Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tipos de Feijões

Feijões



Sem dúvida, o feijão é uma das leguminosas mais consumidas no Brasil. O ingrediente-símbolo da culinária nacional forma, ao lado do arroz, a base da alimentação de quase todos os brasileiros. O sabor e a aparência podem variar bastante, de acordo com a espécie branco, rosinha, fradinho, rajado, preto.O feijão é consumido de norte a sul. Cada região do país tem seu prato típico. Conheça agora 11 tipos de feijão e saiba como aplicá-los na gastronomia


Resolvi escrever uma matéria sobre o feijão para tirar alguns pre conceito, dúvida, o feijão é uma das leguminosas mais consumidas no Brasil. O ingrediente-símbolo da culinária nacional forma, ao lado do arroz, a base da alimentação de quase todos os brasileiros. O sabor e a aparência podem variar bastante, de acordo com a espécie branco, rosinha, fradinho, rajado, preto.O feijão é consumido de norte a sul. Cada região do país tem seu prato típico. Conheça agora 11 tipos de feijão e saiba como aplicá-los na gastronomia

Tipos de Feijões

Minhas anotações:


Feijão Verde



Feijão Verde  – o sabor dele foge da boca, vai embora rapidinho. Mas, mastigando, vem um gosto vegetal. O chef explica que é um primo do fradinho, é feijão que não dá caldo. Por isso, ótimo para fazer saladas.O feijão verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo. Tem um comprimento variável e a forma pode ser larga e achatada ou relativamente cilíndrica. As espécies mais antigas possuem um fio fibroso ao longo da vagem, mas as mais recentes já não o têm, tornando a preparação e confecção do feijão verde mais prática.

Pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. A época do feijão verde é entre o Verão e o início do Outono, mas está disponível no mercado durante todo o ano devido à sua aptidão para o cultivo em estufa. 

Feijão Mangalô



Originário das Américas se adaptou com facilidade no nordeste brasileiro,mas é consumido em várias regiões do mundo.É uma espécie de trepadeira semelhante a ervilha-torta,mas de sabor bem diferente.Por apresentar um leve amargor,os grãos devem ser aferventados antes de serem cozidos em definitivo.No Brasil é popularmente conhecido como feijão-farinha,fava-belém,orelha-de-padre ou mangalô-amargo,podendo ser consumido ainda na fava ou em grãos já maduros.Devidamente preparado são saborosos,incrementando saladas,sopas e ensopados. Se adaptam melhor em regiões quentes e úmidas,reproduzidos através de semeio.Devidamente preparado são saborosos,incrementando saladas,sopas e ensopados. Se adaptam melhor em regiões quentes e úmidas,reproduzidos através de semeio.De fácil plantio e muito resistente a pragas, essa leguminosa contém lectinas, responsáveis pela formação dos anticorpos.

Feijão Guandu ou Andu

Frescoseco

Guandu – também chamado anduervilha-de-pomboanduzeiroguandeiroguando e feijão-guandu , é uma leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais (oblonco-elípticos), folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis e flores amarelas. Tem origem na África Tropical ocidental e é cultivado na Índia desde a antiguidade.para tirar a acidez dos grãos. Feijão Andu ou Guandu é praga. Pega rapidinho e quando a gente menos percebe, lá está o pé, grandão, cheio de vagens com os carocinhos dentro. Lembro que na minha infância plantávamos feijão no algodão dentro de um vidro para acompanhar o crescimento. Adorava! Mas não me lembro do que acontecia com o pezinho de feijão depois. Não me lembro de ter plantado em vaso ou coisa parecida. Aqui em casa, não sei de onde nem como, vira e mexe aparece um pé de feijão andu.

Para quem não conhece, o andu é um feijão (Cajanus cajan) conhecido também como guandu e diversos outros nomes e tem sua origem na África em na Índia. O feijão é arredondado e pequeno e seu pé cresce um bocado, pelo menos aqui em casa. De uma hora para outra, cresce e começa a dar as vagens com os feijões.  


Feijão de Corda

Feijão de corda – é intenso, potente, é o feijão que se usa para fazer baião de dois. E faz um bom tropeiro.O nome cientifico dele é vigna unguiculata, mas pode ser conhecido como feijão-caupi, feijão-de-corda, feijão-fradinho. Tem nome para todo gosto”, explica a nutricionista Karoline Frota, da Universidade de São Paulo (USP).



Feijão Badajó


Feijão Badajó – a variedade foi surpresa até para o chef. Ele conta que achou e comprou esse feijão no mercado de Salvador, onde passa maior parte do ano. O sabor predominante é de castanha e, segundo Edinho, “dá um caldo bom”.tem cor bege com manchas avermelhadas. Fiquei pensando como seria esse feijão cozido e depois assado, sem o líquido.Esse feijão pode ser encontrado nas feiras de salvador.

Feijão Enxofre


Enxofre – outro tipo trazido da Bahia, esse feijão é bem generoso: ele cresce, fica bem maior do que os outros. Com jeito de explorador relatando a descoberta, o chef diz que pouco se sabe sobre a variedade: “Nem no Wikipedia tem página sobre ele”, orgulha-se Edinho. 
Feijão Manteiga 

Feijão Manteiga– direto do Pará, o mais fofinho dos feijões é também doce. Miudinho, branquinho e primo do fradinho.Faz parte da feijoada, lá no Nordeste. Aqui em São Paulo é pouco conhecido, para ser sincera, é uma raridade conhecer um paulista que saiba da existência do feijão manteiga.Originário da América Tropical, tem um grão de tamanho grande, cor marrom claro e textura amanteigada. Com um sabor amendoado, sua melhor combinação fica com as carnes de porco. É rico em ferro, cobre, magnésio e zincoNão necessita de temperos fortes, ficando perfeito em saladas, em misturas mais encorpadas com chilli, sopas ou na própria feijoada, como é feito no Nordeste. Os vegetarianos o utilizam para patês, que incrementado com um pouco de pimenta e especiarias fica delicioso.Na verdade se chama feijão caupi mas recebe várias denominações, como feijão-de-corda, feijão macassar, feijão-da-colônia, feijão miúdo, feijão manteiga ou caupi..


Feijão Bolinha






Feijão-bolinha: também conhecido como feijão manteiga, o bolinha é bastante aplicado na culinária portuguesa. O grão arredondado, a consistência macia e a coloração esverdeada agradam diversos paladares.O feijão bolinha também é conhecido em algumas regiões do país como feijão canário. Ele é consumido, principalmente, na região Sudeste e é bastante usado na culinária portuguesa.
O agricultor Sirley de Oliveira cresceu nas lavouras de feijão. Há cinco anos, ele resolveu plantar a variedade conhecida como bolinha e não parou mais.



feijão Preto

O feijão preto não poderia ter um nome mais sucinto e descritivo. É o que diz ser, feijão de cor preta. São normalmente referidos como «feijão tartaruga», talvez fazendo referência à sua aparência magra, escura e semelhante a uma concha. A par com um sabor rico e fumado que já foi comparado ao dos cogumelos, o feijão preto tem uma textura aveludada, apesar de manter bem a sua forma quando é cozinhado. Tanto os feijões secos como os enlatados estão disponíveis durante todo o ano.

Preto – é o feijão da feijoada, mas é também o do cotidiano carioca – no Rio, quase não se usa carioquinha! Mas, na degustação, sem nada, só o grão cozido com um pouco de sal, para mim, o sabor é doce. Feijão preto é doce! Aí me lembrei de uma sobremesa da dona Margarida, do Izakaya Issa. Ok, é doce de feijão japonês, mas não é o que você está pensando... Eu posso explicar. Os grãos, inteiros, ficam numa calda de açúcar e lembram muito marron glacê. Delícia.

Os feijões secos estão geralmente disponíveis em recipientes pré-embalados bem como em lata. O feijão preto fornece vários benefícios para a saúde. Ele é bom para doenças da pele, colesterol, prisão de ventre, afecções do cólon, hipertensão arterial, anemias, convalescenças e possui ação favorável sobre os folículos capilares. Muito utilizado em feijoadas e sopas

Feijão Roxinho 

O feijão roxinho presta-se bem para saladas, sopas e como acompanhamento. É o tipo de feijão que é mais popular nos estados de Minas Gerais e Goiás.

Feijão Fradinho 

O feijão fradinho também é conhecido como feijão-macassar ou feijão-de-corda e é usado no preparo de acarajé.
Este tipo de feijão constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo a nível proteico e energético e à sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada.
No nordeste do Brasil, a colheita de suas vagens e o consumo de seus feijões ocorrem tanto na fase de plena maturação quanto antes, caso este em que o produto é denominado "feijão verde", largamente usado na culinária regional.
Possui várias subespécies, como o feijão-chicote, que têm, por sua vez, inúmeras variedades, cultivadas pelas sementes comestíveis, de formas e cores diversas, utilizadas também como forragem especialmente nutritiva e como adubo verde. 

Feijão Mulatinho 


O feijão mulatinho é muito bom se servido acompanhamento. Em algumas regiões ele é usado para fazer feijoada. O feijão mulatinho também é chamado de roxinho ou rosinha e é uma das variedades mais conhecidas mundialmente. 

Feijão Branco 

O feijão branco é muito usado em sopas, saladas e cozidos.
A proteína presente no feijão branco é inibidora do processo de digestão do carboidrato, fazendo com que ele retarda a absorção de açúcares no sangue e ajuda a emagrecer.
Depois de lavá-los é preciso secar no sol ou sobre o papel toalha e nunca no forno, pois o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido, por isso o feijão só deve ser consumido cru em quantidade mínimo. 

Feijão Jalo 

O feijão jalo possui grãos amarelados e alongados. Uma das características mais apreciadas dessa variedade na cozinha é a formação de um caldo mais denso e com coloração avermelhada. Seu sabor é mais delicado e quando apenas cozido lembra um pouco o das castanhas. Mais consumido em Minas Gerais e no Brasil central do que em outras regiões do país, vai à mesa cozido e temperado ou na forma de tutus e virados. Pode ainda substituir o feijão branco nas receitas que pedem este ingrediente e faz sucesso quando servido frio, em saladas. Há também quem o combine com massas e o integre no preparo de pastas temperadas com ervas diversas ou mesmo de purês.
É bom para enriquecer a dieta, pelo alto teor de proteínas, essenciais na reparação dos tecidos, de amidos, que ajudam a manter a flora intestinal, e de fibras, que facilitam a digestão. 

Feijão Rosinha 

O feijão rosinha é muito consumido em acompanhamentos. Embora não seja rosa, como o nome sugere, sua cor tende mais para um vermelho suave do que para o marrom. Os grãos são pequenos, com casca delicada.
Seu cozimento é rápido. Os grãos absorvem muito bem os temperos, deixando o caldo suculento e saboroso. Muito consumido no Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo. O feijão rosinha é muito rico em fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol. 

Feijão Rajadinho 

É um pouco mais claro que o carioquinha e suas listras têm coloração avermelhada. Depois de cozido forma um caldo encorpado e muito saboroso, semelhante ao do feijão jalo. O feijão rajadinho é próprio para acompanhamento. 

Feijão Canário 


O feijão canário também é conhecido como feijão bolinha e na maioria das vezes é servido como acompanhamento. Grão totalmente arredondados e cor amarelada. Também conhecido como feijão manteiga

Feijão Carioca 

O feijão carioca ocupa mais de 85% do mercado nacional. É a variedade mais cultivada e consumida pelos brasileiros. Suas características são sementes de coloração creme com listras marrons-claros e sabor e odor que seguem o padrão de tipos cariocas, com caldos marrons e densos, além de tegumento fino de alta palatabilidade e cozimento rápido.Carioquinha como e mais conhecido em são Paulo, acho que é o mais usado feijão do dia a dia. Ele se desmancha, tem a casca fina e faz caldo cremoso

Feijão Azuki

feijão azuki  tem origem do Japão, é pequena e vermelha. Chama atenção pela cor, é cultivada a séculos na Austrália e no Japão, foi introduzida na Europa após o século XX, e foi trazido aqui para o país através da emigração japonesa. É um alimento ideal para uso em uma dieta, é leve e saudável. No Japão o feijão azuki é utilizado para preparação de doces, como o yopan, por ter um sabor suave.
 Abaixo 14 tipos de feijão e suas melhores utilização:


Feijão Azuki
É uma leguminosa de vagem menor que o feijão comum;
Possui sementes e grãos;
Possui forma arredondada de cor vermelho escuro;
Sabor levemente adocicado;
Muito utilizado na culinária asiática.
Feijão Branco
Este retarda a absorção de açúcar no sangue e ajuda a emagrecer;
Seus grãos proporcionam um caldo bem cremoso;
Seu formato é alongado e de cor branca;
Ótimo para sopas, saladas e cassoulets.

Feijão Bolinha
Conhecido também como feijão canário ou feijão-manteiga;
Possui grão totalmente arredondado e cor amarelada;
Agrada diversos paladares;
Ótimo para saladas ou sopas;
Muito utilizado na culinária portuguesa.
Feijão Carioca
Conhecido também como feijão chilli;
Possui formato arredondado de cor bege com listras marrons;
Rende bom caldo e cozinha rapidamente;
Muito usado na culinária indiana;

Feijão Fradinho
Conhecido também como feijão-macassar ou feijão-de-corda;
Possui um formato arredondado de cor clara com o "olho" preto;
Este tipo de feijão reduz o colesterol;
Muito utilizado na culinária baiana;

Feijão Jalo
Possui grãos grandes e amarelados;
Quando cozido, forma um caldo encorpado marrom avermelhado;
Sabor delicado que lembra castanhas;
Ótimo para tutus, virados, saladas e sopas;
Muito utilizado em Minas Gerais e na Região Centro-Oeste;
Feijão Jalo Roxo
Maior que o Jalo comum, seu grão possui uma coloração vermelho escuro intensa;
Ótimo para saladas e sopas;
Muito utlizado em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Feijão Moyashi
Possui formato arrendondado e esverdeado;
Este tipo de feijão é de fácil digestão e reduz sintomas de TPM;
Também conhecido como broto de feijão;
Ótimo para omeletes, sopas e saladas;
Muito utilizado na culinária japonesa.
Feijão Preto
Conhecido como o feijão da feijoada;
Possui grãos pequenos e cor preta;
Além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ele também é muito utilizado na culinária Mexicana. 

Feijão Rajado
Possui grãos graúdos e cor rosado com listras avermelhadas;
Sabor adocicado;
Ótimo para ensopados;
Muito consumido em São Paulo, Minas gerais e região Sul.

Feijão Rosinha
Possui os grãos pequenos e um pouco mais avermelhados do que marrom;
Absorvem muito mais os temperos;
Garante um sabor especial para molhos e saladas;
Muito consumido no Mato Grosso, Pará, São Paulo e Goiás.

Feijão Roxinho
Possui grão miúdo, escuro e avermelhado;
Pode ser usado em diferentes tipos de receitas;
Sabor intenso e textura macia;
Muito utilizado em São Paulo, Minas gerais e Goiás.

Feijão verde
Possui grãos pequenos e verdes;
Conhecido como o grão da vagem verde;
Ideal para ser consumido fresco ou seco;
Muito consumido no Nordeste.

Feijão vermelho
Possui coloração avermelhada e seus grãos são miúdos;
Sabor encorpado;
Ótimo para sopas;
Muito utilizado na culinária francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário