Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Rosbife File Mignon Com Crosta Ervas

<
Rosbife de Filé mignon com Crosta de Ervas

Agora as ervas. Escolhi salsa, e tomilho. A quantidade de cada uma é extremamente pessoal, já que são sabores fortes. Uns podem gostar mais de alecrim, menos de tomilho… A salsa que acaba sendo a base com uma quantidade um pouco maior. Pique elas não tão fino. Neste prato é legal sentir alguns pedacinhos das ervas que ficarão tostadinhas após entrar na panela.

Ingredientes:
1 peça filé-mignon limpa ( use o meio do Filé )
1 maço de tomilho fresco bem picado 
( opcional )pode acrescentar também1/2 maço de alecrim 
1 maço de salsa
Sal grosso (a gosto)
Pimenta-do-reinoem grãos (a gosto)


Modo de preparo:
Unte a peça de filé-mignon com azeite para aderir os temperos.

Em um pilão, macere grosseiramente o sal, a pimenta e o tomilho,a salsa. Faça uma quantidade suficiente para cobrir a superfície da carne. Espalhe os temperos sobre uma superfície limpa e seca, de preferencia em uma tábua. .Role a carne sobre a mistura, de maneira que formem uma crosta sobre ela. Comprima um pouco os temperos com as mãos para eles se prendam.Deixe descansar um pouco para o sabor passr a carne

Aqueça uma frigideira ou grelha e coloque a carne quando ela estiver bem quente, com um fio de óleo ou azeite. Espere ela dourar de um lado e vire para o outro, imaginando que a peça tem três lados.
A ideia é apenas selar a parte de fora deixando tostadinho. Por dentro é para ficar bem malpassado mesmo. Se não quiser tão cru, sele e termine de assar no forno por alguns minutos.

O processo todo demora cerca de 15 minutos. Depois é só tirar e servir.


Acabou. Mais simples impossível, não é? Aí é amolar a faca e cortar fino. É importante não cortar logo após tirar da frigideira. Deixe a carne repousando para conservar a umidade. Se quiser servir como entrada também pode. Pegue a fatia, pressione com a faca e deixe ainda mais fina transformando em carpaccio. É uma grande ideia. Neste dia, como falei, foi prato principal e caiu muito bem com o risoto e com o molho rápido de mostarda.

obs: Na primeira foto acrescentei alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário