Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Azeite aromátizado

Azeite Aromátizado


Modo de Fazer

Para se fazer um azeite aromático em casa, siga a dica    "Uma maneira interessante é infusionar o azeite com diferentes ingredientes para que acontece a liberação de aromas. Basta aquecer o azeite a 80°C (não mais que isso) e acrescentar o ingrediente que achar mais interessante. Pode ser um dente de alho, essência de pimenta, manjericão, alguma erva, casca de limão, folhas diversas, flores como a lavanda, entre outras coisas. Após fazer a infusão, reserve o azeite tampado por um período superior a 24 horas".

Curiosidade


O azeite de oliva é um dos mais antigos produtos feito pelo homem. Há referências a ele em relevos, pinturas, ânforas e murais do Egito Antigo, Grécia Clássica e Roma Imperial. Há milhares de anos, o produto que possivelmente surgiu como combustível para lamparinas e como substância medicinal (isolante térmico para o corpo, hidratante etc) vem sendo utilizado também na alimentação.

A palavra azeite provém do árabe “Az-zait”, que significa sumo de azeitona. O óleo que provém das azeitonas, frutos da oliveira, é obtido por meio de um processo mecânico. O produto desse processo é o azeite virgem, que, após filtragem, já está pronto para o consumo.

Os azeites extra virgem são, em geral, multivarietais, o que quer dizer que eles são produto de uma coupage (mistura) de azeites procedentes de diversas azeitonas, com diferentes tempos de maturação e acidez, entre outras variávies. “É esse blend que vai determinar se o azeite será mais adocicado, amargo ou picante”, cada país tem seus tipos de azeitona mais predominantes. Na Espanha, por exemplo, a variedade de azeitona Picual representa cerca de 50% da produção, em Portugal, a mais difundida é a Galega e, na Argentina, a Arauco é a mais típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário