Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cuscus Paulista


Para a hora do lanche ou em uma  festa, ou até mesmo como entrada em um coquetel.

Cuscus Paulista

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picado
3 latas de sardinha
1/2 xícara de chá de azeitonas  verdes picada
1/2 embalagem de molho de tomate pronto
1 colher de chá de molho de pimenta
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
2 xícaras de chá de farinha de milho amarela
4 xícara de água
3 tabletes de caldo de legumes
2 pimenta dedo de moça picada opcional
4 ovos cozidos
1 copo de ervilhas frescas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 tomates sem sementes picado
1/2 vidro de palmito

Para Decorar

ovos cozidos
sardinha
Palmito
Tomate ou Pimentão

Modo de fazer:

Em uma panela grande coloque o azeite e refogue a cebolas o alho e depois coloque os pimentões picados, deixe refogar mais um pouco e acrescente  o palmito as sardinhas, azeitonas.Junte o molho de tomate com 4 xícara de água,e o caldo de legumes e cozinhe em fogo médio por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte o molho de pimenta,os ovos e o restante dos ingredientes, deixando um ovo e algumas sardinhas e azeitonas para enfeitar. coloque a salsinha, cebolinha a farinha de milho e mexa bem. Continue mexendo, sem parar para que cozinhe até que comece a soltar do fundo da panela.
Unte a forma ( 24 cm de diâmetro )de furo central com margarina ou azeite, coloque no fundo os ovos os tomates e as folhas de salsinha, despeje a massa do cuscus pressionando bem com um auxilio de uma colher deixe amornar. desenforme e sirva.

Dica: Pode fazer em forminhas de empadinha para servir individual.

Ambrosia

A ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de Minas Gerais e igualmente muito popular no Rio Grande do Sul. Iguaria muito apreciada, é feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. É considerado doce de colher ou doce de compoteira. A sua origem é discutível, sendo citado como sendo tanto de Portugal quanto da Espanha, e no Brasil segue a duvida.....Minas ou Rio Grande do Sul....
Ambrosia, o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal, a quem era vedado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história, que quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.



Está é uma receita que me remete a infância, minha avô que fazia,eu adoro.
Ambrosia e muito fácil de fazer.


Ambrosia

Ingredientes:

1 litro de leite
1/2 kg de açúcar
6 ovos ( para ficar mais amarelinho use ovos de galinha caipira )
1 colher de sopa de caldo de limão
casca de limão
canela em pau
6 cravos da índia

Modo de fazer:

Em uma panela grande coloque o açúcar e o leite mexa e deixe ferver em seguida coloque o pau de canela, o cravo e a casca de limão e deixe no fogo baixo até mudar de cor ( fica meio amarelinho ) mais ou menos uns 30 a 40 minutos. A parte bata os ovos ( se preferir para ficar bem batido use a batedeira ).Quando o leite já tiver mudado de cor junte os ovos batidos mexa e coloque o caldo de limão e continue cozinhando, mexa com a ajuda de um garfo. Cozinhe até secar um pouco, aproximadamente mais ou menos 40 minutos.Quanto mais tempo ficar fervendo melhor fica a calda e a cor da ambrosia.

Dica:  Se quiser  uma cor mais moreninha mude o modo de fazer.Carameliza o açúcar na panela e em seguida acrescente o leite  no açúcar caramelizado  deixe ferver bem até que o leite fique com a cor de caramelo e acrescente os ovos e o caldo de limão.Deixe depois em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.
Quanto menos mexer maior fica a ambrosia

Para acompanhar esse doce o bom é um belo queijo de minas fresco.