Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aligot ( Purê de batata com queijo )

Aligot. Espécie de purê de batatas com queijos.O aligot é uma especialidade gastronômica proveniente de Aubrac, na França. A palavra aligot vem de «aliqu'ot», que a sua vez deriva-se do latim «liquod», que significa «alguma coisa.  Não pode faltar no cardápio. Veja abaixo como preparar esta saborosa receita:

Aligot

Ingredientes:
  • 700g de batata Asterix
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 350g queijo Gruyère
  • 350g de queijo minas padrão
  • 1 colher de sopa de Sal 
  • 1 colher de sopa de manteiga

Aligot

Modo de preparo:

Lave bem as batatas e leve-as para cozinhar em fogo médio, com a casca. Coloque sal na água (1 colher de sopa para cada 2 litros de água).  
Quando estiverem no ponto, a casca vai começar a rachar. Retire do fogo, escoe e descasque, uma a uma, usando um pano seco para não queimar as mãos. Não coloque as batatas em baixo d'água.
 Amasse as batatas com um garfo duas vezes e passe por uma peneira( se desejar passe ela em um processador de alimentos, fiz assim e deu muito certo), para que fique bem fina a mistura, acrescente a manteiga. Adicione o creme de leite e leve ao fogo baixo para aquecer.
O próximo passo é adicionar os queijos lentamente, sempre na mesma proporção. A própria temperatura do purê vai derreter os queijos. Fogo baixo. O ponto certo é quando a massa do aligot estiver puxa. Teste usando duas colheres. Sirva quente..
Se no purê de batata convencional o importante é a leveza e a cremosidade, no aligot o que conta é a elasticidade. 

Dica: Use sempre a mesma proporção de batata e queijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário