Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Batata Recheada com Bobo de camarão


Vi uma Receita parecida em um programa na GNT, da família real da Inglaterra, onde o Chef da família real preparava umas batatas recheadas com camarão e por cima colocava ovo Poche, e servia com vinagrete de abacate, Então resolvi fazer minha versão. Ficou um ótimo prato de entrada. Aqui em casa todos adoraram.

Batatas Recheadas com Bobo de Camarão

4 batatas grandes lavadas ( com ajuda de um garfo fure toda a batata )
750g de camarão cinza grande limpos e temperado com sal, pimenta do reino  e limão
3 tomates sem pele cortados em cubos
2 cebolas roxas cortadas em cubos
1/2 maço de coentro
50 ml de leite de coco
1 colher de sopa rasa de dendê
700g de mandioca cozida e batida no liquidificador
água se necessária para bater a mandioca ( pouca + ou - 1/2 copo de água )
1 colher de café rasa de sal
pimenta do reino à gosto
1 pimenta dedo de moça sem semente
2 colheres de sopa de azeite
1 pimentão vermelho
1 colher de sopa de manteiga
sal à gosto para temperar o purê que vai ser feito com o miolo das batatas assadas.

Modo De fazer as Batatas:

Leve ao microondas as batatas lavada e furadas, sobre um prato com papel toalha por 10 minutos em potencia alta. Após esse tempo tire as batatas e aperte elas de vagar mara verificar se estão macias, se não tiver coloque mais 2 minutos ou até você verificar que elas estão macias. Assim que estiverem boas, ainda quente corte as ao meio e com a ajuda de uma colher de café cave todo o centro delas,deixando as laterais. Vá colocando em uma vasilha, todo o miolo que tirar da batata, depois que todas estiverem cavadas reserve.
Com o miolo que separou acrescente uma colher de sopa de manteiga sal noz moscada e amasse bem até virar um purê, reserve.

Modo de fazer a Mandioca:

Retire o fio central da mandioca e, em seguida, cozinhe na água,( se quiser pode fazer um caldo com a casca de camarão e cozinhar a mandioca nesse caldo ou cozinhar com tabletes de caldo de camarão e água ) escorra   e processe (bata em liquidificador  ou processador) ainda quente, se necessário nesse momento acrescente um pouco de água. Reserve este creme.

Modo fazer o Bobo:

Em uma panela grande, coloque o azeite deixe esquentar e refogue as cebolas, em seguida o alho, quando já estiver transparentes, acrescente os tomates, pimentões de deixe refogar mais um pouco, em seguida acrescente os camarões, quando esse mudar de cor, jogue o creme de mandioca reservado junto com o leite de coco, baixe o fogo e deixe ferver, em seguida acrescente o azeite de dendê a pimenta dedo de moça e o coentro, mexa e verifique se não está ralo, ele tem que ficar numa consistência de creme meio grosso.

Montagem:

Coloque as batatas em uma assadeira, no centro das batatas coloque o bobo de camarão e por volta das batatas,pegue o purê de batata reservado coloque na manga de confeiteiro com o bico pitanga, e faça pitangas por toda a volta das batatas, leve em forno bem alto para gratinar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário