segunda-feira, 28 de abril de 2014

Filé de Frango a Parmegiana

File de Frango a Parmegiana


Esse e muito fácil de fazer e para acompanhar basta um arroz branco.

Ingredientes:

  • 2 ovos batidos
  • 25 g de queijo parmesão ralado
  • 200 g de farinha de rosca
  • 1 colher de sobremesa de orégano
  • 6 filés de peito de frango
  • óleo para fritar
  • 345 g de molho de tomate pronto de ótima qualidade
  • 300 g de mussarela


Modo de Fazer
Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos. Passe no ovo batido, empane na farinha de rosca misturada com orégano e parmesão ralado. Numa frigideira, aqueça o óleo, frite os filés, retire o excesso de gordura num papel absorvente e reserve. Montagem Aqueça o molho de tomate pronto. Em uma  frigideira grande e alta, coloque um pouco de molho de tomate pronto, os filés de frango fritos,uma camada de molho, uma camada generosa de mussarela, tampe a frigideira, abaixe o fogo até o queijo derreter. Sirva com arroz branco.Se preferir leve em forno alto até o queijo derreter

Bolo de Pão de Ló com Recheio de Leite Ninho

Bolo de Pão de Ló com Recheio de Leite Ninho

Meu marido está completando 52 anos resolvi inovar nesse ano fazendo um bolo com recheio diferente, e não é que deu certo. O Bolo de Recheio de leite ninho ficou muito excelente,no começo fiquei receosa por nunca ter feito esse tipo de receita, mas fica parecendo um mousse de chocolate branco.Abaixo segue a receita do Pão de ló e do recheio que e o mesmo da cobertura.


Bolo de Pão de Ló com Recheio de Leite Ninho


Ingredientes para a Massa:

4 ovos inteiros
2 copos de Farinha de trigo
2 copos de açúcar
1 copo de água morna ou suco de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 copo de guarana para umedecer o bolo
200 g de cerejas em calda

Modo de Fazer Massa


Bata as claras em neve e reserve, em seguida bata as gemas e acrescente o açúcar aos poucos, depois vá intercalando a farinha de trigo com a água morna ou suco morno ( eu usei água morna ), desligue a batedeira coloque as claras em neve delicadamente e o fermento em pó. Unte a assadeira com margarina e farinha de trigo despeje a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180 º  por mais ou menos uns 15 minutos ou até colocar um palito no centro e o mesmo sair seco.
Assadeira de 22 cm de diâmetro, fiz meia receita em assadeira de 18 cm. Pois aqui em casa somos em 3 pessoas e ia ser muito bolo.

Montagem:

Depois do bolo assado e frio corteio o bolo em 3 parte umedeci com o guarana todas as parte e coloquei o recheio e por cima do mesmo coloquei cereja picada, deixando algumas cerejas inteiras para decorar o bolo.Cobri com o restante da cobertura.
Por cima do bolo, ralei 150 g de chocolate branco e coloquei em toda a volta e em cima e enfeitei com cereja que havia reservado.


Ingredientes para o Recheio:

1 lata  de leite condensado
10 colheres rasa de leite ninho em pó
1 lata de creme de leite gelado sem o soro( coloque na geladeira em seguida faça um furo na lata em cima e outro em baixo para retirar o soro,depois abra a lata retire o creme de leite e volte com o creme para a geladeira)
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Modo de Fazer Recheio:

Bata na batedeira 200 g de manteiga sem sal com 1 lata de leite condensado, até engrossar e coloque aos poucos, sem parar de bater, as colheradas de leite ninho uma a uma desligue a batedeira e coloque o creme de leite gelado, bem gelado.Não bata novamente, misture com uma colher antes de cobrir e rechear o bolo, deixe esse creme por uns 30 min na geladeira. Recheie o bolo e cubra com o mesmo creme.
essa foto mostra como o recheio fica depois de batido e gelado.
Cobertura:

Cobri o bolo com o restante do recheio 


Dica:Se quiser a versão chocolate, acrescente uma xícara de chocolate em pó na massa e 1/2 no recheio



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vinagrete de Frutos do Mar

Amantes de frutos do mar como eu, vão gostar destas combinações. ótimo como entrada ou até mesmo como aperitivo.Adoro ficar na praia tomando sol e comendo esse vinagrete com uma cervejinha, ou com um belo vinho branco.


Vinagrete de Frutos do mar
Ingredientes
  • 500g de camarões médios limpos
  • 300g de lulas em anéis
  • 1 polvo pequeno
  • 200g de marisco
  • 3 tomates picados
  • 1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picada
  • 1 cebola roxa picada
  • 2 colheres de sopa  de vinagre de vinho ou arroz
  • 1 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • 1 Pimenta dedo de moça picada sem semente
  • 1/2 pimentão vermelho ou verde picado

Modo de preparo


Cozinhar o Polvo
Em uma panela de pressão, coloque o polvo limpo inteiro  e leve ao fogo para cozinhar em um pouco de água, sem temperos. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por vinte minutos. Enquanto isso, pique os tomates, a cebola,o pimentão, a pimenta dedo de moça, a salsinha e a cebolinha. Num recipiente, misture delicadamente todos os ingredientes, acrescente o  o azeite, o vinagre, a pimenta do reino e o sal. Depois que o polvo cozinhar, tire da panela, espere esfriar corte em pedaços pequenos e acrescente o vinagrete.
Cozinhar as Lulas 
Em outra panela coloque água para ferver e acrescente as lulas e quando começar a mudar de cor tire e passe em água fria para parar o cozimento e não ficar borrachuda. Ela cozinha mais ou menos em 2 minutos.Escorra e coloque no vinagrete.
Cozinhar os camarões e os mariscos
O mesmo processo da lula, Coloque na água fervente e quando mudar de cor tire e escorra. Acrescente ao vinagrete.

Feito todos os cozimentos coloque tudo no vinagrete mexa bem e deixe na geladeira por no minimo 3 horas para pegar bem o tempero.

Dica- Coloque bastante azeite, sirva acompanhado de pão se for como aperitivo ou somente o vinagrete como entrada.Pode também acrescentar vieiras.

Batata Doce Coradas

Batata Doce corada no forno é uma receita simples e muito rápida, faça essa comida maravilhosa e veja que resultado sensacional.Acompanha muito bem assados em geral.

Batata Doce Coradas

Mais ou menos 4 batatas médias, descasque com o descascador de legumes e corte no sentido do comprimento em fatias grossas.Coloque em uma panela com água e deixe cozinhar por 5 minutos( pré cozimentos, tire elas do fogo ainda duro.) 
 Em um refratário espalhe azeite, coloque as batatas, tempere com sal e pimenta do reino à gosto e salpique ervas que preferir, acrescente mais azeite.
 Usei sálvia , que eu adoro. Mas, podem utilizar alecrim, tomilho....estas ervas combinam bem com batata doce.
Leve as batatas ao forno até dourar por fora e ficar macia por dentro.Coloque por cima gergelim preto opcional.

Sopa de Palmito



Essa é uma receita peguei da Catía Fonseca, e uma Sopa de Palmito, muito boa para servir em noites frias.



Sopa de Palmito

Ingredientes:



Modo de Fazer:



Dica - Sirva com umas Bruschetta de mussarela com tomates cereja



Bruschetta de Mussarela com tomate Cereja


Ingredientes:

. 2 dentes de alho sem casca
. 1 pão italiano (filão) em fatias
. 200 g de tomate-cereja
. 300 g de mussarela em fatias
. Manjericão, sal, pimenta-do-reino moída e azeite a gosto

Modo de preparo:

Passe o alho pelo pão, esfregando bem. Leve o pão ao fogo e deixe até dourar ligeiramente. Retire e reserve. Misture o tomate cortado ao meio, a mussarela e o manjericão. Tempere com sal, pimenta e azeite. Sirva sobre o pão e, se desejar, decore com mais folhas de manjericão e regue com mais azeite.









terça-feira, 15 de abril de 2014

Carne Louca



Carne Louca




Receita ideal para servir em festas e recepções

Tem um aniversário, uma reunião ou até mesmo está querendo um lanche, essa carne e uma ótima opção.Anote essa receita, pois você não vai se arrepender de fazer, aqui em casa quando faço, ninguém come só um lanche temos que dobrar a quantidade de pão, porque todos comem muito.
Deixe a dieta de lado só um dia vale a pena.


Ingredientes:

1 k de capa de filé, coxão duro ou  fraldinha
1 colher de sopa de sal para cada kilo de carne
1 copo de vinagre de vinho branco
1 copo de água
3 cebolas cortada em tiras ( julienne )
150g de azeitonas em rodelas
pimenta do reino á gosto
azeite
salsinha, orégano á gosto
1 lata de molho de tomate pronto
1 pimentão vermelho cortados a julienne ( opcional )
1 pimenta dedo de moça sem sementes picadas ( opcional )


Modo de Fazer:

Coloque a carne na panela de pressão com uma colher de sopa de sal, água e o vinagre, tampe a panela e deixe cozinhar até que fique bem mole e verificar que já da para desfiar.Se necessário acrescente mais água para cozinhar.Depois de cozida desfia a carne e reserve. Reserve também o caldo que sobrou na panela de pressão.
Corte as cebolas e refogue com azeite,( se for colocar o pimentão é nessa hora ) depois acrescente a carne desfiada o caldo que sobrou na panela de pressão e deixe refogar mais um pouco, coloque as azeitonas, e o molho de tomate e deixe ferver, em seguida coloque pimenta dedo de moça picada ,orégano e a salsinha. passe para uma travessa e sirva com pãezinhos fresco.



Dica: está carne serve até para molho de macarrão ou até mesmo para colocar por cima de polenta.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Tipos de Cebolas


Cebola é algo que todo mundo usa; muita gente diz odiar mas o fato é que ela está presente em muitos pratos e é um ingrediente indispensável na cozinha.
O problema é que acho que não prestamos a devida atenção a este ingrediente, não vejo a pessoas escolhendo o tipo de cebola certa para a sua receita; com certeza é por que não sabem suas diferenças e sutilezas! Pode parecer bobagem, mas a cebola, quando usada com conhecimento, muda todo o sabor do seu prato.Na culinária, a cebola é  utilizada para o preparo de caldos, sopas, milanesas, suflês, tortas, recheios, etc.



Classifiquei 3 tipos de cebola, as brancas, com sabor mais forte, as amarelas que por sua vez são as mais consumidas no Brasil e as roxas, escolhida como preferida em muitas comunidades, por ter sabor mais suave.
A conservação da cebola fora da geladeira deve ser em local seco escuro e bem ventilado. Na geladeira é  possível mantê-la por até vinte e quatro horas picada e em recipiente fechado.

Existem  outros tipos de cebola como a cebola pérola, que é miúda, mais utilizadas para fazer conservas, e as chalotas ( ou echalotas) que são de tamanho médio e mais finas e compridas.
Na hora de comprar observe se a cebola não está com a ponta murcha, escolha aquelas em que não há machucados e com a casca mais brilhante. Eu costumo também optar pelas cebolas de formato mais uniforme, pois facilitam a vida na hora de cortar.

Amarela ou Pera

– Esta é a cebola mais conhecida entre os brasileiros. Normalmente é uma cebola maior, de sabor mais intenso e ácido, por este motivo, é melhor quando refogada.
Boa para quase tudo  Pratos de carne assada (carne assada, carneiro, frango assado, etc) ...ou como uma base de sabor para molhos, sopas e ensopados.Cebola amarela é a variedade mais comum na cozinha. Elas têm camadas finas e brancas e uma pele dura, castanho-amarelada.  Eles são muito adstringente - adstringência é aquele sabor acentuado, quase picante que as cebolas são conhecidas - mas também tem  açúcar.  Quando cozida, a cebola  perde a sua adstringência, fica super doce, e com uma cor castanho claro.
Boa para quase tudo  Pratos de carne assada (carne assada, carneiro, frango assado, etc) ...ou como uma base de sabor para molhos, sopas e ensopados.
– Esta é a cebola mais conhecida entre os brasileiros. Normalmente é uma cebola maior, de sabor mais intenso e ácido, por este motivo, é melhor quando refogada.
Roxa 

– Esta, minha preferida, além de coloração adorável, tem um sabor muito especial, é mais adocicada e menos ácida, bem diferente das outras. São menos comuns nos supermercados por isso geralmente são um pouco mais caras, mas são ótimas para pratos delicados e sofisticados.Essa de sabor bem adocicado é a melhor para se comer crua. Tente fazer um vinagrete com ela e veja como o sabor vai ser muito mais delicado. Tem uma coloração característica e quando caramelizada fica ainda mais doce.
Boa para comer crua em saladas, hambúrgueres e sanduíches.
Branca 
– Como seu próprio nome já diz, sua característica principal é sua casca bem branca, também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para se cozinhar. Esta também é mais difícil de encontrar, mais até do que roxa. Como hoje encontrei, comprei para tirar essa foto e mostrar pra vocês.
Boa para molhos ou vegetal chutney, ou legumes salteados ou fritos. 



Cebola é algo que todo mundo usa. Muita gente diz odiar, mas o fato é que ela está presente em muitos pratos e é um ingrediente indispensável na cozinha.
Mas o que muita gente desconhece é que existem vários tipos de cebolas e saber escolher aquela ideal para a receita, faz toda a diferença. Pode parecer bobagem, mas a cebola, quando usada com conhecimento, muda todo o sabor do seu prato.
Temos também:

Cebola Pérola 


É aquela cebola pequena que conhecemos para usar em conservas. Também pode se encontra-las como cebola bebê. Têm um sabor mais delicado e doce, são ótimas como guarnição. Uma dica: doure e sirva junto a uma carne.
Chalotas 
Tem um sabor incrível, bem diferente das outras, muito mais adocicada, com baixíssima acidez. Ela tem seu corpo mais alongado do que a pérola e no Brasil é dificílimo encontrar. Quando encontradas, normalmente seu preço é bem salgado! São ótimas para pratos delicados e sofisticados.
É uma cebola pequena que se divide em dois ou mais dentes quando descascadas. Tem menos cheiro que a cebola comum e é considerada mais suave e fácil de digerir. Usual na cozinha francesa, a chalota é usada numa serie de receitas clássicas. Se desfazem quase que por completo quando cozidas e devem sempre ser salteadas (fritar) para não ficarem amargas
Boas para vinagretes, e pratos tradicionais onde o gosto não sobressaia.

As cebolas em geral devem ter uma cor sem manchas visíveis. Devem ser firmes e armazenadas e lugar seco e freso onde se manterão por 3 ou 4 semanas. Se guardadas no refrigerador ficarão moles e cortadas contaminar os outros alimentos. 

Cebolas Vidalia ou Doces
Cebolas doces são semelhantes as amarelas, mas o seu sabor distinto é melhor para determinados pratos.  A cebola doce tem camadas espessas, o que a torna ideal para corte em anéis.  Devido ao seu alto teor de açúcar e baixo teor de enxofre, é muito doce sem ser tão  picante como outros tipos de cebola.  Elas são ótimos para fritar como anéis de cebola  e também são perfeitas para sopa de cebola francesa, uma vez que adicionam muito doçura.  Eles também são perfeitas para legumes assados ​​(enquanto cebolas amarelas são boas para assados ​​de carne, que têm um sabor mais salgado) e em gratinados assados.


A escolha 
Uma coisa importante é como escolher sua cebola na hora da compra. Opte sempre por cebolas que não estejam machucadas e com sua casca com um brilho mais vibrante.
Outra característica importante para ajudar na escolha é sempre optar por cebolas mais uniformes; ajuda bastante na hora de cortá-las e tem também seus sabores melhor distribuídos.
Porque a cebola faz chorar
Quando as cebolas são cortadas,ela tem uma raiz profunda, chamada de queretine, então
as queretines se quebram,quando elas se quebram, sai delas um liquido muito raro chamado de corgamus, que têm duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico, que é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido que, por sua vez, dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde reagirá com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico, que irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-o arder.1 Em resposta à irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação. Não obstante, são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Para reduzir a libertação do gás, pode-se descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água. Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar reduzirá o efeito do gás nos olhos, porquanto algum do gás reagirá com a água das mãos ou da cebola (e não com a humildade dos seus olhos). O cheiro de cebola nas mãos pode ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes, sem esfregar uma na outra. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás — logo menos irritação. Cebolas frias tiradas do frigorífico provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Diferentes espécies de cebolas libertarão quantidades diferentes de ácidos, portanto a irritação que provocam também será diferente.
Uma forma eficaz de evitar o transtorno para os olhos é evitar cortá-la em rodelas. Cortar a cebola sempre no sentido raiz-folha ou vice-versa, dessa forma, ou seja, ferindo menos as cápsulas que contêm as substâncias voláteis. Basta cortá-la ao meio no sentido sugerido e apoiar a parte plana sobre a tábua de corte, e de preferência com a faca bem afiada, cortá-la em tiras longas na posição sugerida. Quase não agride os olhos e reduz a libertação do odor para as mãos.

Significados simbólicos

A cebola possui importância simbólica em algumas culturas e cultos espalhados pelo mundo, tendo sido inclusive objeto de culto em uma seita.
Ramakrishna compara a estrutura folhada do bulbo, que não chega a nenhum núcleo, à própria estrutura do ego, que a experiência espiritual debulha camada por camada até a vacuidade. A partir daí nada mais constitui obstáculo ao espírito universal, à fusão com Brama.
No plano mágico os egípcios se protegiam de certas doenças com hastes de cebola.
Os latinos, segundo Plutarco, proibiam o uso do bulbo, porque acreditavam que ele crescia quando a Lua diminuía. Quanto ao cheiro, provocava um sentimento de força vital.
Virtudes afrodisíacas lhe são igualmente atribuídas, tanto por sua composição química quanto por suas sugestões imaginativas.

Valor nutricional

Cada 100 gramas de cebola (Allium cepa) contém:
  • calorias - 33 kcal
  • proteínas - 1,5 g
  • gorduras - 0,3g
  • vitamina A - 125 U.l.
  • vitamina B1 (Tiamina) - 60 mcg
  • vitamina B2 (Riboflavina) - 45 mcg
  • vitamina B3 (Niacina) - 0,15 mg
  • vitamina C (Ácido ascórbico) - 10 mg
  • potássio - 180 mg
  • fósforo - 45 mg
  • cálcio - 35 mg
  • sódio - 16 mg
  • silício - 8 mg
  • magnésio - 4 mg
  • ferro - 0,5 mg

Propriedades das cebolas

Flavonóides

Os flavonóides apresentam efeitos potenciais como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, antiúlcera, entre outros.
Sob o aspecto do efeito antioxidante, que pode ser explicado pela doação de um átomo de hidrogênio para os radicais livres, formando novos tipos de radicais livres que não são tão reativos quanto a espécie inicial. Esses radicais desempenham papel importante como, por exemplo, no combate aos micro-organismos invasores.[carece de fontes]

Quercetina

Quercetina é um flavonóide amplamente distribuído no reino vegetal. Trata-se de um composto polifenólico presente naturalmente em vegetais como maçã, cebola, chá e em plantas medicinais como Ginkgo bilobaHypericum perforatum.

Atividade antioxidante

Entre as principais ações da quercetina destaca-se o seu poder de remover os radicais livres, exercendo um papel citoprotetor em situações de risco de dano celular.
A quercetina demonstrou inibir in vitro a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) por macrófagos e reduzir a citotoxidade da LDL oxidada.
Junto com a vitamina C, a quercetina demonstrou efeitos sinérgicos na função antioxidativa. O ácido ascórbico age como um redutor da oxidação da quercetina, de maneira que combinados, a vitamina C permite uma sobrevivência maior do flavonóide para cumprir suas funções antioxidantes. Por outro lado, a quercetina protege a vitamina E da oxidação, com a qual também apresenta efeitos sinérgicos.

Atividade cardiovascular

A mesma propriedade antioxidante descrita anteriormente é suficiente para reduzir o risco de morte por doenças e danos cardíacos. Neste sentido, a quercetina demonstrou diminuir a incidência de infarto do miocárdio e derrames cerebrais em pessoas da terceira idade. As populações que consomem produtos ricos em quercetina estatisticamente apresentam menores riscos de afecções cardiovasculares.
Em ratos pode-se observar que a quercetina melhora a função contrátil do ventrículo esquerdo e reduz a incidência de transtornos da condução cardíaca. O processo limita-se à área danificada de isquemia protegendo a ultra-estrutura das artérias coronárias, melhorando a circulação coronária e prevenindo a formação de trombos intravasculares.
Por outro lado, também demonstrou efeitos vasodilatadores na aorta isolada de ratos, efeitos antitrombóticos (por uma ligação seletiva na parede plaquetária) e diminuiu as lesões de reperfusão do miocárdio.
Devido à inibição da peroxidação lipídica, a quercetina protege o endotélio da destruição local por prostaciclina e o fator de relaxamento derivado do endotélio.

Atividade antiinflamatória

A ação antiinflamatória que muitos flavonóides possuem relaciona-se em parte com as enzimas implicadas no metabolismo do ácido araquidônico. No mecanismo antioxidante sobre a peroxidação lipídica da quercetina, está envolvida a via do ácido araquidônico o qual implica uma atividade anti-inflamatória paralela. [carece de fontes]

Atividade antitumoral

Um dos mecanismos de ação da quercetina como agente antiproliferativo de células tumorais é através de sua capacidade antimutagênica e de seu poder antioxidante.
A adição da quercetina em alguns esquemas antitumorais com drogas sintéticas tem demonstrado aumento da atividade antitumoral.

Atividade imunológica

Diferentes estudos têm constatado o fortalecimento do sistema imunológico, em especial no trato gastrointestinal, a partir da administração de quercetina. Por exemplo, pacientes com disenteria de Flexner evidenciaram melhoras clínico-humorais significativas após receber uma combinação de quercetina e acetato de tocoferol.
Junto com o sódio tem sido demonstrado melhorar quadros de dispepsia além de evidenciar efeitos bacteriostáticos em micro-organismos patológicos do trato digestivo. Um aspecto interessante do efeito antiúlcera da quercetina é que ela inibe in vitro o crescimento de Helycobacter pylori de uma forma dose-dependente. Por outro lado, a quercetina tem demonstrado poder estabilizador nos mastócitos impedindo a ação da histamina durante as reações alérgicas e inibindo a formação de leucotrienos.
A quercetina demonstra exercer um efeito sinérgico com cromoglicato de sódio.
Também tem evidenciado um efeito antifúngico em cultivos de Candida albicans, um fungo oportunista que pode surgir em quadro de imunodepressão.

Atividade antiviral

A quercetina demonstrou ser um potente agente antiviral, podendo interferir com a infectividade e replicação de adenovírus, coronavírus e rotavírus em cultivos celulares.
Neste sentido, uma combinação de quercetina com rutina demonstrou reduzir a hemaglutinação, reduzindo a mortalidade de ratos infectados com o vírus influenza.

Efeitos na formação de catarata em diabetes

A catarata é uma complicação relativamente comum em quadros de diabetes. Entre os mecanismos de ação descobriu-se que a enzima aldolase-reductase tem papel gerador de catarata. Diferentes experiências demonstraram atividade inibitória da quercetina sobre esta enzima, que seria do tipo não-competitiva e uma das mais potentes entre os diferentes agentes inibidores testados. 






Variedade de Batatas e Seus preparo



Variedade de Batatas,e para que preparo serve cada uma.
As principais variedades plantadas atualmente no Brasil.


Variedade:Ágata - nascida mês Agosto
Formato:Oval
Pele:Amarela
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar e Assar
Variedade:Almera - nascida mês 
Formato:Oval alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela clara
Prepraro:Fritar, Cozinhar e Assar
Variedade:Amorosa
Formato:Oval Alongado
Pele:Vermelha
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Fritar, Cozinhar, Assar e Massa
Variedade:Asterix - nascida no mês de junho
Formato:Oval Alongado
Pele:Vermelha
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar e Fritar
Variedade:Atlantic -
Formato:Oval arredondado
Pele:Branca, meio áspera.
Polpa:Branca
Prepraro:Rodelas fritas (Chips)
Variedade:Bintje - nascida no mês de Dezembro
Formato:Alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar, Assar e Fritar
Variedade:Canelle
Formato:Oval Alongado
Pele:Amarela Clara
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar, Massa e Industrial
Variedade:Chipie
Formato:Arredondado
Pele:Amarela Clara
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Fritar e Industrial
Variedade:Colorado
Formato:Oval Alongado
Pele:Vermelha Fosca
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Fritar e Industrial
Variedade:Emeraude
Formato:Oval Alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar, Massa e Doméstico
Variedade:Florice
Formato:Oval
Pele:Amarela Clara
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Doméstico
Variedade:Fontane
Formato:Oval
Pele:Amarela
Polpa:Amarela
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar e Massa
Variedade:Gredine
Formato:Arredondado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar, Massa e Industrial
Variedade:Maranca
Formato:Oval Alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar e Massa
Variedade:Markies
Formato:Oval Alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar e Massa
Variedade:Monalisa - nascida no mês de novembro
Formato:Oval Alongado
Pele:Amarela Clara
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar e Assar
Variedade:Mondial
Formato:Alongado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar e Assar
Variedade:Opaline
Formato:Oval alongado
Pele:Amarela Clara
Polpa:Amarela Clara
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar, Massa e Doméstico
Variedade:Sinora
Formato:Oval arredondado
Pele:Amarela
Polpa:Amarela
Prepraro:Cozinhar, Assar, Fritar e Massa.

Além dessas ainda temos:

Batata Doce Branca:



A batata-doce pode também ser cozida com casca e é uma boa opção para quem pratica atividade física já que é fonte de energia para o trabalho muscular. Apesar do nome, ela tem baixo índice glicêmico e também aumenta as defesas do corpo e ajuda a prevenir lesões.


Quais são as características da batata doce?A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.
10 benefícios da batata doce
1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C
Trata-se de um carboidrato especial? Por quê?
Infelizmente muitas dietas que estão na moda pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você pratica atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce.
Com um baixo índice glicêmico – a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo – é capaz de aumentar a sensação de saciedade. Além disso, ela não ocasiona picos de insulina que é o que acontece com carboidratos simples.
A batata doce é interessante para quem quer perder peso? Por quê?
Pelo baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras promove uma ótima saciedade. E tem apenas 116kcal em 100g. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.




Batata Doce Roxa:

Descrição 
A batata doce é um tubérculo, mas é um parente afastado da batata comum. A batata doce de polpa roxa também tem casca roxa. A polpa tem uma textura húmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doces. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas.

Como consumir

Cozidas a vapor ou em água, assadas no forno. A batata doce de polpa roxa é muitas vezes utilizada como acompanhamento de diferentes refeições, chegando a ser utilizada como substituto da batata comum. Pode ser assada com manteiga e açúcar e servidas com diferentes molhos. Dão um puré muito vistoso e igualmente saboroso, depois de cozidas.

Como escolher / manter

Prefira batata doce rija e firme ao toque, sem rachas, manchas ou pequenas pintas.
Guarde em local fresco e seco. Nunca no frigorífico.

Nutrientes principais

Vitaminas A e C, Manganês, Cobre e Fibra.

Curiosidades

Uma batata doce de tamanho médio, assada, contém apenas 117 calorias.
Vários produtos como guloseimas, massas, farinha e bebidas, são produzidos a partir da batata doce.
As variedades de batata doce com polpa cor-de-laranja contêm mais betacaroteno (vitamina A) do que as mais claras.
Cristovão Colombo trouxe a batata doce para a Europa após a sua primeira viagem para o Novo Mundo em 1492. Por volta do século XVI, foi levada para as Filipinas pelos exploradores Espanhóis e para África, India, Indonésia e Sul da Ásia pelos Portugueses.



Batata Yacon:

O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo. 


“O maior benefício deste vegetal é que os carboidratos dele são principalmente à base de FOS – que significa frutooligossacarídeo. Os FOS, que principalmente do yacon é à base da inulina, são conhecidos como prebióticos, que servem como alimento para as nossas boas bactérias intestinais”, diz.O equilíbrio da microbiota intestinal (ou flora intestinal) gera benefícios para a saúde relacionados à imunidade, ao controle do colesterol, da glicose e da defesa do organismo contra várias doenças, explica a nutricionista.
 O yacon é rico em antioxidantes – principalmente o ácido clorogênico e o cafeico – e possui ainda nutrientes como o cálcio e o potássio.O vegetal pode ser consumido cru (em saladas, em preparos e até como sobremesa), pode também ser adicionado a sucos e vitaminas. Existe ainda a farinha de yacon, usada barra fazer bolos, biscoitos e bebidas.A nutricionista diz que o consumo pode ser diário: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. o alimento e indicado para adultos e crianças.
Conhecido também como batata do diabético, o yacon tem propriedades que podem aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar o quadro de glicose. 


Batata Baroa


 Batata-baroa, conhecida também como mandioquinha, batata-salsa, é boa para a digestão e, por isso, é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com algum tipo de doença.
A batata baroa é um muito semelhante à cenoura, vem da mesma família. O conhecimento que o homem tem sobre esse alimento é bem antigo.Geralmente nasce em climas frios, pois assim o seu sabor fica mais forte.
Embora a batata baroa venha da família da cenoura, ela é um alimento totalmente diferente, ela contém mais açucar e a quantidade de calorias também é diferente.
A batata baroa é rica em phyto-nutrientes, vitaminas, minerais e fibras. Por exemplo, é a principal fonte de fibras dietéticas, que resulta na redução dos níveis de colesterol no sangue, obesidade e constipação condições.Por outro lado, a batata baroa também é rica em antioxidantes, e alguns estudos científicos têm encontrado mais propriedades da batata baroa que têm a ver com sua função para reduzir o risco de câncer de cólon e serve também como um anti-inflamatório.
Ela é rica em vitamina C, E e K, que ajuda o corpo a manter por exemplo, tecidos da gengiva saudável. Sem contar é claro com altos níveis de ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
 Do plantio a colheita varia de 8 a 11 meses



Ágata
Qualidades agronômicas
Maturação:
Nascida:         
Precoce a muito precoce
Mês de Agosto
Tubérculos:Olhos superficiais
Rendimento:Alto
Matéria seca:Teor muito baixo
Qualidade:Bastante consistente e de cor firme quando cozida
Folhagem:De desenvolvimento bastante bom
Doenças:Susceptível à Fitóftora das folhas; muito pouco susceptível ao vírus Yn; imune ao cancro; resistente ao patotipo A da Globodera Rostechiensis (nemátode dourado)



Asterix
Ótimo sabor e grande resistência
HZPC Holland B.V. 
Cruzamento: cardinal x SVP VE 70-9 Variedade semi-tardia, de pele vermelha, rendimento bastante elevado com tubérculos numerosos e ovais-alongados, olhos superficiais e polpa amarela. Ótimo teor de matéria seca, bastante resistente ao enegrecimento interno e danos mecânicos. Resistente ao nemátodo dourado e cancro. Resistência moderada à requeima nas folhas e resistente a esta doença no tubérculo. Boa resistência também ao fusarium.
Características Culinárias:
Por seu alto teor de matéria seca, apresenta muito boas características tanto para o cozimento quanto para fritas, sendo bastante utilizada industrialmente na fabricação de French Fries (Pré-fritas congeladas) em função do seu formato oval alongado propiciar um ótimo aproveitamento no corte em palitos.
Vantagens:
Asterix dá um alto rendimento de tubérculos de tamanho moderado. A variedade tem um ótimo sabor e é excelente para ser usada no processamento de pré-fritas congeladas (todas as grandes indústrias holandesas utilizam a variedade). É resistente ao nemátodo e ao cancro (verruga), imune ao coração oco, boa resistência ao vírus A, X e Y, resistência moderada à sarna comum e à requeima, boa resistência ao crescimento secundário e aos danos mecânicos. É uma variedade fácil de plantar e boa para armazenar. É a variedade cujo cultivo mais cresceu na Europa nos últimos anos.
Conselhos de produção:
As sementes de Asterix devem ser armazenadas em frio de seu pequeno período de dormência. Não exagere na aplicação de nitrogênio (recomenda-se cerca de 20% menos que o utilizado normalmente em outras variedade para evitar a formação de açúcares). O uso moderado de fertilizantes é aconselhável (de 5% a 10% menos que a variedade Bintje) em função do forte desenvolvimento da folhagem da variedade. A variedade pode ser plantada tanto em solos argilosos quanto em solos arenosos. Para obter uma boa quantidade de tubérculos de tamanho grande, não plante mais que 35.000 a 40.000 plantas por hectare. Uma irrigação regular no período e 45 e 60 dias depois do plantio aumentará bastante a produção. Em períodos de seca, a irrigação é recomendada. Foi observado no Brasil até o momento uma melhor produtividade nas safras de inverno, com irrigação adequada. Não foi observada influência negativa quando do uso do herbicida Sencor.
Propriedades:
1. Desenvolvimento da Planta:
Emergência: rápida
Desenvolvimento da folhagem: muito bom
Número de hastes: médio
Maturação: semi-tardia
Tamanho dos tubérculos: de médios a grandes
Produção: muito alta
2. Características externas dos tubérculos
Cor da pele:
 vermelha (no plantio em épocas quentes a pele clareia ficando rosada)
Formato dos tubérculos: oval-alogado
Regularidade: bastante regular
Profundidade dos olhos: muito superficiais
Esverdiamento: bastante resistente
Condição para lavagem: razoável
3. Características internas dos tubérculos
Cor da polpa: 
amarela
Tero de matéria seca: alta
Qualidade culinária: muito boa (tipo B)
Qualidade para fritura: muito boa
Qualidade de conservação: boa
Período de dormência: pequeno/moderado
4. Resistência a doenças
• Nemátodos
Rostochiensis: resistente ao tipo Ro1
Pallida: susceptível
• Viroses
Enrolamento (PRLV): 
resistência moderada
Vírus Yn: boa resistência
Vírus do tabaco (TRV): boa resistência
Vírus A: boa resistência
Vírus X: boa resistência
• Doenças fungosas
Sarna comum: 
resistência moderada
Phytophthora (requeima) na folhagem: resistência moderada
Phytophthora (requeima) no tubérculo: boa resistência
Cancro (verruga): resistente
Alternaria: boa resistência
• Doenças Abióticas
Segundo crescimento: 
boa resistência
Tubérculos secundários: boa resistência
Seca: razoável
Mancha negra interna: muito boa resistência
Danos mecânicos: boa resistência

Athantic

· ORIGEM: Wauseon x B5141-6
QUALIDADES AGRONÔMICAS
· MATURAÇÃO: meio tardia.
· RENDIMENTO: alto.
· MATÉRIA SECA: muito alto.
· QUALIDADE: específica para processamento na forma de rodelas fritas (chips).
· REAÇÃO À DOENÇAS: muito susceptível à requeima, ao vírus Y, à murchadeira e ao ‘coração oco’. Pouco susceptível à sarna comum.

QUALIDADES MORFOLÓGICAS
· PLANTAS: porte médio a alto, hábito vertical, hastes vigorosas, flores roxas.
· TUBÉRCULOS: formato oval-arredondado; película branca, meio áspera; olhos e inserção de estolho meio-profundos; polpa branca.

Bintje
Qualidades agronômicas
Maturação:Semiprecoce; formação precoce dos tubérculos
Tubérculos:De boa forma, olhos bastante superficiais; pouco sensíveis ao azulamento.
Rendimento:Bom
Matéria seca:Teor bastante bom
Qualidade:De sabor neutro; de cor firme e bastante consistente quando cozida; adequada para todos os métodos de preparação, em especial para a preparação de batatas fritas comuns e de pacote.
Folhagem:De desenvolvimento rápido coms hastes robustas e firmes, cobrindo bem o solo; boa resistência a secura.
Doenças:Susceptível à Fitóftora das folhas e dos tubérculos; imune ao vírus A.
Qualidades Morfológicas
Plantas
Hastes pouco numerosas, robustas e firmes, de cor violeta moderadamente pronunciada nas axilas das folhas; folhas grandes, bastante rígidas, de cor verde moderadamente escura e fosca; folículos grandes e ovais com nervuras bastante superficiais; floração bastante pobre, de inflorescência bastante pequenas e pobres de flores brancas e pequenas.
Tubérculos
Oval-alongados; casca de cor amarelo claro e geralmente lisa; poupa de cor amarelo claro; olhos bastante superficiais.
Broto
Inicialmente oval, mais tarde esbelto e coniforme, de cor violeta azulado e densamente piloso; botão final estreito, um pouco aberto de cor violeta azulado; ramificações bastante numerosas e estoloniformes.


Monalisa

Maturação:Bastante precoce
Tubérculos:Grandes; de boa forma; olhos superficiais; pouco sensíveis ao azulamento.
Rendimento:De bastante bom a bom
Matéria seca:Teor baixo
Qualidade:Bastante consistente e de cor firme quando cozida
Folhagem:De desenvolvimento um pouco lento, mais tarde cobrindo bem o solo
Doenças:Bastante susceptível à Fitóftora dos tubérculos; muito pouco susceptível ao vírus Yn; pouco susceptível ao vírus do enrolamento, imune ao vírus A e ao cancro.




Mondial

Maturação:
Tubérculos:Grandes; olhos superficiais; poucos sensíveis ao azulamento.
Rendimento:Muito alto
Matéria seca:Teor mediano a baixo.
Qualidade:Um pouco farinhenta e de cor firme quando cozida
Folhagem:De desenvolvimento rápido, mais tarde alta e erecta, cobrindo bem o solo; hastes firmes.
Doenças:Bastante susceptível à Fitóftora das folhas, pouco susceptível à Fitóftora dos tubérculos; bastante susceptível ao vírus do enrolamento, pouco susceptível ao vírus Yn; imune ao vírus A e X e ao cancro; resistente ao patotipo A da Globodera rostochiensis (nemátode dourado)
Todo consumidor sofre com a maneira que a batata é comercializada. É normal chefes da culinária ensinarem receitas de batatas sem mencionar a variedade ou características do tubérculo que se ajustem à receita. As diferenças entre as batatas são enormes. Estas diferenças podem ser sob vários aspectos: formato, cor da pele, tipo de pele, cor da polpa, textura, sabor etc.
Nosso mercado levou a todos envolvidos com a batata a estabelecer um padrão de “certo” para aquilo que conhecemos bem. A batata ideal deve: ter pele amarela, casca lisa e brilhante, cor da polpa creme. Outros fatores parecem não serem valorizados. Fato interessante no nosso mercado é que aprendemos a gostar de batatas de baixa qualidade, e usamos as batatas para toda e qualquer finalidade. Em países onde a batata é alimento mais importante que para nós, a matéria seca é valorizada. Tanto é verdade que nos Estados Unidos a variedade mais plantada, a Russet,  serve tanto para consumo fresco como para a indústria. A variedade Atlantic é considerada de mesa e industrial (chips). Outro fato é que não valorizamos o sabor das batatas. O sabor não se relaciona diretamente com o conteúdo de matéria seca, ou seja, uma batata matéria seca alta pode não ter um sabor que agrada. É muito difícil para os melhoristas
avaliarem este tipo de aptidão, pois até certo ponto podemos classificar de “subjetivo”.
Nos Estados Unidos existe ainda um mercado de batatas especiais. Para quem não conhece pode parecer estranho, batatas de pele coloridas, polpas coloridas, formato delgado.
Tanto a pesquisa, consumidores e produtores estão dando muita ênfase para este tipo de mercado.
Em resposta a dietas contra carboidratos, a cadeia produtiva daquele país começou a investir pesado em pesquisas nesse tipo de batatas. Descobriram que as batatas de polpa branca (mais comum
para os americanos) são as mais pobres em vitaminas e outros nutrientes. Por outro lado, as batatas de polpa colorida (amarela, vermelha e roxa) são mais ricas em vitaminas e todos nutrientes,
sendo ricas inclusive em antioxidantes, e portanto, segundo eles tem propriedades anticancerígenas.
Este mercado não é muito representativo, mas todo programa de melhoramento genético possui um ramo para esta finalidade, inclusive batatas de polpa colorida destinada para indústria.
Para o mercado fresco os melhoristas buscam polpas com cores bem vivas, com sabor diferenciado e aptidões previstas (aptidões culinárias). Para a indústria de chips buscam, além das qualidades necessárias para uma fritura (matéria seca, baixo nível de açucares redutores), também ter boas características de armazenamento.
Também na Europa muitos países têm variedades de polpa roxa, para um público consumidor específico, que valoriza sabor e certas características culinárias específicas.
Tanto a França como a Alemanha possuem variedades de batata de pele e polpa roxa. Também podemos classificar de especiais as de polpa firme que são muito valorizadas na Europa, principalmente na França.


No Brasil, esse tipo de batatas é totalmente desconhecido, e talvez poucas pessoas tiveram a chance de provar esse tipo de batata. Elas possuem um sabor acentuado e textura variada de acordo com as características de cada variedade. Podem ser próprios para fritura, cozimento ou qualquer outra utilidade
culinária. Todos os pratos feitos com este tipo de batata são bastante atraentes e decorativos, devido à cor pouco usual para a batata.
Sabemos que muitos pigmentos podem ter propriedades benéficas para a nossa saúde. É comum ouvir
recomendações de nutricionistas, médicos para se compor um prato com cores variadas, ou seja, quanto mais cor tiver um prato, melhor para a nossa saúde. Sabemos que o vinho tinto possui qualidades terapêuticas nos pigmentos que o acompanha (flavonóides); nos vegetais amarelos são ricos em caroteno, que se transforma em vitamina A; a cor vermelha do tomate é devido ao pigmento conhecido como licopeno cuja propriedade em nosso organismo é prevenir o câncer, ou seja, propriedades antioxidante. Assim como todos estes vegetais coloridos, estas batatas também possuem pigmentos e propriedades terapêuticas. Diante de tantas virtudes resta agora provar uma destas batatas especiais. Bom apetite!



 Botânica