Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Arroz com Açafrão e Camarões



O açafrão indiano tem uma cor mais escura do que o açafrão espanhol ou italiano. A sua cor é vermelho-alaranjado e o arroz feito com esse tipo de açafrão fica mais saboroso. O açafrão deve ser deixado na água quente e a sua água deve ser utilizada no cozimento do arroz.



Arroz com Açafrão e Camarões
 
Ingredientes:
 
1 xícara de arroz
1 colher de óleo
1 colher de sopa de açafrão espanhol ou cúrcuma (açafrão da terra)
1 dente de alho
2 xícaras de chá de água fervendo
2 colheres de sopa de cheiro-verde e cebolinha 
1 pimentão vermelho sem sementes picado
Sal a gosto
300g de camarão rosa medio limpo sem casca e sem cabeça
100g de ervilhas frescas
1 colher de sopa de manteiga 
 
 
 Modo de fazer:

Coloque, em uma panela, o óleo, o alho, o camarão e frite, Retire os camarões e reserve.Na mesma panela acrescente o arroz o pimentão e frite.
Coloque a água, o açafrão,( eu usei açafrão espanhol em pó, mas pode usar essas outras opção que eu postei logo abaixo.)e deixe cozinhar,em fogo baixo, quando a água estiver perto de secar acrescente os camarões reservados,as ervilhas e deixe o arroz terminar de cozinhar.
Depois de pronto, acrescente o cheiro verde e a cebolinha, deslique o fogo,coloque a manteiga e  tampe a panela e deixe por 5 minutos bem abafada. Sirva quente.
 
    Cúrcuma (açafrão de pobre)
    açafrão da terra ou cúrcuma
    Açafrão de rycoh


    Dica: açafrão deve ser “dissolvido” em água antes de ser usado, um grama é mais do que suficiente para qualquer prato a ser preparado
Curiosidade do Açafrão:
Essa especiaria é pelo menos tão antiga quanto a escrita, e consta em registros de tempos muito antigos. Da China ao Egipto, da Grécia a Roma, o açafrão sempre foi apreciado pelo seu aroma requintado e propriedades medicinais.
É no século X que os árabes introduzem o cultivo da planta em Espanha e hoje, o país produz mais de dez toneladas, das quais apenas um quarto se destina no consumo interno.
Usos do Açafrão – na Culinária, Medicinal e Tintura
* É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânea, normalmente em risotos, caldos, massas, molhos, arroz, sopa de peixe, Bacalhau à espanhola e aves. Na Espanha, é item essencial da Paella.
* É usado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante.
* Na Culinária e nas Confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma cor agradável aos alimentos.
* Possui propriedades digestivas, emenagogas, antiespasmódicas, eupépticas e sedativas. São empregados nos casos de asma, coqueluche, histeria, Contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Oito a dez estigmas, em infusão, são suficientes para um chá. Para combater as hemorróidas, aplicam-se cataplasmas quentes, preparados com o infuso desta planta (três gramas para uma xícara de água). Consumo desaconselhável para mulheres grávidas.
* Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia. No Brasil, há estudos sobre os princípios ativos do Açafrão para o tratamento do câncer de pele. Porém em doses altas é tóxico, abortivo e produz graves transtornos nervosos e renais.
* É também usado há milhares de anos para tingir tecidos, pois quando seca desprende de seus órgãos uma tinta amarela e um óleo volátil.
 
Bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário