terça-feira, 5 de novembro de 2013

Torta Mousse de Maracuja


Essa e uma mousse muito fácil de fazer, e alem de tudo gostosa, Se quer impressionar seus convidados essa e uma ótima sugestão pois trabalho  zero e aparência é 10.

Torta Mousse de Maracujá

Ingredientes:

Massa:

1 pacote de bolacha maisena de 200 g
100 g de margarina
gotas de baunilha

Mousse:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 medida de 250ml de suco de 2 maracujás
1 envelope de gelatina sem sabor ( hidratar com manda a receita na embalagem da gelatina)
Polpa de 1 maracujá para decoração

Geleia para decorar

Polpa de 1 maracujá
1 copo de 200 ml de água
1/2 de açúcar

Modo de fazer:

1º Passo massa:

Em um processador de alimentos ou liquidificador, faça uma farofa com os biscoitos. Em seguida acrescente a margarina e as gotas de baunilha até ficar uma farofa com liga. Abre essa massa em uma assadeira de fundo falso e leve para gelar, por 15 minutos.Acrescente o mousse após esse tempo e leve novamente para gelar até o mousse ficar firme.A forma tem que ser de 24 cm de diâmetro, e forrar só o fundo, ou 22 cm e forrar também as laterais.


Modo de Fazer:

2º Passo mousse:

Faça o suco concentrado com as 2 polpas de maracujá, e água, bata no liquidificador rapidamente, coe. A medida tem que ser de 250 ml.
Bata no liquidificador o leite condensado,creme de leite, o concentrado do suco e por último a gelatina sem sabor já hidrata,( como mande na embalagem.).Segredinho:Quanto mais bater mais aerado vai ficar.Coloque sobre a massa já enformada na assadeira de 24 cm de diâmetro leve a geladeira até endurecer.depois retire da geladeira e coloque a cobertura de geleia delicadamente sobre a mousse e leve a geladeira novamente por mais 3 horas.


Modo de fazer

3º Passa geleia

Coloque a polpa, a água e o açúcar em uma panela, mexa,e leve ao fogo até começar ficar em ponto de  geleia mole. Deixe esfriar e coloque delicadamente sobre a mousse, e retorne a geladeira por mais 3 horas.

Dica: Pode substituir o biscoito maisena, por biscoito leite e mel.

domingo, 27 de outubro de 2013

Babaganuche

O Babaganuche e um prato Árabe (Babaganoush ou Babaghanoush), uma pasta de berinjela e tahine (pasta de gergelim encontrada em lojas de produtos árabes e em alguns supermercados), é um delicioso prato típico do Oriente Médio. Pode ser preparado no forno, mas, se feito diretamente no fogo (como sugiro nesta receita), fica com um sabor defumado muito mais gostoso.
O preparo não é difícil, mas um pouquinho trabalhoso e faz uma certa sujeira controlável para defumar as berinjelas... Mas vale cada minuto de trabalho! 



Babaganuche

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
3 colheres de sopa de tahine Istambul (se as berinjelas forem muito grandes,  3 colheres)
4 colheres de sopa de  limão 
1 colher de sobremesa de sal 

2 dentes de alho amassado
4 colheres de sopa de limão
azeite a gosto
cebolinha para decorar
pão sírio para acompanhar

Modo de Fazer a Berinjela:

Coloque no forno a berinjela inteira, e vai virando de tempo em tempo, até ela queimar a casca toda e o interior ficar bem mole, ou Coloque as berinjelas com casca sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada). Deixe esfriar. Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido.


Modo de Fazer o Babaganuche:

Corte ao meio com uma colher, retire a polpa da berinjela e deixe escorrer numa peneira por 5 minutos até soltar líquido,No liquidificador ou processador acrescente as berinjelas o Tahine, o limão, o sal, o alho,  bata até ficar uma pasta.Coloque em um prato ou travessa, regue com azeite e coloque as cebolinha ou fatias grossas de cebola. leve a geladeira de um dia para o outro e sirva com pão sírio. 


Otimo para ser consumido em dias refrescantes acompanhado de uma cervejinha bem gelada ou qualquer outra bebida que seja de gosto de quem vai apreciar esse tão gostoso patê. (servido com pão pita) Pão sírio




a marca de tahine Istambul é a mais conhecida e facilmente encontrada em qualquer supermercado, mas você pode usar outra marca de pasta de gergelim que preferir, embora eu nunca tenha experimentado outra marca.sirva com pão sirio


Dica:Este prato tem ótima durabilidade na geladeira e, assim como o Homus, pode acompanhar as refeições ou ser servido como entrada com pão sírio, por exemplo; de qualquer modo é delicioso.

Homus


Homus (em árabe حُمُّص, hommos) é um prato da culinária árabe feito com pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim), normalmente temperado com suco de limão, cominho, alho, azeite e paprica
Em árabe "homus" significa grão-de-bico, sendo melhor chamada homus tahine (grão-de-bico com tahine) ou musabbaha.
O homus é feito em diversas formas locais pelo mundo árabe. A sua origem é atribuída a Saladino. Segundo a tradição, a receita secreta do sultão permaneceria guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje, embora existam diversas "imitações".
No homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado. Para grãos-de-bico secos deve-se, preferencialmente, deixá-los de molho em água por uma noite, e então fervê-los por uma hora ou mais (também é possível cozinhá-los em panela de pressão sem deixá-los previamente de molho). Bate-se então o grão-de-bico cozido em um processador ou liquidificador, juntamente com tahine, azeite e suco de limão. Um pouco da água em que os grãos-de-bico foram fervidos pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada. Alho, sal, cominho e pimenta siria também podem ser adicionados. Para uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O homus é um alimento bastante nutritivo, contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro.

Homus
Adoro receitas árabes.Uma de minhas receitas preferidas é o homus, a tradicional pasta de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim) e mais outros ingredientes. O humus comumente saboreado pelos árabes com pão sírio e muito, muito azeite extra virgem, preferentemente.

Ingredientes:

1 caixa de  de grão de bico ou  (250 g de grão de bico seco)
2 colheres de sopa de tahine Istambul(pasta de gergelim)Foto no final da receita
4 colheres de sopa de limão
2 dende de alho amassados
1 colher de sobremesa de sal de sal
azeite a gosto
1 colher de café de pimenta siria
Cebolinha e hortelã para decorar a gosto
Pão sírio para servir


Modo de fazer:

Se usar o grão de bico seco:deixe o grão-de-bico de molho por, aproximadamente, 8 horas.
Depois, cozinhe- por 15 minutos em água fervente (ou deixe de molho por apenas uma hora e depois cozinhe na pressão por 40 minutos).
Bata o grão-de-bico no liquidificador ou processador, com o suco dos limões, o alho e parte da água de cozimento até adquirir consistência cremosa.
Acrescente sal e tahine e bata mais um pouco.

Se usar o grão de bico caixa ou lata
Bata no processador ou no liquidificador o grão-de-bico, o suco de limão, o sal, o tahine e um pouco da água da conserva do grão de bico,até formar uma pasta homogênea.
Sirva em uma prato. Decore com cebolinha, folhas de hortelã e azeite

Dica:

Como servir o homus à moda árabe


Coloque o homus em uma tigela, regue com azeite e coloque uma folha grande de hortelã no centro, enfeite com cebolas em volta ou cebolinhas
Arrume em outra vasilha, pães árabes (pão sírio). Deixe à disposição à mesa, azeite e pimenta síria para quem desejar.





a marca de tahine Istambul é a mais conhecida e facilmente encontrada em qualquer supermercado, mas você pode usar outra marca de pasta de gergelim que preferir, embora eu nunca tenha experimentado outra marca.sirva com pão sirio

BOLO DE LARANJA COM CASCA COBERTO COM GLACÊ DE LIMÃO


Se não sabe o que fazer com a laranja que está a algum tempo na fruteira! Esta receita e sua solução fácil, gostosa e rápida de fazer.


Bolo de laranja com casca
Ingredientes:
1 laranja Pera cortada sem caroço e bem lavada
4 ovos
2 copos (medidas) de açúcar
1 copo ( medida ) de oléo
3 copos ( medida)de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar cristal para polvilhar a forma
margarina para untar a assadeira.
Modo de Fazer:
Corte a laranja em 4 pedaços, retire a parte branca do miolo e as sementes que estiverem aparentes.
Ponha a laranja no liquidificador com oléo e os ovos e o açúcar, e bata até que forme um creme.
Em uma vasilha misture a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados, junte o creme que foi batido no liquidificador, e misture tudo muito bem. Unte uma forma com orifício no meio com margarina e o açúcar cristal, coloque a massa e leve para assar em forno pré aquecido em 180 º C por mais ou menos 35minutos.


Glacê para cobertura do bolo de Laranja





Para o Glacê
500 g de Açúcar de confeiteiro
1/2 xícara ( mais ou menos)de Leite
Limão a gosto
1 colher de sobremesa rasa de margarina


Em um  bowl, coloque o açúcar de confeiteiro e adicione o leite aos poucos, 
para não passar do ponto. Pingue também algumas gotas de limão, para manter o 
fondant bem branquinho e dar o gosto de limão

Em seguida, leve ao banho-maria para o açúcar derreter.

Se sobrar depois de cobrir sua receita, pode ser guardado na geladeira,em um potinho bem fechado na hora de usar novamente e só levar novamente em banho maria para derreter e se precisar coloque um pouco de água para facilitar.Dura até 2 meses.



Glacê de limão


 Sabe aquela calda branca que fica em cima de alguns pães doce e de alguns doces e bolos? 
Abaixo tem a receita, Eu chama de Glacê mas o certo e Fondant



Para o Glacê
500 g de Açúcar de confeiteiro
1/2 xícara ( mais ou menos)de Leite
Limão a gosto
1 colher de sobremesa rasa de margarina


Em um  bowl, coloque o açúcar de confeiteiro e adicione o leite aos poucos, 
para não passar do ponto. Pingue também algumas gotas de limão, para manter o 
fondant bem branquinho e dar o gosto de limão

Em seguida, leve ao banho-maria para o açúcar derreter.

Se sobrar depois de cobrir sua receita, pode ser guardado na geladeira,em um potinho bem fechado na hora de usar novamente e só levar novamente em banho maria para derreter e se precisar coloque um pouco de água para facilitar.Dura até 2 meses.





Dica. Este Glacê serve para cobrir bolo, bolacha e pão doce


domingo, 20 de outubro de 2013

Salada de Couscous Marroquino com tomate, Alcaparras e Rúcula



Essa salada e uma receita da Rita lobo, ela tem vários livros publicados de culinária. Ela tem um site,(Panelinha e o nome do seu site) onde posta suas deliciosas receitas

SALADA DE CoUSCoUZ MARROQUINO COM TOMATE, ALCAPARRAS E RÚCULA

Fazer essa salada é uma ótima desculpa para experimentar o cuscuz marroquino, um prato delicioso, sofisticado e leve.

Ingredientes

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1)
2 tomates
1 cebola roxa picada
2 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas
3 colheres (sopa) de folhas de salsinha
1 colher (sopa) de azeite
1 maço de rúcula
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de raspas de limão 

Modo de Preparo

1. Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo médio. Quando esquentar, transfira para uma tigela com o cuscuz. Mexa muito bem. Tampe a tigela e reserve.

2. Numa tábua, corte os tomates em 4 rodelas grossas.

3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente o azeite e os tomates. Salteie as rodelas, aos poucos, dos dois lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

4. Em outra frigideira, aqueça mais um pouco de azeite e refogue rapidamente a cebola. Deixe o fogo baixo e junte as alcaparras, as raspas de limão e as amêndoas. Refogue por alguns minutos. Acrescente o couscous e a salsinha, misture bem e continue cozinhando até que o couscous fique bem quente.

5. Num prato, disponha as folhas de rúcula e as rodelas de tomate sobre o cuscuz. Sirva a seguir.


Molho Barbecue

Tradicional na cozinha norte-americana, preparação muito simples.O Barbecue é um molho facíl de preparar e ao mesmo tempo muito barato e com ele você dará um toque super especial aos pratos a base de carne bovina,suína,em cordeiro fica muito bom.


Faça este Molho caseiro de Barbecue, muito bom. Melhor do que comprado pronto.
Molho Barbecue
 Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de cebola picada
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de molho inglês
2 xícaras de chá de catchup
1 folha de louro
1 colher de sopa de chilli em pó ( pode substituir por paprica picante )
1/2 xícara de chá de água
sal e pimenta do reino moída a gosto

Mode de Fazer:

Em uma panela refogue a cebola com o óleo, quando as cebolas já estiverem murcha, acrescente o açúcar mascavo, o vinagre e deixe o açúcar dissolver, em seguida coloque o molho inglês, catchup, louro o chilli   e a água, deixe cozinhar por 10 minutos ou até engrossar. Tempere com o sal e a  pimenta do reino, coe e coloque em uma molheira. pode se guardar na geladeira por 1 mês.

Dica: Uma otíma opção para servir esse molho e com costela suína ou de cordeiro.A melhor costela é tirada do lombo de porco, que é uma das partes mais magras da carne suína. Essa costela é temperada, cozida e depois assada com molho barbecue. Simples, assim!

Empadão de frango 2

Empadão de Frango


Essa e uma segunda versão de empadão que tenho no blog. Esta receita e um pouco menor, mas pode dobrar os ingredientes e fazer maior. Todas as duas receitas são excelente.

Empadão de Frango


Ingredientes:


  • 1 1/2  xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de café de sal
  • 1/2 xícara de margarina
  • 1 forma de 22cm de diâmetro
  • 1 gema para pincelar


Ingredientes para o Recheio

  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados e amassados
  • 1 tomate grande picado sem pele
  • 1 colher de sopa de azeite
  • pimenta do reino e sal a gosto
  • cheiro verde picado
  • 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo 



Modo de Fazer a massa:

  1. Misture em uma tigela o trigo e a manteiga até que vire uma farofa
  2. Acrescente os outros ingredientes e amasse bem até que fique uma massa lisinha
  3. Embrulhe em papel filme e leve a geladeira por aproximadamente 30 minutos
  4. Use metade da massa para forrar a assadeira e a outra para cobrir o recheio, pincele o empadão com a gema
  5. Leve ao forno médio pré - aquecido e asse até dourar, aproximadamente 40 minutos 

 Modo de Fazer o Recheio:
  1. Cozinhe o peito de frango,reserve um pouco do caldo do cozimento,  desfie o frango e reserve 
  2. Numa panela coloque o azeite e frite a cebola, não deixe dourar
  3. Coloque o alho e frite mais um pouquinho, coloque os tomates e deixe murchar.
  4. Acrescente o frango desfiado e um pouco do caldo do cozimento 
  5. Coloque o sal pimenta do reino e, refogue bem, acrescente um pouco do caldo do cozimento
  6. Coloque farinha de trigo trigo e mexa sem parar vigorosamente até ficar com uma aparência cremosa
  7. Junte o cheiro verde  mexa bem e está pronto 
Dica:
  • Utilize o recheio já frio para a massa do empadão não embatumar. Troque o frango por palmito, fica muito gostoso. 
  • Pode também no final da receita acrescentar 2 colheres de sopa de catupiry

Empadão de Camarão




Empadão de Camarão


Para quem gosta de camarão, esta receita de empadão é tudo de bom. Vale a pena experimentar./
Simplesmente uma delicia!!!!


Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo batido
1 colher de café de sal
1/2 xícara de margarina
1 forma de 22cm de diâmetro
1 gema para pincelar


Ingredientes recheio:

400g de camarão cinza médio limpo
1 cebola pequena
1 tomate grande
1 colher de sopa de  manteiga
1 dente de alho amassado
salsinha e cebolinha a gosto
1 colher de sopa de farinha de trigo
pimenta do reino moída a gosto


Modo de Fazer o recheio:


Refogue a cebola na manteiga até murcha, acrescente o alho e deixe refogar mais um pouco, coloque os camarões temperado com sal na panela e refoque acrescente 1/4 de copo de água e deixe cozinhar os camarões, acrescente a farinha de trigo,pimenta do reino,e a salsinha, apague o fogo e deixe esfriar para colocar sobre a massa.Abra a massa em uma assadeira de 22cm de diâmetro coloque o recheio cubra com a massa restante, pincela com gema e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC  por 40 minutos ou até dourar

Modo de Fazer a Massa:

Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, o ovo batido, sal, margarina, mexa até obter consistência se necessária coloque  água até  dar o ponto. Deixe descansar por 30 minutos, Depois com a ajuda de um rolo e um saco divida a massa em duas partes, coloque uma parte de cada vez, dentro do saco e por cima vá passando o rolo até abrir  a massa bem fina, coloque o recheio, abra a outra metade da massa coloque por cima do recheio feche e leve ao forno médio a 180g por mais ou menos 40 minutos. Vai depender do seu forno.

Dica: Se quiser um Empadão maior e só dobrar a Receita.

Carré de Cordeiro Assado ao molho de mel, Alecrim e limão

Carré de cordeiro assado ao molho de mel, alecrim e limão
Prato é sofisticado, porém fácil de preparar. Ingredientes possuem sabores marcantes e combinam perfeitamente.O cordeiro está em alta,este corte nobre se revela versátil para grelhados e assados de muito sabor e ótima textura.


Carré de cordeiro assado ao molho de mel, alecrim e limão

 Ingredientes:

2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de raspas de limão
2 dentes de alho amassado
1/2 copo de martíni seco
1 k de Carre de cordeiro
1 colher de sobremesa de sal marinho
pimenta do reino a gosto


Modo de Fazer:

Em uma tijela, junte o mel, a mostarda, o alecrim, a pimenta do reino moída, as raspas de limão o alho e o sal. Misture bem os ingredientes e espalhe-os sobre o cordeiro. Cubra-o e deixe -o marinar na geladeira durante a noite.
No dia seguinte pré-aqueça o forno a 230ºC. coloque o cordeiro em uma assadeira. Leve ao forno, asse por 10 minutos,reduza o fogo para 180ºC e asse por mais 40 minutos ou até ficar assado ( ou se preferir meio mal passado, deixe menos tempo).Sirva em seguida




Dica: Para acompanhar eu fiz batatas hosselback, tomates com pesto de salsinha e amendoas e farofa com cebolinha e manteiga.Esses mesmo ingredientes pode de usar para fazer o pernil, e só dobrar a receita. Se for o pernil, deixe a carne descansar por cerca de 10 minutos antes de cortar em pedaços.  



Torta mousse de limão

Torta Mousse  de limão


Torta mousse de limão
Nunca tinha feito Torta Mousse de Limão, e sim Torta de Limão. A diferença é que usei gelatina incolor para que pudesse desenformá-la.Ótima receita! Veja como fazer uma deliciosa torta mousse 


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de limão
100 ml de limão
1 colher de( café ) gelatina sem sabor
Raspas de limão para enfeitar

Ingredientes massa:

1 1/2 copo de farinha de trigo
1/2 copo de manteiga ou margarina ( pode ser com sal)
3 colheres de sopa de açúcar ( generosa)
1 ovo batido

Modo de Fazer:

Coloque a farinha, manteiga, o açúcar e o ovo em uma vasilha, misture até formar uma massa homogênea, deixe descansar na geladeira por 30 minutos.Abra a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro, e asse em forno pré aquecido a 180º, depois de assado tire do forno e espere esfriar, para colocar o recheio.

Modo de fazer o recheio;

Bata na batedeira o leite condensado, o limão e o creme leite ( quanto mais bater, mais aerado fica). no microondas hidrate a gelatina ( coloque um pouco de água em um copo, por cima coloque o pó da gelatina, e leve no microondas por 10 segundo). Depois da gelatina hidratada coloque na mistura do liquidificador e bata mais um pouco. acrescente o recheio a massa já fria, por cima coloque as raspas de limão e leve a geladeira por no minimo 4 horas.


Dica: Pode substituir o limão por Limão siciliano ou maracujá



Batatas Hosselback



Batatas Hosselback
Dizem que leva este nome porque foi preparada pela primeira vez em um restaurante de Estocolmo, o Hasselbacken. Na Irlanda, é chamada de batata acordeon. E a ideia é essa mesmo, fatiar o tubérculo sem atingir a base. E fácil de fazer. A batata fica crocante por fora e macia por dentro. Você não pode deixar de experimentar!

Ingredientes
4 batatas grandes
2 colheres de manteiga
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto 
pimenta do reino moída na hora a gosto
orégano a gosto
 tempero a gosto
Modo de preparo:

Lave e seque as batatas.
 Não é preciso retirar a casca (mas eu tirei).
 Leve para cozinhar em panela com água e sal durante dez minutos.
 Dê o choque térmico em água gelada e espere amornar.
 Coloque a batata sobre uma colher de pau e faça cortes a cada centímetro.
 A colher de pau não deixa a faca chegar até o fim da batata e mantém a base intacta.
 Deixe 2 cm nas laterais para não perder as pontas da batata.
 Você pensar que elas não vão abrir, mas fique tranquilo porque elas abrem.
 Derreta 2 colheres (sopa) de margarina.
 Tempere com sal, pimenta e ervas a gosto.
 Pincele a batata com essa mistura e leve ao forno preaquecido por 20 minutos.
Dica: Essas batatas são muito boa para acompanhar assados.Eu fiz Carré de cordeiro e acompanhei com essas batatas





Foto: Carré de cordeiro com alecrim mel e mostarda, acompanhado de batata hassel Back, tomates fatiados  com pesto de salsinha e amêndoas e farofa de manteiga com cebolinha


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Torta mousse de Limão Siciliano


Essa é uma receita feita pela minha filha. Ela queria fazer uma sobremesa de limão porque o namorado gosta, ai ela pensou em fazer um mousse de limão, eu sugeri que ela substituísse por limão siciliano que não é tão ácido.
Torta Mousse de Limão Siciliano




Ingredientes:

1 Lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2de xícara de limão siciliano
10 g de gelatina sem sabor
raspa de limão siciliano

Ingredientes da Massa:

1 pacote de massa de bolacha de leite
1/2 xícara de margarina derretida
gotas de baunilha

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite e o limão,( quanto mais bater mais aerado fica) a parte hidrate a gelatina sem sabor em 1/4 de xícara de água fria e depois coloque no microondas por 10 segundos, se nesse tempo não tiver ainda hidratada vá colocando de 10 em 10 minutos.Depois coloque a gelatina na mistura do liquidificador e bata mais. Coloque essa mistura sobre a massa já assada e fria, acrescente as raspas de limão e leve a geladeira por 3 horas. desenforme e sirva.

Massa:

Pré aqueça o forno a 180º. No processador coloque as bolachas e moa.Adicione a margarina derretida a baunilha e bata até misturar tudo e formar uma farofa úmida. Na assadeira, aperte a mistura da bolacha com uma colher, até cobrir todo o fundo da assadeira. Coloque 2 minutos no forno e deixe esfriar.Forma de 22 cm de diâmetro com fundo falso, ou forminhas individuais ( mais ou menos 14 forminhas com fundo falso)




Sugestão para enformar
















terça-feira, 8 de outubro de 2013

Moqueca de Lagosta


Lagosta é sempre bem vinda. Moqueca de lagosta é muito bem vinda!

Essa receita foi feita pela minha mãe, em um almoço de domingo. Me surpreendeu ficou muito bom, um  prato leve e saboroso.Acompanhe com arroz branco ou arroz de coco.
Lagosta é sempre bem vinda. Moqueca de lagosta é muito bem vinda!

Moqueca de lagosta


 Ingredientes:

1k de lagosta limpa, sem casca,  pré cozida (cozinhe a lagosta em agua fervente por 5 minutos)e cortada em rodelas e temperada com um pouco de sal e pimenta do reino.
3  tomate sem pele picado
1 pimentão verde, vermelho, amarelo cortado em cubos
1 cebola roxa cortadas em cubos
6 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de suco de  limão
sal
pimenta do reino moída à gosto
coentro picado
2 pimenta dedo de moça picada


Modo De Fazer:


Frite rapidamente a cebola em uma mistura de azeite de oliva,coloque o alho e deixe dourar, acrescente
os tomate sem pele picado, os pimentões e o colorau, mexa deixe refogar um pouco e acrescente as lagostas e o limão, feche a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, se necessário coloque um pouco de água. cozinhe até a lagosta ficar macia, corrija o sal, adicione um pouco de pimenta do reino moída na hora.Finalize com o coentro picada e deixe  mais 2 minutos de cozimento.





Dica: Para acompanhar arroz branco e salada de alface com tomate e cebola.Está quantidade serve 5 pessoas.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

couscous marroquino 2 preparos diferente

O cuscuz é um prato muito usado na região magrebina – norte de África – que consiste em sêmola de cereais.
Surge muito como alternativa ao arroz, batatas ou massa e é repleta de nutrientes.
É muito usada na alimentação vegetariana, já que é uma boa fonte de hidratos de carbono, que dão energia.

Meninas,
Hoje vou ensinar uma receita deliciosa que vai muito bem como acompanhamento para uma carne, frango ou peixe.Esta receita de couscous é um pouco mais “gorda” e sofisticada e facilmente substitui o arroz da refeição. 
Vejam que prato bonito que ele fica:

Opcional Adicionar:
1 cebola, 2 cenouras e 1 pimentão vermelho cortados em quadradinhos bem pequenos (quanto menor, melhor - depende da paciência do autor)
1/2 xícara de uva passa sem semente
alguma castanha picada (se gostar)
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de hortelã picada.
Acertar sal, azeite e limão a gosto.
Na versão com cardamomo, não usei o limão.
É claro que dá prá fazer variações sobre o mesmo tema e experimentar outros temperos."


 Cuscuz com Frutos Secos

  • Azeite
  • 250 g de cuscuz
  • 1/4  de água a fervida com 1 colher de sopa de azeite
  • 100 g  de uvas-passas brancas e pretas
  • 50 g de amêndoas (laminadas ou não)
  • 50 g de castanha de caju sem sal
  • 50 g de nozes
  • 1 cebola
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Pimenta e
  • 1 colher de café de  sal
Este prato pode ser usado como entrada ou então como acompanhamento de carne ou peixe.
O cuscuz deve ser colocado com sal num recipiente onde vai juntar a água a água quente com azeite. Deve mexer lentamente para os grãos se soltarem e deixar hidratar cerca de 10 minutos. No final, junte duas colheres sopa de manteiga  e vá mexendo com um garfo para ir ficando com o cuscuz solto.
À parte, numa frigideira, junte um pouco de azeite e doure a cebola cortada em pequenos pedacinhos. Acrescente sal e pimenta, juntando todas os frutos secos que tem (as uvas passas, amêndoas, nozes e as castanhas de caju sem sal). A mistura pode ficar muito doce, por isso, vá provando e temperando conforme quiser.
Junte esta mistura dos frutos secos aos cuscuz já hidratado (ou cozido) e mexa bem. O cuscuz rende muito: as 250 g  sugeridas dão para cerca de 4  porções. Decore no final com salsa.
Opcional Adicionar:
1 cebola, 2 cenouras e 1 pimentão vermelho cortados em quadradinhos bem pequenos (quanto menor, melhor - depende da paciência do autor)
1/2 xícara de uva passa sem semente
alguma castanha picada (se gostar)
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de hortelã picada.
Acertar sal, azeite e limão a gosto.
Na versão com cardamomo, não usei o limão.
É claro que dá para  fazer variações sobre o mesmo tema e experimentar outros temperos."


Abaixo outra sugestão de preparo com o mesmo couscous

Couscous com legumes

INGREDIENTES
- 250 g  couscous marroquino
- 1/4 de xícara de chá de caldo de legumes quente (basta ferver 1 minutinho 1 xícara de água com 1 tablete de caldo de legumes )
- 1 embalagem de bacon Sadia em cubos (140g)
- 1 xícara de chá de alho-poró cortado em cubos pequenos
-  1 abobrinha Italiana cortada em cubos pequenos
- 4 azeitonas pretas grandes sem caroço picadas
- 1 xícara de chá de tomate-cereja cortados em quatro
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres de sopa de azeite
Abaixo a embalagem do couscous que usei:

Vamos aos detalhes e passo-a-passo:
MODO DE PREPARO
1. Deixe todos os ingredientes cortados/picados antes de iniciar a preparação.
2. Despeje o couscous marroquinho numa tigela e hidrate-o com o caldo de legumes. Reserve.
3. Em uma frigideira, frite o bacon em sua própria gordura até dourar, junte o alho poro e a abobrinha e refogue por 2 minutos.
4. Junte a azeitona, o tomate, o couscous reservado e a hortelã. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta.
5. No momento de servir, regue com o azeite.
Seu couscous marroquino está pronto e delicioso:

Pesto de Salsinha



Pesto de Salsinha

Esse Pesto fiz para acompanhar um Pernil de cordeiro que fiz e ficou muito bom.Uma ótima opção para acompanhar carnes de porco.


Ingredientes:

1 maço de salsinha lavadas e tirada os talos
150 ml de azeite
1 colher de café de sal
30 g de nozes picadas
1 dente de alho (opcional )

Modo de Fazer:

Em um socador coloque as folhas de salsinha o azeite o sal e soque até ficar bem triturada a salsinha, por último acrescente as nozes e soque mais um pouco coloque em uma molheira e acrescente o restante do azeite.Sirva para acompanhar o cordeiro.

Batatas Coradas com Alecrim e Orégano



As batatas geralmente são fáceis de fazer e possuem muitos atributos saudáveis. Aqui está uma maneira muito rápida de prepará-las.É uma ótima ideia  para acompanhar assados 

Batatas Coradas com Alecrim e Orégano


Ingredientes:

1 K de batata cortadas de comprido e cozidas ao dente
1 colher de sobremesa de orégano 
1 colher de sopa de  alecrim a gosto
sal grosso á gosto 
100 ml de azeite para regar as batatas
Pimenta do reino moída na hora á gosto

Modo de fazer:

Descasque as batatas e corte elas no comprimento coloque para cozinhar, mas não deixe elas ficarem macia, pois vão terminar de cozinhar no forno,Depois de pré cozidas,escorra e  coloque em uma assadeira, acrescente o azeite, orégano, alecrim e o sal grosso á gosto e leve ao forno para assar regando, uma ou duas vezes com o azeite que acumula no fundo da assadeira.O forno de ser em temperatura  média a 200º  por mais ou menos 40 minutos ou até as batatas dourarem. 

Dica: escolha batatas novas e firmes, as douradas são perfeitas para esta receita.

Pernil de Cordeiro assado com Hortelã e Alecrim



Cordeiro de Pernil assado,Molho de  Pesto de salsinha, Batatas coradas com Alecrim e orégano, acompanhado de Couscous Marroquino. 







Essa receita de pernil de Cordeiro assado é uma boa opção para  as festas de fim de ano. Quando bem feitinho, esse prato vai fazer o maior  sucesso. Veja como preparar pernil Cordeiro assado.

Pernil de Cordeiro Assado

Ingredientes:

Pernil de Cordeiro de mais ou menos 2 e 1/2 k.( Pode ser o pernil comprado em rodelas,do dois jeito fica muito bom.Como eu queria fazer para duas pessoas comprei em rodelas 1 k)

Ingredientes da Marinada:

4 dentes de alho bem grandes
1 colher de sopa de louro em pó
2 folhas de louro
1 colher de sobremesa de alecrim
1/2 maço de hortelã
sal a gosto ( mais ou menos 2 colheres de sopa rasa de sal, para 2e 1/2 k)
1 colher de café de cominho em pó
1 garrafa de vinho branco seco



Modo de Fazer:

No liquidificador bata o alho, hortelã,sal,cominho,alecrim,o louro em pó com um pouco de vinho, Feito isso,em um recipiente coloque o pernil e com a ajuda de uma faca fure todo ele, coloque o restante do vinho,as folhas de louro, e passe a mistura do liquidificador em  todo o pernil.Leve o pernil a geladeira para ficar marinando
 de um dia para o outro. Se tiver menos tempo, deixe por 12 horas, virando a carne na metade do tempo. Após esse tempo, coloque todo o conteúdo em uma assadeira forrada com papel alumínio. Cubra o pernil com mais papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, a 180 graus. Lembre-se de virar e regar a carne com o líquido da própria assadeira, para que fique assado por inteiro.Quando sentir que o Cordeiro já está bem macio retire o papel alumínio e deixe dourar.
Sirva com couscous marroquino e o molho de pesto de salsinha e as batatas coradas com alecrim e orégano. 

Batatas Coradas com Alecrim e orégano

Ingredientes:

1 K de batata cortadas de comprido e cozidas ao dente
orégano e alecrim a gosto
sal grosso á gosto 
100 ml de azeite para regar as batatas
Pimenta do reino moída na hora á gosto

Modo de fazer:

Descasque as batatas e corte elas no comprimento coloque para cozinhar, mas não deixe elas ficarem macia, pois vão terminar de cozinhar no forno,Depois de pré cozidas,escorra e  coloque em uma assadeira, acrescente o azeite, orégano, alecrim e o sal grosso á gosto e leve ao forno para assar regando, uma ou duas vezes com o azeite que acumula no fundo da assadeira.O forno de ser em temperatura  média a 200º  por mais ou menos 40 minutos ou até as batatas dourarem. 

Dica: escolha batatas novas e firmes, as douradas são perfeitas para esta receita.

Molho de Hortelã:Opcional
Esse um molho para regar a carne após assada, ideal para 2 quilos de carne. 

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de água
1 maço de hortelã picada
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de chá de sal

Modo de Fazer:

 Para fazer o molho de hortelã, coloque em uma panela o açúcar, a água, o vinagre e o sal, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e adicione a hortelã fresca bem picadinha. Ainda quente, jogue o molho sobre o pernil e sirva.

Molho Pesto de salsinha

Ingredientes:

1 maço de salsinha lavadas e tirada os talos
150 ml de azeite
1 colher de café de sal
30 g de nozes picadas
1 dente de alho (opcional )

Modo de Fazer:

Em um socador coloque as folhas de salsinha o azeite o sal e soque até ficar bem triturada a salsinha, por último acrescente as nozes e soque mais um pouco coloque em uma molheira e acrescente o restante do azeite.Sirva para acompanhar o cordeiro.

Couscous Marroquino


Ingredientes:

250 g de Cousocus
1/4 de água morna 
1 colher de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de cebolinha picada
1/2 pimentão vermelho picado


Modo De Fazer:

Coloque em uma vasilha grande o cuscus, reserve, em uma panela leve a água para ferver com o azeite e o sal, desligue o fogo e coloque a água quente aos poucos sobre o couscous reservado e vá mexendo devagar para soltar, em seguida deixe que os grãos inchem por 5 minutos.Após o couscous já inchado adicione 2 colheres de sopa de manteiga, e mexa mais um pouco.


Na panela refogue o pimentão em um pouco de manteiga e acrescente o couscous em fogo lento, durante alguns minutos, soltando o couscous com ajuda de uma colher. Desligue o fogo e coloque a cebolinha.