal do Himalaia (ou Sal rosa)

É encontrado aos “pés” do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave. É hoje considerado uma das opções mais saudáveis de sal. Cada grama de sal do Himalaia possui 230mg de sódio.

Sal defumado

É um sal marinho aromatizado colocado sobre o calor do fogo produzido por madeiras nobres como aquelas usadas em barris para envelhecer vinho. Cada grama deste sal possui 395mg de sódio.

O sal do Havaí

Possui coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. Cada grama do sal havaiano possui 390mg de sódio.

O sal negro

Também conhecido como Kala Namak, é um sal não refinado proveniente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição, ele tem um forte sabor sulfuroso, que lembra gema de ovo. Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Tem uma textura crocante e cor cinza rozada. Cada grama do sal negro possui 380mg de sódio.

Flor de sal

A flor de sal contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento. Cada grama de flor de sal possui 450mg de sódio.

O sal kosher

O nome kosher é, na verdade, uma certificação da cozinha judaica, que significa que a produção foi acompanhada por rabinos.

Sal de Guérande: 

também conhecido como Flor de sal, é extraído na cidade de Guérande, região da Bretanha, França. Sua produção é artesanal e é considerado o melhor do mundo, utilizado para apurar o sabor da comida, logo após sua preparação. A melhor utilização para este sal é no peixe. Sua coloração pode variar de acinzentada a rósea. É um sal gourmet conhecido como a versão mais delicada de sal capaz de realçar o sabor sem que o alimento perca sua característica original. Considerado o sal mais puro do mundo, é coletado na camada superior das salinas, antes que se depositem no fundo e formem o sal marinho. Possui em sua composição potássio, cobre, cálcio, zinco cloreto de sódio, magnésio, ferro e iodo. Cada grama possui 450mg de sódio, o que o torna contraindicado para hipertensos.

Outros tipos de Sal

Existem ainda outros tipos de sal que vale experimentar um dia: sal cela (semelhante ao sal rosa em propriedades, porém de cor branca); sal de bambu (encontrado na Coréia, é feito a partir de sal marinho e bambu, fazendo com que adquira um sabor notável e substâncias beneficas à saúde); sal de epsom (famoso nos EUA, na verdade não é sal, e sim sulfato de magnésio. Deve ser inferido com moderação, pois tem efeito laxante); gersal (mistura de sal com semente de gergelim tostadas e moídas. Além do sabor diferenciado conta com cálcio, magnésio e fitoesteronas).


Reduza a quantidade de sal, diminuindo o consumo de comidas industrializadas

É importante reduzir a quantidade de sal no dia a dia diminuindo a quantidade de comidas industrializadas que muitas vezes contêm sal em excesso em suas composições, seja para a conservação do alimento seja para dar mais sabor a estes. Na comida industrializada não podemos nunca saber a quantidade exata de sal utilizada.

Apesar de no começo a comida parecer 'sem gosto', dentro de duas ou três semanas, o paladar estará acostumado com a redução de sal nos alimentos. Para a transição, vale a pena utilizar outros tipos de tempero, como ervas, pimenta, vinagre e limão.

Naked Cake Red Velvet



Naked Cake Red Velvet


Massa
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou extrato de baunilha
- 2 ovos
- 1 iogurte natural (170g)
- 3 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto (ou vinagre de vinho branco)
- 2 colheres (chá) de corante gel alimentício vermelho
- ¼ xícara (chá) de cacau em pó (ou chocolate em pó 50%)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de fazer:
- Em uma vasilha coloque o óleo, o açúcar, a essência e os ovos e mexa por 1 minuto.
- Acrescente o iogurte, o vinagre, o corante e o cacau, e mexa por mais 1 minuto.
- Por fim coloque a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio, e mexa por mais 2 minutos.
- Unte bem o fundo e a lateral de uma assadeira de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo.
- Coloque quase 1 xícara (chá) de massa na assadeira e leve para assar em forno 170 graus por aproximadamente 15 minutos.
- Asse um disco de massa por vez.
- Você vai repetir este processo mais 4 vezes.
- A massa crua pode ficar esperando até assar a que está no forno.
- Ao final você terá assado 5 discos de massa.
- Para desenformar, passe a faca na lateral da assadeira.
- Para a massa não quebrar, coloque sua mão sobre a massa, vire a assadeira de ponta cabeça, e desenforme com cuidado.
- Após desenformar cada massa, coloque-a sobre papel alumínio ou papel filme.

Recheio de Cream Cheese
Ingredientes:
- 600g de cream cheese
- 300g de chocolate branco picado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou extrato de baunilha
- 400ml de chantilly (medir antes de bater)
Modo de fazer:
- Para o cream cheese ficar macio, passe-o na peneira apertando com uma colher. Reserve.
- Derreta o chocolate branco e acrescente sobre o cream cheese. Adicione a essência de baunilha e MEXA BEM DELICADAMENTE com uma colher.
- Em seguida bata o chantilly bem firme e acrescente na mistura anterior MEXENDO BEM DELICADAMENTE com uma colher.

Montagem
- Coloque um disco de massa sobre o prato
- Coloque 1 xícara e 1/2 (chá) de recheio e espalhe com uma colher
- Repita a operação até terminar os discos de massa
- Cubra o topo do bolo com uma fina camada de recheio
- Decore com frutas vermelhas de sua preferência e polvilhe açúcar de confeiteiro

Dica
- Decorei com morangos,se preferir faça menos camadas, sugiro fazer com pelo menos 3.