Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Strudel (Apfelstrudel)





Assim como a torta alemã, o strudel é um doce que não pode faltar nos cafés da tarde ou coloniais, pelo menos entre os descendentes de alemães e austríacos.
De origem austríaca, provavelmente de Viena, esse doce é preparado em alguns lugares com massa folhada e em outros com massa filó.

O importante é que a massa seja tão fina, que quase se torne transparente.
Recheada com maçãs, passas, canela e migalhas de pão, ou farinha de rosca, pode ser preparada ainda com nozes e amêndoas, não faltando porém, açúcar peneirado e se desejar canela em pó sobre a receita.
Ingrediente principal, a maçã deve ser suculenta e com agradável sabor de acidez.
Para guarnição, sorvete de baunilha ou até mesmo chantily.





Apfelstrudel
O Apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tendo-se tornado popular internacionalmente. É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em Alemão por Strudel.
 É também possível encontrar o Apfelstrudel no sul da Alemanha e em muitos países que outrora fizeram parte do Império Austro-Húngaro, com a Croácia, a Hungria, a República Checa, a Eslováquia e a Eslovénia.
Consiste num invólucro oblongo de massa de strudel, recheado com maçãs cortadas em quadrados pequenos, canela, passas e migalhas de pão. Por vezes, é utilizado rum para intensificar o sabor. Outros ingredientes possíveis são os pinhões, as nozes e as amêndoas. A arte da preparação consiste em fazer a massa muito fina e elástica. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela.

Originalmente o Apfelstrudel era considerado um alimento simples e saboroso para consumo dos mais pobres, mas logo conquistou a nobreza
O Strudel é assado em formo medio para forte e após ficar dourado polvilhar com açúcar de baunilha.As maçãs devem ser de boa qualidade e sempre um pouco ácidas.

massa de filo

 primeira vista, a preparação do Apfelstrudel é difícil. Não é verdade. Talvez o maior “segredo” do Apfelstrudel é não deixar a massa ressecar durante o tempo de descanso e, principalmente, durante o processo de abrir a massa. Por isso é importante escolher um local mais fresco e úmido, evitando dias muito quentes e secos que aceleram o processo de secagem da massa e a transformam numa folha quebradiça.



Ingredientes:

300g de Farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga temperatura ambiente
1 ovo
1 xicara de chá de água morna
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de vinagre

Ingredientes recheio:

Farinha de rosca para colocar por baixo do recheio na massa.o quanto necessário
10 a 12 maças descascadas e fatiadas
4 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
200 g de uvas passas.
1 limão



Modo de Fazer a massa:



Ferva a água com a margarina e reserve. Coloque metade da farinha de trigo em uma bacia grande, junte o ovo e o vinagre. Misture e junte a água fervente. Coloque o restante da farinha e sove bem (amasse) até desprender das mãos e formar uma massa bem macia e homogênea. Deixe descansar coberta e em lugar fechado (eu coloquei no microondas... sem ligar, claro!) por 1 hora.
Passado esse tempo, divida a massa em duas partes e estique a primeira sobre a mesa polvilhada com farinha de trigo, utilizando o rolo. Estique em forma de retângulo, deixando a massa fininha ( o mais fina possivel) e um dos lados do tamanho da assadeira que irá utilizar. Quando já estiver esticada, polvilhe-a com farinha de trigo e vire mais uma vez (para que não grude na mesa).Sobre ponha uma massa em cima da outra sempre passando manteiga derretida.


Pincele a manteiga derretida, polvilhe metade da farinha de rosca e disponha metade da maçã, deixando as bordas (uns 3 cm) sem nada. Salpique metade das uvas passa (se quiser também pode colocar nozes picadinhas que fica demais!) e polvilhe com metade do açúcar misturado com a canela.
Enrole pelo lado mais comprido,com cuidado, fechando as pontas e apertando o final contra o ?corpo?da massa. Passe para uma assadeira untada com margarina e repita o processo com a outra metade da massa e demais ingredientes. Reserve um pouquinho da manteiga derretida e, com esta, pincele os dois strudel (strudeis??? :S) levando para assar em forno pré-aquecido por 40 minutos.
Tire do forno, polvilhe um pouquinho de açúcar de confeiteiro e sirva. Quente, morno ou mesmo gelado é uma delícia.

Modo de fazer o recheio:

Descasque as maças e fatie, para que não fique pretas, coloque em uma vasilha com água e um limão espremido.
Depois de todas as maças fatiadas, acrescente as colher de açúcar e canelas nas maças e misture, acrescente as uvas passas. Coloque sobre a massa já aberta a farinha de rosca e por cima o recheio e enrole.

Dica:Se não quiser fazer a massa compre uma massa folhada arosa e coloque o recheio fica muito bom também.
Sirva com uma bolo de sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário