Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ravioli Caseiro Recheado de mussarela,catupiry manjericão e nozes ao molho de Gorgonzola



Que tal preparar o seu próprio ravioli, da massa ao recheio. Depois que acertei fazer massa caseira de macarrão, não quero mais saber de massa pronta.Além de fácil muito gostoso.

Ravioli Caseiro Recheado de mussarela,catupiry, manjericão e nozes ao molho de Gorgonzola





Ingredientes:

Massa:

300g de farinha de trigo
3 ovos
sal para cozinhar a massa
azeite para cozinhar a massa
água o suficiente para cozinhar a massa
100g de queijo pecorino ou Parmesão ralado para servir
1 colher de sopa de água se necessário

Recheio:

200g de mussarela ralada
100g de catupiry para dar liga ao recheio
1/2 maço de manjericão picado
25g de nozes picadas

Molho:

500ml de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
1 pitada de nos moscada ralada na hora
100g de gorgonzola

Modo de fazer a massa:

Misture bem a farinha com os ovos, até chegar numa consistência de massa homogênea se tiver muito dura acrescente a colher de água.
Deve sovar bastante. Deixe descansar por 30 minutos, em seguida divida a massa em 4 porções, coloque farinha sobre uma bancada e abra a massa na espessura desejada, eu não tenho cilindro então abri com o rolo de macarrão, agora se tiver o cilindro,va´passando a massa  até ficar bem lisa. Corte em pedaços recheie e leve para cozinhar em água e sal.cozinha mais ou menos em 15 minutos, vai depender da espessura da massa.Rendimento para 3 pessoas.

Modo de fazer o Recheio:

Misture a mussarela, o catupiry o manjericão e as nozes, até ficar bem homogênea,em uma vasilha pequena. Corte a massa, e abra em uma tira bem fina e larga. Adicione uma colher de chá da mistura da mussarela com os outros ingredientes, sobre uma tira da massa, deixando um espaço entre cada porção. Pincele a massa com o ovo (ou água) ao redor das extremidades da mistura de queijos e dobre a tira de massa por cima. Verificando se não ficou ar entre as tiras de massa, pressione para baixo as folhas para fechar o ravióli. Pressione as extremidades com o auxilio de um cortador ou mesmo com uma faca corte em quadrado e com a ajuda de um garfo feche bem os ravioli. ( se for com cortador não precisa de fechar com o garfo)Cozinhe em água fervente, com sal e um fio de azeite.( dica:- a água do cozimento, tem que estar salgada como a água do mar.)

Obs.: É possível abrir a massa com as mãos, no entanto, para obter uma massa realmente fina para o ravióli, será mais fácil usar a máquina de macarrão.Eu pedi ajuda do maridão para abrir bem fina a massa.Deu muito certo também.

Modo de fazer o Molho:

Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux.
Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No final acrescente o gorgonzola picado, mexa bem até derreter,  tempere generosamente com noz-moscada e sal.Reserve. Depois da massa pronta coloque sobre os ravioli, rale o queijo por cima e sirva.

Truque: se o molho empelotar, bata no liquidificador e volte à panela




Dica:Para cada 100g de farinha de trigo 1 ovo,( serve uma pessoa cada medida) e se precisar uma colher de sopa de água. Vai depender muito da farinha e do tamanho do ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário