Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2015

Hambúrguer Caseiro



Hambúrguer Caseiro

Ingredientes:

500 g de fraldinha moída 2 vezes
55 g de gordura da fraldinha ou acém moído 2 vezes

Dica:

Você pode usar a carne de sua preferência desde que você acrescente sempre 15% de gordura, que pode ser uma carne gorda como estou usando ou mesmo a gordura da própria carne, como é o caso da fraldinha e da picanha
Se for usar a gordura da carne peça para o açougueiro moer junto

Modo de Fazer:


Pegue uma quantidade de carne que caiba na palma da sua mão, aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis. Isso resultará em um hambúrguer de 180g a 200g.
Para garantir que todos fiquem exatamente iguais, use uma balança e pese. Faça isso até que sua carne esteja separada em porções iguais.
Depois de pesado, comece a moldar o hambúrguer apalpando a carne até que chegue a uma bola mais uniforme. O truque neste momento é colocar a bola de carne em uma das mãos e jogá-la com uma certa força contra a outra. Isso é chamado de bater o hambúrguer.
Este processo serve para que a gordura fique aderida à carne e também para retirar o excesso de ar da mistura. Além disso, é esta etapa que vai deixar seu hambúrguer a não se desfazer na chapa ou na grelha. Já vimos muitas receitas por aí dizendo que não devemos tocar na carne e moldá-la quase sem tocá-la. O que pode acontecer nestes casos é o hambúrguer se quebrar ou desfazer na hora que levá-lo à chapa ou à grelha. O pior é que se isso acontecer, o burguer perde muito da suculência e não queremos isso, nê?
Então repita de cinco a dez vezes por hambúrguer o movimento de jogar a bola de carne de uma mão para a outra e coloque-a sobre o papel manteiga.
Com as bolas formadas e devidamente posicionadas, coloque o aro de ovo ao seu redor e com a colher de sopa aperte a carne até o hambúrguer preencher todo o espaço do aro. Você pode fazer isso também com as mãos, mas a colher evita que a carne esquente e também é mais prática para grandes quantidades. 
Quando a carne tiver ocupado todo o diâmetro do aro, aperte com a colher no centro do hambúrguer, isso fará com que o meio fique mais fundo do que as laterais. Essa é a dica para seu hambúrguer não estufar no meio e encolher de diâmetro quando for ao fogo, ficando menor que o pão e parecendo um polpetone.
Usar o aro não é obrigatório, dá para apertar apenas com a mão. O resultado chegará em um hambúrguer mais rústico, mas que terá a mesma qualidade. Você pode também usar o fundo de um prato para apertar, terá um resultado um pouco mais regular. Lembre-se de que não precisa apertar muito, é só para achatar a carne e chegar no formato final do hambúrguer. Mas nunca esqueça de deixar o centro mais achatado que as laterais. 
O hambúrguer está moldado e pronto para ser preparado.preaquecer a frigideira ou a chapa em fogo médio alto. Dê preferência às frigideiras de ferro e mais grossas ou mesmo aquelas chapas de ferro que colocamos sobre a boca do fogão. Quanto mais grossas melhores, pois mantém o calor.
Unte levemente com óleo, só para não grudar o primeiro burguer. Depois, não é mais necessário usar gordura, a panela estará devidamente untada com a gordura natural da carne.Deixe grelhar (na metade do primeiro minuto acrescente o sal e a pimenta do reino) 2 min de cada lado e esta pronto para montar. Use pão de hambúrguer.

Sugestão de montagem:

Coloque queijo prato, molho de mostarda caseiro com cebolinha receita no blog,tomate seco e rucula.


Molho de maionese caseira com mostarda e cebolinha


Ingredientes:

Junte no copo do mixer:
1 ovo inteiro
1 colher grande de mostarda amarela (ou meia colher de Dijon)
1 fio de azeite
1 colher de cebolinha verde picada
1 pitada de pimenta do reino e de sal
Óleo de sopa até dar o ponto

Modo de Fazer:

Bata tudo com o mixer por 3 ou 4 pulsadas apenas.
Então comece a acrescentar óleo de cozinha (milho ou girassol) em um fio contínuo enquanto bate com o mixer, fazendo movimentos para cima e para baixo, de modo que misture tudo e o óleo seja incorporado.
Siga colocando o fio de óleo até atingir a emulsificação e chegar ao ponto de maionese (geralmente isso acontece com cerca de 1/3 a 1/2 litro de óleo)


Dica: para ficar mais consistente use somente a gema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário