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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas de como comprar azeite de oliva

Dicas de como comprar azeite de Oliva


Quando chegamos à seção reservada aos azeites e estamos com o produto na mão, devemos observar os seguintes indicativos de qualidade:

Acidez do produto

Produtos com até 0,8% de acidez classificam o azeite como extra virgem, que é o tipo de azeite que tem mais bem preservadas as suas qualidades de aroma e sabor. A acidez é um parâmetro que indica que durante todas as etapas de processamento (do estágio de maturidade do fruto ao processamento e envase) foram realizados procedimentos adequados.

“Existe no Brasil uma mistificação com relação à acidez. Não necessariamente produtos com a acidez menor - por exemplo 0,2% - são melhores do que produtos com acidez maior, como 0,7%. A acidez está relacionada ao teor de ácidos graxos livres e não ao pH do produto, e ela só pode ser identificada por meio de análise química. Nem mesmo uma pessoa treinada é capaz de perceber a acidez do produto. Não é como acontece com uma laranja, por exemplo”, afirma Paulo.

Azeites com acidez acima de 2% não são adequados para o consumo, já que são submetidos a um processo de refino, que envolve processos químicos. A esse azeite refinado pode ser adicionada uma pequena quantidade de extra virgem para repor o aroma e sabor que são retirados no processo de refino. Esse processo dá origem ao produto denominado comercialmente como “azeite de oliva” ou “azeite tradicional”. Existe ainda uma categoria intermediária, denominada “virgem extra” ou “virgem”, entre 0,8% e 2% de acidez, que não é comercializada no Brasil.

Garrafas de vidro de azeite de olivaData de validade

Quanto mais novo é o azeite, melhor ele mantém preservados o sabor e o aroma. O prazo de validade do azeite varia de um a três anos, dependendo do fabricante.

“Diferentemente do que acontece no caso de alguns vinhos, não existe o processo de envelhecimento para conseguir uma melhor qualidade do azeite. O óleo velho tende a perder suas características. Por isso, quanto mais próximo se consome o azeite da data em que foi engarrafado, melhor”, lembra o especialista.

Embalagem

As que melhor preservam a qualidade do azeite são os frascos de vidro escuro, seguidos das embalagens de lata. Os principais fatores que provocam alterações no azeite são a luz, o calor e o oxigênio.

Informação sobre as características do envase
Nos rótulos de azeite, normalmente há indicações se o produto é somente distribuído ou envasado, ou se foi produzido e envasado pela empresa/marca. 

“Ter sido produzido e envasado pelo produtor, no país de origem da marca, é um indicativo de que o azeite pode apresentar uma qualidade maior. O que acontece em muitos casos é que o azeite é exportado a granel da Espanha para a Itália ou para Portugal, por exemplo, e você pensa que o produto é italiano ou português, quando na verdade ele foi somente engarrafado nesses países. Isso não quer dizer que o azeite seja bom ou ruim, mas é algo a se observar”, recomenda Paulo, que realiza eventos de degustação de azeites junto a empresas.

No rótulo, muitas vezes encontramos expressões como “primeira prensagem” e “prensado a frio”. Paulo explica que todo azeite extra virgem é fruto da primeira prensagem, em que a pasta de azeitona é espremida e dela extraída o azeite. Alguns produtores fazem um leve aquecimento para aumentar a produtividade (no caso, principalmente, de países frios), mas isso não interfere na qualidade do azeite. “Se o aquecimento for exagerado, o azeite oxida e passa a não ser de boa qualidade. Ou seja, além de ser imperceptível ao paladar, o prensado a frio não melhora as características do produto”.

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