Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vinho e Queijo

Você gosta de combinar pratos com um bom vinho?


Não sou nenhuma expert em vinho!Mas este  vinho Dão Meia Encosta, E um vinho que eu indico, por ser leve,com um aroma delicado de cor rubi. Na boca, tem um sabor suave aveludado e persistente.Sem contar o preço! (muito baixo)

Quer começar a entender a harmonização de vinho com comida? Uma das regras mais simples diz para equilibrar a intensidade do sabor do prato com o da bebida.
Para pratos leves, são indicados vinhos também leves. Já para pratos mais pesados, as melhores sugestões são rótulos mais estruturados e potentes. É por isso que se fala que as carnes brancas harmonizam com vinhos brancos e as vermelhas, com tintos.


Queijo do Reino


Por fazer parte da minha infância,resolvi colocar a história desse queijo, que é muito interessante.Meu pai sempre comprava essa lata, na epoca ele trazia de Minas ou comprava no mercadão da Cantareira, hoje em dia na maioria dos supermercados já se encontra.Antes tinhamos que usar abridor para abrir a lata. Meu pai tinha todo um ritual para abrir e cortar esse queijo.Confira a história que e muito interessante.

O queijo-do-reino é uma variedade de queijo semiduro e maturado, que tem a forma arrendondada e a casca avermelhada. A sua forma tradicional de apresentação é a embalagem de lata, geralmente vermelha.

História

No período em que permaneceu no Brasil, a corte portuguesa importava queijos Edam da Holanda, via Portugal. Mais tarde, em 1880, na região da Mantiqueira, em Minas Gerais, produtores brasileiros começaram a produzir um queijo inspirado no Edam para suprir a demanda pelos "queijos dos nobres portugueses". Foi assim que surgiu o queijo-do-reino, que foi portanto o primeiro queijo curado industrializado do Brasil. A origem de seu nome seria em virtude de este ser inicialmente fabricado para consumo dos nobres do Reino de Portugal, que na época estavam estabelecidos no Brasil. Posteriormente, seu consumo se popularizou entre as classes mais abastadas do país e hoje em dia é amplamente consumido, principalmente nas épocas de Natal e de Festas Juninas.
Em Portugal, o conhecido "queijo flamengo", possui a mesma forma arrendondada e casca avermelhada, porém o sabor e a textura são completamente diferentes entre os dois queijos.
A casca avermelhada é o resultado da mistura com o urucum. O uso do urucu é uma prova da utilização de produtos nativos das América pelos holandeses. Os indígenas comercializavam diretamente o urucu com os holandeses


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Farofa com Bacon


Farofa é o acompanhamento perfeito para qualquer receita que tenha molho. No feijão do dia a dia na feijoada e no churrasco a farofa é indispensável.




Farofa com Bacon

Ingredientes:

  • 100g de Bacon corado em cubos
  • 1 colher de sobremesa de oleo
  • 200g farinha de mandioca crua fina
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha de cebolinha picada a gosto
Modo de Fazer:

Em uma frigideira, coloque o oléo, o bacon  para fritar, até que o bacon fique bem douradinho . Junte  a farinha de mandioca e mexa bem até que fique úmida.Coloque sal e a pimenta do reino por último acrescente a salsina e cebolinha.Sirva a seguir

Farofa na manteiga com Uvas Passas e Nozes




Adoro farofa!
Tem prato melhor para acompanhar as famosas carnes,assados ou até mesmo um feijão, como a farofa?

Farofa na manteiga com Uvas Passas e Nozes

Ingredientes:

  • 2 colheres sopa de manteiga com sal
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 200g farinha de mandioca crua fina
  • 50g de uvas passas
  • 50g de nozes picadas
  • sal a gosto
Modo de Fazer:

Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte o azeite coloque a uvas passas e a farinha de mandioca e mexa bem até que fique úmida.Se necessário coloque mais sal e por último acrescente as nozes picadas.Sirva a seguir.
 
dica:
 
Essa Farofa otima para acompanhar assados.

Filé Mignon Suíno Assado Agridoce


Sem muita inspiração sobre que destino dar a uma peça de filé mignon suíno,ou um dia de correria ou de preguiça ou mesmo uma visita inesperada,esse File Mignon Suíno, acompanhado de arroz 7grãos e um bom Puré de Batata é a salvação do mundo!!!






Filé Mignon Suíno Assado Agridoce


Ingredientes:


·
· 1/3 xícara (chá) de vinagre de vinho  branco
· 1/4 xícara (chá) de mel
· 1 colher (sopa) de gengibre ralado
· 4 dentes de alho amassados
· Pimenta do reino
· Sal a gosto
· 700 g de Filé Mignon  Suíno
  2 colheres de sopa de geléia de laranja
  1 colher de sopa de alecrim

Modo de preparo:


Num refratário,ponha o Filé e tempere-a com o vinho,sal, pimenta do reino,gengibre,alecrim e o alho.Deixe marinar na geladeira por 1 hora.Retire da geladeira coloque na assadeira e pincele com o mel misturado com a geléia de laranja, cubra com papel alumino, leve ao forno preaquecido a 180º durante 40 minutos.Durante o cozimento,vá pincelando a mistura do mel com a geléia.Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.

Regras de harmonização com azeite de oliva

Regras de harmonização com azeite de oliva



Há milhares de anos o azeite de oliva é uma valiosa companhia dos alimentos à mesa. Seja no cozimento, no preparo ou na finalização, o óleo extraído da azeitona combina suas principais características às dos ingredientes, realçando o aroma, o sabor e a textura do prato a ser degustado.Para isso, a seleção do tipo de azeite mais apropriado para cada prato é fundamental.

“A harmonização do azeite pode ser considerada ainda mais difícil do que a do vinho. A relação do vinho com a comida é uma degustação alternada. É um acompanhamento para o prato. No caso do azeite, é uma degustação simultânea, já que é parte do mesmo prato”, contextualiza o especialista Paulo Freitas, que realiza eventos de degustações de azeites pela empresa Casa de Marketing.

Já Isaac Azar, proprietário do Paris 6, ressalta também que a harmonização do azeite se faz sempre por complemento (concordância) e não por contraste. “Isso vem da cultura mediterrânea. Na culinária asiática, por outro lado, trabalha-se muito com o contraste: um peixe delicado é servido com shoyo e wasabi. É o estilo oriental de harmonizar”.

Antes de escolher o azeite ideal para harmonizar com o pratos, Isaac relembra as características do azeite extra-virgem. “Por não ser refinado, o azeite, o suco da azeitona, mantém as características da fruta. Ele tem aroma, paladar e tato. No nariz, ele pode variar a intensidade do frutado. Essa característica tem muito a ver com as condições climáticas até o momento da colheita, o chamado terroir. Na boca, a variável é o amargor e, na garganta, o picante, que se intensifica de acordo com a presença de polifenóides, os famosos antioxidantes.”

Cozimento

Quando o azeite é utilizado na preparação de um prato quente, perde um pouco de suas características.  “Mas ele tem uma vantagem importante sobre os óleos refinados: o ‘ponto de fumaça’ mais alto”, explica Isaac, assaggiatore (diplomado pela Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva, na Itália – link) e restaurateur. A maioria dos óleos tem ponto de saturação mais baixo e queimam a 180º. Os azeites de oliva chegam a 220º e, por isso, queimam os alimentos mais lentamente.

Finalização

Paulo Freitas segue a metodologia de harmonização desenvolvida em 2006 pela Universidade de Bologna, Itália, que consiste de quatro regras básicas:

Primeira regra

Alimentos marcados pelo sal (curados), por aromas fortes (peixes, queijos, cogumelos e crustáceos) e por especiarias deveriam ser preparados e finalizados com um azeite frutado, sendo que o frutado do azeite deve ser proporcional à intensidade do próprio alimento. Ou seja, quanto mais curado, mais aromático ou mais carregado de especiarias for a comida, mais frutado deve ser o azeite utilizado. Quando o sal, o aroma ou as especiarias forem de razoavelmente perceptíveis a muito perceptíveis, pode-se utilizar azeites com uma nota picante, que produzam uma sensação de queima na garganta. Já os alimentos em que o sal, os aromas e as especiarias forem sutis podem ser facilmente obscurecidos por um azeite com notas picantes.

Segunda regra

Alimentos marcados pelo sabor amargo devem ser equilibrados com azeites verdes, ou seja, jovens, frescos e frutados, que normalmente vêm acompanhados de características picantes. Exemplos de alimentos amargos: fígado, alcachofra, radicchio, berinjela e costeletas de porco grelhada. O amargo que vai do razoavelmente perceptível ao muito perceptível suporta também um azeite amargo, obtido de azeitonas verdes ou em processo de mudança de cor. É uma regra de concordância. “Um  pizza de escarola combina bem com um azeite mais intenso”, diz Paulo. Entrentanto, o amargo sutil de uma alface não admite amargor no azeite; ao contrário, ela pede o atributo doce de um azeite suave.

Terceira Regra
Alimentos doces (massas, crustáceos, sobremesas, entre outros) e gordurosos (queijos, carnes etc) devem ser harmonizados com azeite também com notas doces, maduro. Portanto, um azeite mais suave.

“As três primeiras são regras de concordância, ou seja, procura-se no azeite o mesmo atributo dominante no prato. E o princípio da proporcionalidade é válido para os três casos: quanto mais forte for o atributo no alimento mais forte deverá sê-lo no azeite também”, lembra Paulo Freitas.

Quarta Regra
A única harmonização com base na discordância é válida para alimentos ácidos (laticínios, tomates, vinagres e cítricos). Deve-se balancear o sabor ácido de uma preparação à percepção de doce do azeite.

Intensos x delicados

Paris 6 - Saumon à HollandaiseIsaac Azar reforça a ideia que os azeites intensos, que são a maioria dos disponíveis no mercado, provenientes principalmente da região entre o sul da Espanha e o sul da Itália (de maior produtividade no mundo), combinam com pratos mais intensos também, como saladas verdes, com folhas mais amargas, cebola, pimentão, tomate, ervas.

“Os azeites mais delicados, por sua vez, têm maior cremosidade do que força. São menos picantes e amargos, mas experimentamos com eles uma sensação de maior densidade, apesar de ela ser a mesma. Esse azeite é ideal para pratos que pedem cremosidade, como um risoto de parmesão. Ele é bem mais raro e é produzido em regiões mais setentrionais da Europa: no norte da Itália ou no sul da França, por exemplo”, afirma o especialista.

No Brasil, a rede de supermercados Pão de Açúcar comercializa um dos poucos azeites realmente delicados do mercado brasileiro, o italiano Cremonini Riveira de Ligure, com denominação de origem protegida. “Um chef aqui do Paris 6 estava fazendo um prato com salmão (foto) e veio comentar comigo que o azeite que ele estava usando para finalizar estava matando o sabor do peixe. Propus que ele colocasse esse azeite mais delicado e o prato mudou completamente, ficou muito melhor”, exemplifica Isaac.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Baguete de Bauru


 
 
 
Baguete de Bauru

Ingredientes:

1 copo de água
1 colher sopa de manteiga
1 ¹/² colher de chá de sal
1 colher sopa de leite em pó
2 colheres sopa de açucar
3 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
gergelim  para decorar

Ingredientes do Recheio:

300g de mussarela fatiada
300g de presunto ralado
2 tomates sem semente picado
orégano a gosto

Modo de Fazer:

Adicione todos os ingrediente na ordem acima,(colocar só dois copos de farinha de trigo ) misture e vá acrescentando o restante da farinha, sove a massa até ficar homogênea e lisa, se precisar coloque mais farinha de trigo.Se tiver panificadora, coloque na mesma ordem e bata no ciclo massa.
Deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume, abra a massa em formato de retangulo coloque o recheio, enrole como rocambole, e com um pincel passe a gema na beirada, e por cima do pão. Salpique gergelim, com ajuda de uma faca faça 3 corte superficiais.Leve ao forno pré aquecido a 200º por 30 minutos ou até dourar.




Pão de Hambúrgue Caseiro

Já passei para vocês a receita de Hambúrgue, agora aprenda a fazer seu proprio pão.
 
 
 
 
Pão de Hambúrgue
 
 
 
 
 
Ingredientes:
 
Massa:
2 ovos
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de manteiga
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 1/2 colher de (chá)  sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3  xícaras (chá) de farinha de trigo
 
Modo de Fazer:
 Coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha, em uma vasilha e misture muito bem. Acrescente a farinha aos poucos mexendo até que fique uma massa homogênea, enxuta e lisa.Sove bastante.Se tiver panificadora coloque para misturar por 30min. Cubra com um pano e deixe fermentar por 1 hora. Faça bolinhas do tamanho da metade de um pão de hambúrguer e deixe crescer novamente para terminar de fermentar por mais 30 minutos.Leve em forma untada e polvilhada com farinha de trigo.  Se preferir, polvilhe o gergelim nos pãezinhos antes de levar  ao forno.Leve ao forno  quente (180º) por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem dourado. Tire do forno e utilize quando esfriar.Mais ou menos 10 pãezinhos.


COM ESTA MESMA RECEITA PODE FAZER UMA BAQUETE DE BAURU



 
 

Hambúrgue de Picanha Caseiro




 

 
Chega de comprar hambúrgue industrializado, faça você mesmo seu proprio Hambúrgue.Eu já fazia Hambúrgue em casa a muito tempo, mas este de Picanha ficou maravilhoso.
Faça está receita e depois deixe seu depoimento.

 
 
 
 
Hambúrgue de Picanha
 
Ingredientes:
 
 
Ingredientes:
500 g de picanha moida com a gordura 2 vezes
1 dente de alho picado 
2 colheres (sopa) de  cebolinha picada
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de pão (Rosca)
Sal e pimenta do reino

Modo de Fazer:

Em uma vasilha misture, a picanha moida,o alho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, coloque o ovo e a farinha de rosca, misture tudo ate ficar uma mistura homogenea regule o sal
Divida a massa em 4 bolas e modele o hambúrguer com as mãos. coloque a geladeira por 10 minutos.
Coloque para grelhar ao ponto.
Quando estiver quase pronto, cubra com fatias de queijo prato e espere derreter. Retire e sirva no pão de hambúrguer.
Rende 4 unidade

(Pode ser congelado, em unidades separadas dura cerca de 30 dias no congelador)

Costumo fazer e depois congelo, quanto quero já tenho pronto.

Dicas de recheio para seu lanche
Salada Manjericão - Ingredientes:
16 folhas de Rúcula
8 unidades de queijo prato
4 rodelas de tomate fresco
 folhas de Manjericão

Molho Vinagrete - Ingredientes:1 tomate (picado em cubos pequenos)
1 cebola pequena(picado em cubos pequenos)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta a gosto
orégano a gosto
 


Modo de Preparo do Molho Vinagrete:
Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture. Em seguida leve á geladeira antes de servir.









Enroladinho de Abobrinha

Esta e uma ótima receita para acompanhar uma carne grelhada, ou até mesmo para quem e vegetariano.Muito de fácil de fazer e o resultado final ótímo.
 
 
 
 
 
Enroladinho de Abobrinha
 
 
 







Ingredientes:


2 abobrinhas media fatias com cortador fino
200g de mussarela ralada
100g de requeijão tipo catupiry
50g de nozes picada
50g de uva passas

Modo de Fazer:

Coloque água em uma panela para ferver. Assim que levantar a fervura, adicione as fatias de abobrinha, quando começar a ferver conte 5minutos,desligue o fogo  escorra e faça um choque térmico.(em uma vasilha com água e gelo,  coloque as fatias abobrinhas deixe elas mergulhadas até esfriar.) Segue as fatias com um pano limpo ou toalha de papel.

Modo de Fazer o Recheio:


Em uma vasilha coloque a mussarela,requeijão, nozes e as uvas passas, misture tudo até ficar uma massa homogênea.
Em cada fatia coloque o recheio e enrole como rocambole e feche com palito.Leve ao microondas por 2minutos ou até o recheio derreter.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Kibe Cru

O kibe cru é uma iguaria da cozinha árabe.Não podia deixar de fora essa receita Árabe, deliciosa.

Kibe Cru


Ingredientes

1 kg de patinho bem limpo (moer duas vezes)

1 ½ xícara de trigo fino

½ colher de café de pimenta síria

Sal e pimenta-do-reino ou cominho

Hortelã,

cebolinha,

Azeite a gosto

Pão Sírio


Modo de Fazer

 Deixar de molho por 15 minutos. Escorrer e espremer com as mãos, para retirar toda a água. Em um vasilha coloque carne moída, o trigo, pimenta síria, sal e pimenta-do-reino, coloque um pouco de azeite nessa mistura.É necessário misturar e remisturar muitas vezes, para que a massa fique homogênea.  Acertar o  tempero, modele dando um formato de kibe (em fôrma de losango), alternando traços na superfície com a ajuda de uma faca (como uma fôrma decorativa);
Regue com azeite de oliva e sirva-o decorado com cebolas cortadas no sentido longitudinal e folhas de hortelã, cebolinha.O kibe pronto deve ficar na geladeira, por cerca de 1 hora, antes de ser servido.

Sirva dentro de um pão sírio, formando um envelope.

Azeite aromátizado

Azeite Aromátizado


Modo de Fazer

Para se fazer um azeite aromático em casa, siga a dica    "Uma maneira interessante é infusionar o azeite com diferentes ingredientes para que acontece a liberação de aromas. Basta aquecer o azeite a 80°C (não mais que isso) e acrescentar o ingrediente que achar mais interessante. Pode ser um dente de alho, essência de pimenta, manjericão, alguma erva, casca de limão, folhas diversas, flores como a lavanda, entre outras coisas. Após fazer a infusão, reserve o azeite tampado por um período superior a 24 horas".

Curiosidade


O azeite de oliva é um dos mais antigos produtos feito pelo homem. Há referências a ele em relevos, pinturas, ânforas e murais do Egito Antigo, Grécia Clássica e Roma Imperial. Há milhares de anos, o produto que possivelmente surgiu como combustível para lamparinas e como substância medicinal (isolante térmico para o corpo, hidratante etc) vem sendo utilizado também na alimentação.

A palavra azeite provém do árabe “Az-zait”, que significa sumo de azeitona. O óleo que provém das azeitonas, frutos da oliveira, é obtido por meio de um processo mecânico. O produto desse processo é o azeite virgem, que, após filtragem, já está pronto para o consumo.

Os azeites extra virgem são, em geral, multivarietais, o que quer dizer que eles são produto de uma coupage (mistura) de azeites procedentes de diversas azeitonas, com diferentes tempos de maturação e acidez, entre outras variávies. “É esse blend que vai determinar se o azeite será mais adocicado, amargo ou picante”, cada país tem seus tipos de azeitona mais predominantes. Na Espanha, por exemplo, a variedade de azeitona Picual representa cerca de 50% da produção, em Portugal, a mais difundida é a Galega e, na Argentina, a Arauco é a mais típica.

Dicas de como comprar azeite de oliva

Dicas de como comprar azeite de Oliva


Quando chegamos à seção reservada aos azeites e estamos com o produto na mão, devemos observar os seguintes indicativos de qualidade:

Acidez do produto

Produtos com até 0,8% de acidez classificam o azeite como extra virgem, que é o tipo de azeite que tem mais bem preservadas as suas qualidades de aroma e sabor. A acidez é um parâmetro que indica que durante todas as etapas de processamento (do estágio de maturidade do fruto ao processamento e envase) foram realizados procedimentos adequados.

“Existe no Brasil uma mistificação com relação à acidez. Não necessariamente produtos com a acidez menor - por exemplo 0,2% - são melhores do que produtos com acidez maior, como 0,7%. A acidez está relacionada ao teor de ácidos graxos livres e não ao pH do produto, e ela só pode ser identificada por meio de análise química. Nem mesmo uma pessoa treinada é capaz de perceber a acidez do produto. Não é como acontece com uma laranja, por exemplo”, afirma Paulo.

Azeites com acidez acima de 2% não são adequados para o consumo, já que são submetidos a um processo de refino, que envolve processos químicos. A esse azeite refinado pode ser adicionada uma pequena quantidade de extra virgem para repor o aroma e sabor que são retirados no processo de refino. Esse processo dá origem ao produto denominado comercialmente como “azeite de oliva” ou “azeite tradicional”. Existe ainda uma categoria intermediária, denominada “virgem extra” ou “virgem”, entre 0,8% e 2% de acidez, que não é comercializada no Brasil.

Garrafas de vidro de azeite de olivaData de validade

Quanto mais novo é o azeite, melhor ele mantém preservados o sabor e o aroma. O prazo de validade do azeite varia de um a três anos, dependendo do fabricante.

“Diferentemente do que acontece no caso de alguns vinhos, não existe o processo de envelhecimento para conseguir uma melhor qualidade do azeite. O óleo velho tende a perder suas características. Por isso, quanto mais próximo se consome o azeite da data em que foi engarrafado, melhor”, lembra o especialista.

Embalagem

As que melhor preservam a qualidade do azeite são os frascos de vidro escuro, seguidos das embalagens de lata. Os principais fatores que provocam alterações no azeite são a luz, o calor e o oxigênio.

Informação sobre as características do envase
Nos rótulos de azeite, normalmente há indicações se o produto é somente distribuído ou envasado, ou se foi produzido e envasado pela empresa/marca. 

“Ter sido produzido e envasado pelo produtor, no país de origem da marca, é um indicativo de que o azeite pode apresentar uma qualidade maior. O que acontece em muitos casos é que o azeite é exportado a granel da Espanha para a Itália ou para Portugal, por exemplo, e você pensa que o produto é italiano ou português, quando na verdade ele foi somente engarrafado nesses países. Isso não quer dizer que o azeite seja bom ou ruim, mas é algo a se observar”, recomenda Paulo, que realiza eventos de degustação de azeites junto a empresas.

No rótulo, muitas vezes encontramos expressões como “primeira prensagem” e “prensado a frio”. Paulo explica que todo azeite extra virgem é fruto da primeira prensagem, em que a pasta de azeitona é espremida e dela extraída o azeite. Alguns produtores fazem um leve aquecimento para aumentar a produtividade (no caso, principalmente, de países frios), mas isso não interfere na qualidade do azeite. “Se o aquecimento for exagerado, o azeite oxida e passa a não ser de boa qualidade. Ou seja, além de ser imperceptível ao paladar, o prensado a frio não melhora as características do produto”.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estrogonof de Frango

Já publiquei recentemente estrogonofe de carne, mas resolvi postar também a receita de estrogonofe de frango.


Estrogonofe de Frango



Ingredientes:


  • 4 colheres (sopa) de oléo
  • 1 quilo de filé de frango cortado em cubos pequenos
  • 2 cebolas picadas
  • meia colher (sopa) de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • meia xícara (chá) de conhaque
  • 200 g de champignons em conserva fatiados
  • 1 caixa de polpa de tomate
  • 2 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher de (sopa) de molho inglês
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo
Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) de oléo, e doure o frango, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. Reserve o frango, coloque na frigideira o oléo

restante e refogue a cebola. Junte o frango, tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente o catchup, a mostarda e o molho inglês.
Misture bem,coloque a polpa de tomate, experimente o sal, se necessário coloque mais um pouco. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o Creme de Leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz


Sira com arroz branco e batata palha















Paella Valenciana



Essa Paella fiz na praia com ajuda da minha amiga Rute.E  foi feita para 12 pessoas  na Praia Grande.
Essa Paella fiz completa e ficou uma delicia!





Essa Paella fiz para 4 pessoas. Inclusive, foi para comemorar o aniversário da minha mãe.
nessa versão não usei o mexilhão com casca, nem a lagostin.
Ingredientes



  • Pimentão vermelho cortado em tiras
  • Pimentão verde cortado em tiras
  • Pimentão amarelo cortado em tiras
  • 750g de arroz
  • 5 copos de agua morna
  • 500g de vagens cozidas em água e sal
  • 2 cabeças de alho
  • 500g de ervilhas frescas
  • 3 kg de Robalo cortado em cubos grandes e temperado
  • 1 pacote de açafrão
  • 3 pacotes de condimento para paella
  • 300g de marisco com casca
  • 1  polvo grande cozido em pedaços
  • 1 kg de lula escaldada em rodelas
  • 2 kg de camarão médio sem casca
  • 300g de mariscos escaldados sem casca
  • 12 camarões grandes escaldados com casca
  • 12 lagostin
  • Sal e pimenta
  • Azeite
  • coentro e cebolinha



  • Modo de preparo



    Coloque o azeite e o alho em uma panela para Paella e deixe dourar.
    Em seguida, retire os dentes de alho.
    Acrescente o pimentão e frite até que ele amoleça.Reserve
    Coloque na panela  as cebola deixe refogar acrescente o arroz, o açafrão e o tempero de condimentos.
    Adicione a água e misture.
    Quando começar a ferver, coloque o peixe já temperado, a vagem , a ervilha e os pimentões.Deixe ferver novamente quando estiver quase seco, coloque as lulas, os marisco,camarões e o polvo. Somente depois que desligar o fogo, adicionar a salsinha e a cebolinha verde picadas. Decorar o prato com camarões grandes pré-cozidos com casca, lagostin e os  mexilhões com casca. polvo, salsinha, cebolinha. e os pimentões em tiras.
    Desligue o fogo e cubra o tacho com papel-alumínio.
    Deixe descansar por uns 10 min.


    Modo de Fazer os frutos do mar

    A parte afervente em água temperada a lula por 3 min, mariscos os camarões graudos para enfeitar.
    O polvo coloque na panela de pressão temperado sem água para cozinhar, espere levantar fervura e deixe 20min.Bom apetite!

    Enfeite com os camarões grandes pré-cozidos com casca e com as tiras de pimentão.
    Desligue o fogo e cubra o tacho com papel-alumínio.
    Deixe descansar por uns 10 min

    Dica:
    um bom lugar para comprar a panela,Rua Paula Souza,395, Soraia Presentes
    Para comprar Peixe e Frutos do Mar, melhor lugar: Mercadão da Cantareira

    Manjar Rápido de Coco

    Esse Manjar e uma sobremesa bem rápida de fazer em 1 hora está pronta.



                                                              Manjar Rápido de Coco


    1 lata de leite condensado
    1 vidro de leite de coco
    1 lata de creme de leite
    50g de coco ralada
    1 pacote de gelatina sem sabor
    50ml de agua para hidratar a gelatina


    Ingredientes para calda de ameixa

    100g de ameixas seca sem caroço
    1 xicara de chá açucar
    2 xicaras de cha de água


    Modo de fazer a Calda

      Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para caramelizar.Em seguida, acrescente a água e as ameixas e deixe ferver por 20 minutos ou até formar uma calda. Espere esfriar.Desenforme o manjar já frio e cubra com a calda, também fria
    Modo de fazer o Manjar
    Bata no liquidificador o leite condensado,leite de coco,leite e o coco ralado.A parte coloque a gelatina na água para hidratar e leve ao microondas por 20segundos, mexa e coloque na mistura do liquidificador. Bata mais um pouco e coloque em um forma de pudim, leve a geladeira por uma hora.Desenforme e coloque a calda.