Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cassoulet


      
O cassoulet é um prato forte e ideal para ser saboreado naqueles dias mais frios.E um prato Francês
Cassoulet 

Ingredientes:

500g de feijão branco (escolhido, limpo e demolhado por 1 dia)
400 gramas de costelinhas de porco defumadas
300 gramas de lombo de porco salgado (demolhado por 2 dias, 4 trocas de água)
200 gramas de bacon
3 tomates sem pele e sem sementes
2 cenouras cortadas em rodelas bem finas
3 batatas cortadas em cubos
ovos cozidos para decorar
1 alho poro
1 cebola inteiras, descascadas e espetadas com 2 cravos da Índia
1  paio cortado em rodelas grossa
2 calabresa defumadas e cortadas em rodelas
2 dentes de alho amassados
salsinha a gosto
2 folhas de louro
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto
azeite
farinha de rosca para polvilhar e gratinar (opcional)

Modo de fazer:

Cozinhe na panela de pressão,o lombo de porco e a costela com a cebola espetada com cravo e o alho poro.Depois de cozido reserve as carnes,  e o caldo. Na mesma panela refogue o bacon com um fio de azeite, o alho e os tomates e coloque o caldo reservado do cozimento das carnes, coloque o feijão, já lavado, com o louro, se necessário coloque mais água até cobrir o feijão,deixe em fogo baixo, e desligue quando os grãos estiverem firmes, porém cozidos. Reserve com a água.
A parte cozinhe as cenouras e as batatas ao dente.Depois de tudo semi cozido, na panela reservada do feijão coloque o paio e a calabresa para cozinhar, agora até o feijão ficar macio. Por ultimo acrescente as carnes, cenouras e as batatas. Tire as cebolas e o alho poro que a essa altura já deu todo o sabor ao feijão e jogue fora,Tempere com sal e pimenta do reino e salsinha, desligue o fogo, coloque em uma travessa por cima coloque ovos cozidos para decorar e mais salsinha, e sirva em seguida. Se desejar nessa hora coloque em uma panela de barro salpique farinha de rosca mais ou menos 3 colheres de sopa e leve ao forno forte para gratinar.Serve 6 a 8 pessoas

Sugestão:Sirva com arroz branco, couve e bisteca de porco

Dica:

Se desejar transfira para a panela de barro, cubra com a farinha de rosca e gratine durante 30 minutos em fogo brando.
Diferentemente da feijoada brasileira, o caussolet é, em geral, servido simples, sem arroz ou acompanhamentos. Em alguns lugares da França ele é servido com batatas ou uma espécie de purê de bacalhau (Brandade de Morue), mas normalmente serve-se uma guarnição de pequenas massinhas fritas, que podem ser feitas com massa de pastel.

Curiosidade:
Na França é muito comum encontrar cassoulet já preparado em latas, variando o preço e ingredientes segundo a versão. As mais baratas contêm apenas feijão molho de tomate, alguns pedaços de carne de porco e salsichas baratas. Preparações mais caras usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário