Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Origem do Aligot

O aligot é uma receita francesa e “nada” mais é do que purê de batata com muito queijo (gruyère e mussarela ou queijo minas meia-cura). Digo “nada” porque apesar de ser uma receita com poucos ingredientes e basicamente simples de fazer é de uma riqueza de sabor e textura inigualável. É o tipo de receita que se bem feita não tem como não ser um sucesso.
Aprendi a fazer o aligot quando trabalhei do O Dádiva, e confesso que desde então virou um dos meus pratos favoritos. E como não seria? Batata e queijo são uma das minhas comidas favoritas, ou seja, uma combinação perfeita!
Quem já teve o prazer (infelizmente ainda não é o meu caso) de ir ao restaurante do Chef Alex Atala em São Paulo, o D.O.M, sabe que lá é servido o aligot mais famoso do país. Ele é trazido enrolado por duas colheres e colocada no seu prato. Só como é servido já é uma atração a parte.  Mas quem ainda não foi, pode aprender a fazer e deixar muitos convidados impressionados com esse delicioso prato.
O aligot não deverá ser servido com acompanhamentos delicados, como o peixe por exemplo. Por apresentar um sabor marcante, deve acompanhar carnes fortes. Ele poderá ser servido também como transição entre o prato principal e a sobremesa, como e servido no D.O.M.
Lembrando que, como todo bom prato, é necessário paciência para ser feito e prática para atingir um bom resultado.
Ingredientes:
- 500 g de purê de batata Asterix (aquela com casca levemente roxa)
- 250 g de gruyère ralado
- 250 g de mussarela ou queijo minas meia-cura ralado
*Lembrando que independente da quantidade que for fazer, é sempre a mesma quantidade de purê e queijo.
- 20 g Manteiga
- Creme de leite fresco (o suficiente para ajudar a dar liga) – aproximadamente 100ml
O segredo para fazer o aligot é fazer um bom purê e bastante homogêneo e usar bons queijos.
Para o purê:  cozinhar a batata inteira, com a casca, até que fique macia. Passar a batata ainda quente pelo espremedor de batata e depois por uma peneira fina, para que fique o mais homogêneo possível.
Em uma panela, derreter a manteiga, colocar o purê de batata e um pouco de creme de leite. Mexer em fogo baixo até que fique bem homogêneo.
O ponto do aligot é um purê homogêneo e com consistência elástica. Quando você levantar a colher e parecer como um bom queijo derretido é porque está no ponto certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário