quarta-feira, 1 de junho de 2016

Arroz moti

 

Diferentemente do arroz soltinho, que não precisa ser lavado, o arroz japonês moti contém muito mais amido e precisa ser lavado até que pare de sair aquela água tão branca.

A segunda diferença no preparo do arroz japonês moti e o arroz agulhinha é que o oriental não precisa ser refogado. A água pode ser fria e a proporção não é a mesma do arroz soltinho: para cada duas xícaras de arroz, usa-se três de água.

Para acompanhar preparações orientais, uma dica: em vez de picar tudo pequenininho, opte por cortes maiores, em cubos. E a melhor panela é a wok: como ela tem o formato côncavo, entre uma frigideira e uma caçarola, é possível fazer preparações muito rápido.

ARROZ MOTI

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz moti
3 xícaras (chá) de água
gergelim branco e preto torrado a gosto

Modo de Preparo

1. Coloque o arroz numa peneira e lave sob água corrente até a água sair menos branca. Transfira para uma panela média e cubra com a água.

2. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até começar a ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos com a tampa entreaberta, até que o arroz absorva toda a água - ele fica levemente úmido e grudadinho.

3. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos. Na hora de servir, salpique com o gergelim torrado.