Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vinho e Queijo

Você gosta de combinar pratos com um bom vinho?


Não sou nenhuma expert em vinho!Mas este  vinho Dão Meia Encosta, E um vinho que eu indico, por ser leve,com um aroma delicado de cor rubi. Na boca, tem um sabor suave aveludado e persistente.Sem contar o preço! (muito baixo)

Quer começar a entender a harmonização de vinho com comida? Uma das regras mais simples diz para equilibrar a intensidade do sabor do prato com o da bebida.
Para pratos leves, são indicados vinhos também leves. Já para pratos mais pesados, as melhores sugestões são rótulos mais estruturados e potentes. É por isso que se fala que as carnes brancas harmonizam com vinhos brancos e as vermelhas, com tintos.


Queijo do Reino


Por fazer parte da minha infância,resolvi colocar a história desse queijo, que é muito interessante.Meu pai sempre comprava essa lata, na epoca ele trazia de Minas ou comprava no mercadão da Cantareira, hoje em dia na maioria dos supermercados já se encontra.Antes tinhamos que usar abridor para abrir a lata. Meu pai tinha todo um ritual para abrir e cortar esse queijo.Confira a história que e muito interessante.

O queijo-do-reino é uma variedade de queijo semiduro e maturado, que tem a forma arrendondada e a casca avermelhada. A sua forma tradicional de apresentação é a embalagem de lata, geralmente vermelha.

História

No período em que permaneceu no Brasil, a corte portuguesa importava queijos Edam da Holanda, via Portugal. Mais tarde, em 1880, na região da Mantiqueira, em Minas Gerais, produtores brasileiros começaram a produzir um queijo inspirado no Edam para suprir a demanda pelos "queijos dos nobres portugueses". Foi assim que surgiu o queijo-do-reino, que foi portanto o primeiro queijo curado industrializado do Brasil. A origem de seu nome seria em virtude de este ser inicialmente fabricado para consumo dos nobres do Reino de Portugal, que na época estavam estabelecidos no Brasil. Posteriormente, seu consumo se popularizou entre as classes mais abastadas do país e hoje em dia é amplamente consumido, principalmente nas épocas de Natal e de Festas Juninas.
Em Portugal, o conhecido "queijo flamengo", possui a mesma forma arrendondada e casca avermelhada, porém o sabor e a textura são completamente diferentes entre os dois queijos.
A casca avermelhada é o resultado da mistura com o urucum. O uso do urucu é uma prova da utilização de produtos nativos das América pelos holandeses. Os indígenas comercializavam diretamente o urucu com os holandeses


Nenhum comentário:

Postar um comentário