Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2015

Rocambole Suflê de chocolate

Essa é uma receita que copiei de Rita lobo, fica muito boa, sem contar que é uma delicia!

Rocambole Suflê de Chocolate

PARA A MASSA

Ingredientes

180 ml de creme de leite fresco
180 g de chocolate meio amargo picado
7 claras de ovo (em temperatura ambiente)
2 colheres (sopa) de açúcar
manteiga para untar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular com manteiga e cubra com papel-manteiga.

2. Numa panelinha aqueça o creme de leite em fogo baixo. Adicione o chocolate e misture até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

3. Bata as claras em neve com o açúcar até ficar brilhante. Misture com um fouet (batedor de arame) 1/4 das claras em neve ao creme de chocolate. Agora, delicadamente, misture o creme ao restante das claras em neve, sem bater (para não retirar todo o ar incorporado nas claras em neve).

4. Coloque a massa na assadeira e espalhe com um pão-duro (espátula de plástico) formando uma camada plana. Asse até que o bolo esteja firme e bem fofo, cerca de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar.

PARA O RECHEIO E DECORAÇÃO

Ingredientes

200 ml de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
cacau em pó para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

1. Na batedeira, bata o creme de leite fresco (bem gelado) com o açúcar, até formar um creme chantilly. Adicione a baunilha e o conhaque (opcional) e misture bem.

2. Levante o papel manteiga para retirar o bolo da assadeira; coloque-o numa superfície de trabalho com a parte mais longa virada para você. Com uma peneira fina, polvilhe a massa com um pouco de cacau em pó.

3. Espalhe o creme chantilly uniformemente sobre toda a massa do bolo.

4. Erga o papel manteiga e enrole o bolo, no sentido do comprimento, como um rocambole. Enrole vagarosamente, mas pressionando o papel contra a massa para que a espiral fique bem firme. Para finalizar, embrulhe o rocambole, enfiando a ponta do papel por debaixo do bolo. Leve-o à geladeira.

5. Na hora de servir, transfira o rocambole para uma travessa. Retire o papel manteiga e, se o rocambole estiver torto, cubra-o com um pedaço de filme para modelá-lo com as mãos. Corte as pontas do bolo com uma faca bem afiada. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e cacau em pó. Decore a travessa com frutas da estação. Se quiser, ofereça mais creme chantilly à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário